Pingo Doce
85.0

Pingo Doce - Não aceitam devoluções em tempo de pandemia

Vera Dinis apresentou a reclamação
25 de abril 2020
Comprei uma extensão com ficha elétrica há uma semana mas como não era o que precisava, voltei à loja para devolver. Qual foi a minha surpresa depois de estar mais de 30 minutos para entrar que não faziam qualquer troca! Perguntei quando podia fazer a troca. Responderam que só quando a pandemia passasse. Perguntei se então o prazo para troca estava agora alargado. Recebi a resposta de que não, continuava a ser 15 dias. Exclamei que a pandemia não ia durar só mais uma semana. A colaboradora encolheu os ombros. Fico indignada como esta condição não é informado a entrada da loja em letras garrafais. As outras marcas como o Continente continuam a fazer trocas. Questiono me se esta prática é legal. Mesmo que seja, os clientes deviam ser previamente informados.
Data de ocorrência: 25 de abril 2020
Pingo Doce
25 de abril 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Vera Dinis,

Esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através da nossa Linha Cliente 808 20 45 45 ou 212 410 874, disponível 24 horas.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce
27 de abril 2020
Boa Tarde!

A resposta que foi dada à minha reclamação foi uma mensagem automática que não responde à minha queixa:
"Estimado(a) Cliente Sr(a) Vera Lúcia da Conceição Dinis,

Desde já agradecemos o seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção. O nosso objectivo é prestar um serviço de excelência, tanto pelo atendimento, como pela qualidade dos produtos que comercializamos.

Como tal, o compromisso com o bem-estar e segurança dos nossos clientes e colaboradores é a nossa prioridade, e a colaboração de cada um na adopção de medidas preventivas é fundamental para a contenção desta pandemia. Assim, e para segurança de todos, as trocas e devoluções estão temporariamente suspensas. Agradecemos a sua compreensão.

Esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional através da nossa Linha Cliente 808 20 45 45 ou 212 410 874, disponível 24 horas."

Vou sistematizar:
1- Porque é que os clientes não foram previamente avisados (na Loja, na publicidade TV ou por msg telemóvel) dessa nova regra?

2 - Como é que a devolução de bem não-alimentar (bazar) pode constituir um risco para o controlo da pandemia? Na loja todos os bens são tocadas e não limpas todas as embalagens, tenho a certeza.

3 - Como asseguram os direitos do consumidor com esta regra? Nem sequer extendem o prazo de trocas para bens não perecíveis como é este o caso.

Por favor, não me enviem msg automáticas como resposta à reclamação. É uma falta de respeito para com o cliente.

Vera Dinis avaliou a marca
5 de maio 2020

Até ao momento a minha reclamação não foi solucionada. É-me dito neste último email - depois de reabrir a reclamação - que estão a tratar da mesma. Não sei quanto tempo esse tratamento vai durar. Provavelmente, nunca irão solucionar. O que é dececionante para uma cliente assídua como eu.

Ver perfil de
26 de abril 2020

As trocas e devoluções nos hipermercados estão suspensas. Podem é admitir pequenas exceções

Ver perfil de
26 de abril 2020

E a prática é legal.
"Se adquiriu o artigo numa loja, a legislação não prevê o direito ao arrependimento. Ou seja, se adquiriu um artigo sem defeito, mas se arrependeu da compra, não há espaço para a troca ou devolução. Apesar de não existir esta obrigatoriedade legal, muitos estabelecimentos comerciais permitem que realize a troca ou devolução (com reembolso do valor pago), mediante determinadas regras."