Pingo Doce

Pingo Doce - Covid-19: distanciamento físico nas caixas é inexistente

Marta Dias
Marta Dias apresentou a reclamação
2 de abril 2020
Assisti hoje a uma situação no Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa, que vai contra tudo o que tem sido dito e aconselhado sobre o distanciamento social/físico entre as pessoas.

Quando fui pagar as minhas compras, as caixas que estavam abertas eram todas de seguida, ou seja, não havia caixas alternadas/intervaladas.

Imaginemos, as caixas nº 1, 2, 3 e 4 eram as que estavam abertas. Obrigava isto a que as filas das ditas caixas afunilassem pelos corredores afora, com duas filas num mesmo corredor, ou seja, num mesmo corredor, coexistiam a fila da caixa nº1 e a fila da caixa nº2 (exemplo). Eu até podia estar a 2m de distância da pessoa à minha frente e da pessoa atrás de mim. Mas estava a uns meros 50cm (se tanto!) das pessoas que estavam na fila ao lado.

Repito: duas filas afunilaram e confinaram as pessoas num corredor estreito, indo contra todas as directrizes de distanciamento social!

Mais: ao chegar à caixa para pagar, tenho uma vitrina entre mim e o funcionário da minha caixa. Tudo bem. Mas como a caixa de trás está também em funcionamento, nas minhas costas tenho a respectiva funcionária - sem qualquer separação física e sem qualquer distanciamento de segurança. Portanto, os próprios funcionários do hipermercado estão a ser lesados e não estão protegidos!

Quando falei com a senhora que estava, segundo ela, a gerir a frente de loja, alertei para a vergonha daquele cenário, que não protege nem clientes, nem funcionários, e sugeri que, se calhar, deviam abrir caixas alternadas, à semelhança do que fazem outros supermercados, como o Lidl ou o Continente.

Tão simples quanto abrir as caixas 1, 4 e 7, ao invés das caixas 1, 2 e 3. A resposta que obtive foi que quando sai um operador de caixa e entra outro, o sistema coiso e blá, blá, blá.

Como????

Estamos todos confinados em casa para quê afinal?? A Jerónimo Martins tem o DEVER MORAL, CÍVICO e LEGAL de precaver este tipo de situações!!

Isto é um verdadeiro ATENTADO À SAÚDE PÚBLICA! Vivemos uma situação de pandemia à escala global! Morreram 13.900 pessoas em Itália! Morreram mais de 10 mil pessoas em Espanha!!

Andamos a brincar???

Mais grave: estavam dois polícias a assistir a esta situação e que nada fizeram.

Dizer que isto é uma vergonha, é pouco. Espero que esta situação seja resolvida NO IMEDIATO.

É uma questão de SAÚDE PÚBLICA!
Data de ocorrência: 2 de abril 2020
Pingo Doce
3 de abril 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Marta Dias,

Esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através da nossa Linha Cliente 808 20 45 45 ou 212 410 874, disponível 24 horas.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce