Pingo Doce
Pingo Doce Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
84.6
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
92,4%
Média das Avaliações
51%
Taxa de Retenção de Clientes
57%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria

Pingo Doce - Metodologia de atendimento - peixaria

Resolvida
ofelia
ofelia apresentou a reclamação
28 de julho 2017

É usual na peixaria Pingo Doce estrada de tornada Caldas da Rainha, as funcionárias não estarem a atender ninguém e os clientes ficarem a aguardar. Já chamamos diversas vezes à atenção e é uma prática comum. No dia 27 de julho 2017, pelas 14 horas verifiquei que tinha a senha 35 e já haviam chamado o 33. Pelo que, apesar da pressa com que estava esperei, até porque não estava mais nenhum cliente à espera. Estava uma funcionária a amanhar peixe (2 sacos com cerca de 20 peixes cada um) e outra a arranjar uma máquina dispensadora de sacos ou de senhas. Esperei uns 5 minutos, sem que me dirigissem palavra. Entretanto aparece a cliente da senha 34 que afinal tinha ido ao talho porque estava farta de estar ali à espera sem ser atendida. Perguntei-lhe se o peixe que estava a ser amanhado era para ela, mas não era. Dirigi-me à senhora que estava a arranjar a máquina na zona do peixe congelado e perguntei se não havia mais ninguém a atender. Resposta: "Está essa minha colega (a que estava a amanhar peixe) e eu." "Pois, mas não está ninguém a atender, na realidade." Resposta: "Quando acabar o que estou a fazer vou atender." "Pois, mas isso é uma máquina e nós somos pessoas." Não se ouviu mais resposta nenhuma, nem pedido de desculpa por estar à espera.... nada! Simplesmente continuaram as duas a fazer o que estavam a fazer. A senhora da senha 34 desistiu passados uns minutos, foi embora, encontrei-a depois na caixa, sem peixe. Eu esperei... esperei... e quando o peixe acabou de ser amanhado, lavado, pesado, ensacado, foi colocado numa bancada metálica na parte de trás da peixaria - portanto não era para nenhum cliente ali presente. Comecei a ser atendida por essa funcionária, enquanto a outra continuava às voltas com a máquina. Chegaram mais clientes. A senhora que estava a arranjar a tal máquina, terminou o seu empreendimento, mas não foi atender os clientes entretanto chegados. Em vez disso foi cortar peixe congelado - distraí-me e não vi o destino desse peixe. Depois foi ensacar postas grandes de peixe, pesá-lo e colocou-o também na bancada metálica na parte de trás da peixaria - para mais um cliente que não estava ali presente. Só então se dirigiu a mim, a perguntar se estava a ser atendida - estava, claro - e seguiu a atender a cliente que me sucedia.
Como havia dito, é frequente este comportamento. Vão lavando bancadas, reabastecendo peixe, gelo, levando caixas para dentro e lavando... e o cliente à espera sem ninguém à sua frente e sem ninguém lhe dar qualquer atenção.
O cliente decide ou não esperar para ser atendido de acordo com o número de senhas, clientes que tem à sua frente, não de acordo com uma agenda desconhecida das funcionárias.
Quem são os clientes que estão a ser atendidos a quem se destinava aquele peixe, e que não estão ali presentes? Porquê que são atendidos às expensas de eu, ali presente, e mesmo solicitando ser atendida, ser ignorada.
Deva dizer-se que falo sempre com educação, nunca altero o tom de voz e como é fácil de perceber, por ter ficado calada à espera de ver tudo o que vi, sou uma pessoa com formação específica para manter a postura em situações de conflito. Por isso posso com toda a dignidade afirmar que a atitude destas funcionárias é desrespeitosa, indigna de um atendimento ao público e se seguem regras internas da loja, essas regras são desrespeitosas e geradoras de sentimentos de frustração e humilhação.
Poderia dizer-vos que em jeito de vingança não voltaria à loja. Mas volto. Por mim, pela senhora da senha 34, que desistiu de ser atendida, por cada mãe que ali está à espera de ser atendida, no instante entre o trabalho e ir buscar os filhos à escola, por cada idoso com dores nos joelhos, que espera ao limite apoiado na esquina da parede, por cada filha adulta, que no meio da sua rotina caótica, faz o favor de ir às compras pela mãe doente, volto. Volto e reclamo, por uma convivência digna e respeitosa entre trabalhadores da loja, clientes que ali recorrem, superiores que inventam as regras e não têm de se reger por elas. Volto... mas quando tiver uma tarde inteira pela frente para esperar, senão não me despacho em tempo útil.

Data de ocorrência: 28 de julho 2017
Pingo Doce
29 de julho 2017
Estimado(a) Cliente,

Informamos que estamos a desenvolver todos os esforços para apresentar uma resposta à situação reportada o mais brevemente possível.

Esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através da nossa Linha Cliente 808 20 45 45 ou 210 11 44 11, disponível 24 horas.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce
Pingo Doce
14 de dezembro 2017
A situação apresentada encontra-se esclarecida junto do(a) Cliente. O Pingo Doce agradece a preferência.
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.