Pingo Doce
84.5

Pingo Doce - Inutilização do cartão Poupa Mais Universitário

Mariana Magalhães apresentou a reclamação
21 de janeiro 2020
No dia 12 ou 13 de dezembro de 2019 (há mais de um mês, portanto), entrei em contacto com o vosso suporte, a partir do número 808204545, com o intuito de esclarecer uma questão relacionada com o meu cartão Poupa Mais Universitário. Esse assunto prendia-se com o facto de me ter apercebido que andava a realizar compras no Pingo Doce, apresentando, como normalmente, o meu cartão Poupa Mais Universitário, e não me estar a ser creditado o devido valor em combustível BP. Expliquei que nos talões de compra, há já algum tempo, estava impressa a informação “Cartão Inválido” - algo de que só me apercebi nesse dia, mas que já me tinha feito perder algum valor em combustível nessa e noutras compras anteriores.

Aquando da chamada ao suporte, e após algum tempo em espera, foi-me informado que o Cartão Poupa Mais Universitário estava descontinuado, daí a informação impressa nos meus talões. Contestei, justificando que nunca fui informada sobre essa descontinuidade e que, no mínimo, seria expectável um aviso prévio ao cliente. Isso possibilitar-me-ia ter feito um novo cartão Poupa Mais; consequentemente, não iria usar o meu cartão em vão, quando julgava estar a usufruir das vantagens de que dispunha; por último, iria ter tempo de gastar o saldo de que já dispunha na BP. Face ao exposto, e sempre com muita simpatia e educação, foi-me dada toda a razão e foi-me garantido que iria receber um contacto para esclarecer melhor toda esta situação - o que nunca aconteceu.

Mais tarde, ainda inconformada, já após ter desligado a chamada, constatei através do website “https://www.poupamaisuniversitario.pt” a seguinte mensagem: “Shiu... não espalhes já! Está a chegar o novo site do cartão Poupa Mais Universitário. Estamos a estudar os melhores descontos e vantagens exclusivas para ti. Novidades em breve”. Ora, gostaria de questionar em que medida esta mensagem indicia que o Cartão Poupa Mais Universitário será descontinuado…(?) Pelo contrário, dá a ideia ao cliente que não só não será descontinuado, como ainda irão dar mais vantagens aos seus portadores!

Já por 2 vezes contactei o apoio ao cliente através do formulário disponível no site do pingo doce: a primeira vez a expor esta situação; a segunda vez, a reiterar um pedido de resposta. Uma vez mais, não obtive qualquer resposta.

Hoje, dia 21 de janeiro de 2020, cansada de esperar por uma resposta escrita, contactei a linha de apoio (808500068). Não fui atendida, uma vez que alertam que a linha foi atualizada para o 808200068. No entanto, ridiculamente, cobraram-me a chamada! Ao tentar entrar em contacto através da nova linha, estive perto de 15 minutos para ser atendida, optando por desligar, pois ninguém atendia. Uma vez mais, foi-me cobrada a chamada! Ao todo gastei perto de 0.5€ em comunicações sem resposta. Ainda que um valor irrisório, não deixa de ser vergonhoso!

De salientar que já tentei fazer um novo registo no programa "Poupa Mais" (não universitário), o qual não é aceite por já ter outra conta (universitária) associada aos meus dados - a qual foi inativa.
De salientar também que continuo a receber comunicações por email, em que são mencionados os pontos de que disponho no cartão, mas dos quais não posso usufruir, uma vez que "descontinuaram" o cartão.

Assim, desta forma, peço FINALMENTE um esclarecimento quanto à futura utilização do meu cartão Poupa Mais Universitário. Peço ainda que me esclareçam se, face à mensagem que consta no Vosso website, me irá ser atribuído um novo cartão com novas vantagens, visto AINDA ser estudante universitária.
Gostaria, por último, de mostrar o meu enorme desagrado e insatisfação com a Vossa desconsideração pelo cliente, quer no que respeita à falta de aviso acerca da (eventual) descontinuidade do cartão Poupa Mais Universitário, como pela falta de esclarecimentos/comunicação que era suposto ter existido após todos os meus contactos (formulários e chamadas telefónicas) e que nunca existiu.

Lamentando todo o sucedido, subscrevo-me,
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2020
Pingo Doce
21 de janeiro 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Mariana Magalhães,

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce
14 de fevereiro 2020
Fui há pouco contactada pelo departamento responsável pelo Poupa Mais.

A todos os interessados, uma vez que não há comunicado oficial, deixo a informação que me foi dada: o cartão Poupa Mais Universitário foi realmente descontinuado, mantendo-se em funcionamento apenas os cartões cuja validade ainda não tenha expirado. Esta validade é de 3 anos a contar da data da emissão do cartão. De momento não há mais emissões/renovações deste cartão.
Mariana Magalhães avaliou a marca
14 de fevereiro 2020

Ainda que demorem a dar uma resposta, acabam por esclarecer toda a situação.