Pingo Doce
Pingo Doce Marca Recomendada Marca do Mês
84.6

Pingo Doce - Invenção de norma ridícula

Utilizador apresentou a reclamação
1 de agosto 2017 (editada a 3 de agosto 2017)

Ao comprar, no passado domingo, dia 30/07/2017, algumas coisas no Pingo Doce da António Enes, em Queluz, fui desagradavelmente surpreendido por me terem cobrado tomate rama (na altura em promoção) ao preço do tomate redondo (na altura a um preço bem superior). Tendo-me dirigido à operadora de caixa que me atendeu, Vanda Santos, alguém que tem sempre cara de caso, de antipática e mal-disposta, respondeu-me que não podia corrigir o erro porque não tinha havido erro algum, já que o Pingo Doce da António Enes tinha agora uma nova norma: todo o tomate que passasse nas caixas sem rama (eu tinha-a removido, como tenho feito a vida toda, a rama não me interessa) seria sempre cobrado como se de tomate redondo se tratasse. Era uma norma, nada a fazer. Conforme lhe disse, a dita norma, se existisse (coisa em que não acredito, pois não tem pés nem cabeça), seria ridícula, absurda, surrealista. Como então lhe expliquei, o tomate rama, primeiro, costuma ser bem mais caro que o tomate redondo (nesse dia é que não, já que estava em promoção), logo, seria absurdo o supermercado perder dinheiro ao cobrar aos clientes o tomate rama ao preço do tomate redondo (repito, normalmente de preço muito inferior) só por não ter a bendita rama, depois, boa parte do tomate rama, por questões relacionadas com o seu manuseamento (transporte, carregamento, descarregamento, colocação manual no expositor do supermercado) acaba por perder a dita rama. Conclusão: só se o Pingo Doce da António Enes, em Queluz, fosse gerido por gente louca, por doidos de amarrar, é que alguém se iria lembrar de uma regra tão estúpida, idiota, absurda, surrealista. Mas, não querendo perder a face e tendo (como teve, disso não duvido) uma enorme preguiça em fazer as necessárias correcções para poder mudar, na factura, o tomate redondo para tomate rama, teimou, obstinou-se na suposta regra para continuar a dizer que não, que não podia fazer isso. Além do mais, note-se, a senhora Vanda Santos portou-se de uma forma extremamente incorrecta, malcriada mesmo, enfim, totalmente inadmissível. A questão que quero colocar é, portanto, esta e só esta: por absurdo que seja (e é), será que a dita regra existe, que todo o tomate rama, desde que lhe falte a sacrossanta rama, que passe pelas caixas tem de ser cobrado como se de tomate redondo se tratasse?... A não ser verdade (como deverá naturalmente ser o caso), exijo que a dita senhora Vanda Santos se retrate da mentira inventada e peça desculpa pelo modo inqualificável como falou comigo. E é tudo.

Data de ocorrência: 1 de agosto 2017
Pingo Doce
Estimado(a) Cliente,

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce
1 de agosto 2017
Lamento, mas isso não é resposta. É responder não respondendo, é mera formalidade, nada mais. Desejo, e espero, uma resposta concreta ao problema concreto, de mau, de péssimo atendimento, por entre má educação e aldrabice, por mim apresentado. Com os meus melhores cumprimentos
1 de agosto 2017
Já comentei. Acabei de dizer que lamento, mas isso não é resposta. Aquilo que dizem na vossa suposta resposta é responder não respondendo, é falar para não dizer nada, é mera formalidade, nada mais. Eu desejo, mereço e espero, isso sim, uma resposta concreta ao caso concreto que apresentei, no tocante à má-educação da funcionária Vania Santos, do Pingo Doce de Queluz, Av, António Enes, à sua preguiça em corrigir um erro, à absurda invenção de uma norma ridícula, numa palavra, ao mau atendimento de que fui alvo no passado domingo, dia 30/7/2017, por volta das 19H. E é tudo. Com os meus melhores cumprimentos
2 de agosto 2017
Apesar de aparecer a indicação "resolvida", isso é uma aldrabice, a reclamação está longe de estar resolvida. Continuo a aguardar uma resposta digna desse nome. Se tal não acontecer, haverá consequências, designadamente a intervenção da DECO. E, ao fim e ao cabo, eu só pretendo o reconhecimento da minha razão, de que fui tratado com o mais total desrespeito e má educação, de que a norma invocada pela funcionária Vanda Santos não existe, de tão ridícula que é, de tão louca e peregrina (tanto quanto sei, o Trump ainda não manda no Pingo Doce...) e, por conseguinte, a apresentação formal de desculpas por parte do Pingo Doce e da funcionária em causa. Ao fim e ao cabo, o Pingo Doce não existiria sem os seus clientes, logo, tratá-los com a indispensável correcção é da mais elementar boa política comercial. E ponto final. O estado actual da minha reclamação é, pois, "não resolvida", "em espera", "a aguardar resposta".
4 de agosto 2017
Desejo apenas informar que agora, agora sim, considero a reclamação resolvida de forma satisfatória. Com os melhores cumprimentos

Utilizador avaliou a marca
3 de agosto 2017

Continuo à espera de uma resposta, já que o Pingo Doce propagandeia aos quatro ventos a sua política de bom atendimento, respeito pelo cliente, simpatia e rápida resolução de quaisquer problemas que o cliente possa ter. Ao que tudo indica, isso é apenas fogo de vista, palavras ôcas, quando colocado perante um problema concreto o Pingo Doce assobia para o lado, faz de conta que não é nada consigo. Assim, informo que vou continuar à espera de uma resolução a contento e não vou desistir, disso podem estar certos, muito pelo contrário, irei até às últimas consequências.

Então você leva Tomate em Rama mas tira-lhe a rama porquê? Para pagar menos? Para tirar vantagem em relação aos outros clientes que pagam a rama?É que se leva esse tomate também tem que pagar a rama, ou também tira os caroços dos pêssegos para pagar menos só porque não os come?Acho que a senhora da caixa fez muito bem, vivemos num país de chicos espertos e o chico espertismo tem de começar a ser "punido" para que aprendam a ser gente.
O senhor concerteza deve ser daqueles que acha que está acima da lei e não cede a sua vez a uma grávida ou uma mãe com uma criança de colo..

1 de agosto 2017

Meu caro Nelson Lopes, das duas uma: ou é cego, ou não leu aquilo que eu escrevi. O tomate redondo estava mais caro que o tomate rama, não era o contrário, logo, não lhe tirei a rama para pagar menos, tirei a rama, como, aliás, sempre fiz, porque a dita rama não me interessa, não a como. A senhora da caixa enganou-se, não quis reconhecer isso mesmo e, por causa dessa sua preguiça, é que inventou uma norma ridícula. Bom, se quiser, leia com atenção o que escrevi, não vou voltar a repetir aquilo que já disse. É que antes de acusarmos alguém seja do que fôr convém sabermos do que estamos a falar. Quanto às suas torpes insinuações no tocante ao meu civismo ou falta dele, desceu tão baixo que prefiro não comentar. Um bom dia para si.

Caro Emanuel, eu entendi bem que o outro tomate estava mais caro, mas continuo a dizer-lhe, se compra tomate com rama, ele é vendido com rama!!
Vá a uma mercearia ver se o leva sem rama e logo lhe respondem!
Independentemente do erro da pessoa da caixa a verdade é que a rama não é suposto ser removida, até porque ao ser feito deixa de ser tomate com rama, e pelo que sei não existe o produto tomate sem rama, é isso apenas.
Enquando consumidor sinto-me defraudado por saber que pago mesmo a rama que não consumo ao passo que outras pessoas só porque "não lhes interessa" o retiram, logo é normal que eu afirme o que afirmei!
Portanto se quer o tomate sem rama, compra o redondo, resolvido.

3 de agosto 2017

Meu caro Sr. Nelson Lopes, creio já ter sido bem claro. Basta ler aquilo que escrevi, ponto final. De resto, e a concluir, cumpre-me informá-lo (por mera cortesia, obviamente) que o Departamento de Reclamações do Pingo Doce já me telefonou (ontem mesmo) reconhecendo, naturalmente, toda a razão que me assiste e que o Serviço de Apoio ao Cliente também já me telefonou (hoje mesmo) reiterando essa mesma razão e informando-me de que o Pingo Doce em causa (Pingo Doce de Queluz, Av. António Enes) já tinha sido abordado no sentido de que a gerente do dito Pingo Doce tivesse o cuidado de informar as suas funcionárias sobre qual a forma correcta, em termos de atendimento, de lidar com quaisquer problemas que os clientes pudessem colocar. De resto, e como eu já sabia, a norma ridícula que a funcionária Vanda Santos invocou, a fim de justificar a sua teimosia em não querer corrigir o erro cometido, não existe, nunca existiu, nunca irá alguma vez existir. Portanto, eu tinha, eu sempre tive razão, e as suas diatribes argumentativas, meu caro Sr. Nelson Lopes, foram falar para não estar calado, nada mais. De resto, permita-me referir que já comprei tomate rama sem rama (porque entretanto lha retirei) em muitas e variadas lojas e nunca, mas nunca por nunca, alguém me levantou quaisquer problemas. Francamente, não sei que lojas é que o Sr. frequenta, mas isso, obviamente, não é assunto meu. Um óptimo dia para si.

3 de agosto 2017

Meu caro Sr. Nelson Lopes, à laia de complemento, um último comentário. Já que o Sr. parece não entender qual a diferença entre tomate rama e tomate redondo. permita-me um esclarecimento. O tomate rama é melhor, mais saboroso (daí ser sempre mais caro, eventuais promoções à parte), o tomate redondo é de qualidade inferior, não tão saboroso (daí ser sempre mais barato, excepto, como aconteceu no dia do incidente em causa, estar mais caro por o tomate rama estar em promoção). Numa palavra, aquilo que distingue um do outro não é a rama, isso não passa de um mero acessório, quase que decorativo, por assim dizer, aquilo que distingue um do outro é, primeiro, a qualidade, depois, o aspecto. E é aqui que bate o ponto, pois a funcionária em causa tinha obrigação de saber distinguir, à primeira vista e a olho nú, um do outro, já que não é preciso ser especialista no assunto, diplomado em tomate rama ou em tomate redondo, para ver de imediato qual a diferença. Em poucas palavras, o tomate rama é mais anguloso, mais esquinado, o tomate redondo, como o nome indica, é mais arredondado, mais roliço. Pondo um ao lado do outro, não há engano possível, só por distracção, por erro ou por má vontade (e, no caso vertente, no caso da funcionária Vanda Santos, foi isso mesmo que aconteceu, um cúmulo total feito de distracção, erro e má vontade) é que pode haver confusão. Finalmente, e embora já o tenha referido na reclamação que elaborei (hoje estou muito paciente...), há algum tomate rama que, pelo caminho, entre transporte, carregamento, descarregamento e posterior manipulação aquando da sua colocação no expositor do supermercado, acaba por perder a famosa rama. Assim sendo, o que acha o sr. que eu deveria fazer?... Pedir a um(a) funcionário(a) um pouco de rama e um tubo de cola a fim pôr rama no tomate que entretanto a perdeu?... Francamente!... Um mínimo de bom-senso é sempre a melhor forma de evitar tomadas de posição perfeitamente ridículas. E pronto, assunto encerrado. Fique bem.

Aparentemente o senhor é conhecedor de hora e concerteza saberá ver se os tomates estão maduros e quais os tipos do mesmo, de qualquer das maneiras isso não me importa.
Obviamente que o pingo doce lhe ia dar razão nem que fosse para o calar, gente chata há muita e as empresas para evitarem aturar más publicidades por situações que são picoinhas preferem dar razão ao cliente porque a melhor publicidade é aquela que vai de boca em boca e concerteza que o senhor a esta altura já se vangloriou junto do seu círculo de amigos e familiares que conseguiu ter a razão (aproveito para lhe dar os meus parabéns).
Bom sendo é trazer as coisas conforme elas estão disponíveis para venda, não é ir buscar tubos de cola para meter onde quer que seja, daí o porquê do exemplo exageradíssimo que lhe dei dos pêssegos, porque o caroço é um mero acessório já que não o comemos também.
Mas olhe, ainda bem que conseguiu resolver a situação, espero é que não tenha acontecido nada de mau à funcionária em questão, caso contrário é um peso que deve carregar na sua consciência caso a tenha.
Há formas de resolver as coisas bem mais simplesmente do que vir aqui que na realidade é apenas um site onde as empresas se podem registar para receber reclamações estapafurdias ou com razão dos seus clientes.
PS: se acha que o tomate de rama é bom,devia então provar o cherry pois ainda é melhor!

Ass: Diplomado em tomate rama

5 de agosto 2017

Meu caro Sr. Nelson Lopes, a sua resposta revela bem o tipo de pessoa que de facto é. Como já referi em anterior comentário, falar do carácter dos outros sem os conhecer pessoalmente é de muito mau gosto, de muito mau tom e, é claro, de muito pouco senso. Quanto à situação em apreço, nada tinha de picuínhas (escreve-se assim, não como o Sr. escreveu), prendia-se antes com a incorrecção no falar, com a falta de educação demonstrada e a total falta de respeito da funcionário em causa, não propriamente com a questão do tomate, isso foi apenas o pretexto, o rastilho que despoletou todo o incidente. Estava em causa a forma como a funcionária se me dirigiu, a mim e à minha mulher, não exactamente o candente problema do tomate. Ainda por cima, mentiu descaradamente, inventando uma norma ridícula, uma norma que não existe, nunca existiu nem nunca poderá existir. Ora, nunca admiti nem admito que me faltem ao respeito ou que me tentem tomar por parvo, ponto final. Daí a reclamação, nada mais. Por fim, pode ficar sossegado, a funcionária em causa não foi despedida (nem eu o pretendia), continua no seu posto, espero, apenas, que com maior sensatez na forma como atende os clientes. De resto, meu caro Sr. Nelson Lopes, não pretenda armar-se em defensor dos trabalhadores sem sequer ter conhecimento do que realmente aconteceu. Eu, sim, sou e sempre serei um acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores, mas tal não implica, seria total estultícia da minha parte, achar que os trabalhadores podem fazer tudo aquilo que muito bem lhes apetecer. Tal como há direitos, também há deveres, princípio aplicável a toda a gente, é uma mera questão de civismo e respeito pelos outros. Agora, se o Sr. não se incomoda em ir a uma loja, a uma repartição pública ou lá onde fôr para ser atendido por um(a) funcionário(a) malcriado(a), isso é consigo, obviamente. Finalmente, a existência deste "site", "Portal da Queixa", é extremamente útil, não tenha a desfaçatez de o minimizar, pois é, sem necessidade de passar pela DECO (Associação de Defesa do Consumidor, não sei se conhece...), uma primeira linha de defesa dos direitos dos consumidores que somos todos nós. Bom, como já vi que não consigo que pense duas vezes antes de falar (não sei se conhece o conceito, ponderar bem todos os aspectos de uma questão antes de emitir qualquer juízo, de dizer seja o que fôr), dou por encerrada esta espécie de conversa cruzada. Um bom dia para si e muitas felicidades.
Assinado: Diplomado em aturar tolos e fala-baratos

Ao contrário de si que é um * PROIBIDO * que acha ter algo de superior em relação a outras pessoas, eu sei reconheçer quando estou errado e até posso admitir que o senhor tivesse alguma razão.
Não sou defensor de ninguém além de mim próprio e da minha família, tão pouco conheço essa senhora com a qual teve a diferença porque não frequento sítios da linha de Sintra que não seja Sintra em si porque não têm interesse nenhum, só para passar no IC19 mesmo de carro.
Portanto antes de me chamar nomes com palavras falaciosas pense bem nas coisas que diz, nunca fui ofendido assim por ninguém que conheço, quanto mais por uma pessoa que vem de um dos piores sítios para se morar em Portugal.
E sim não vale a pena continuar esta conversa, o senhor continua convencido que este site serve para algo, mas apenas serve se as empresas ligarem ao que aqui está, não é por acaso que a maior parte das reclamações aqui colocadas não têm resposta, mas lá está é como se costuma dizer, "burro velho não aprende línguas".
Não se trata de minimizar este site, nada disso, mas se o senhor tivesse menos uns 40 anos talvez percebesse um pouco melhor o que lhe digo, mas eu entendo que custe..
Em relação à DECO, informe-se porque essa associação da qual fala não é nada mais que uma empresa de mediação de conflitos, quando existe alguma tentativa de mediação em que não se chega a acordo as coisas seguem para tribunal e é lá que as coisas se resolvem.
Mas pronto eu já estou farto de bate boca, em relação à palavra PICUINHAS eu sugiro que vá procurar um corrector ortográfico porque o senhor está redondamente enganado, tentou mostrar que é inteligente mas só demonstrou o contrário, de qualquer das maneiras deixo-lhe um link que o pode ajudar, já que o senhor ou não sabe escrever ou então é daquelas pessoas que escrevem farmácia com PH:

Um abraço :)