Pingo Doce

Pingo Doce - Sobrelotação do espaço em tempo de emergência sanitária

Sílvia Soeiro Francês Vieira
Sílvia Vieira apresentou a reclamação
11 de maio 2020
No dia 9 de Maio pela 16 horas desloquei-me ao Pingo Doce de Telheiras ( Azinhaga Ulmeiros, R. Projectada A, 1700-773 Lisboa) para efectuar as compras semanais, espaço que não visitava este espaço à cerca de 2 meses, desde o início do estado de emergência.
Esperando encontrar algum tipo de controlo de entradas e limite de lotação preparáva-me para ter de aguardar algum tempo para entrar... tal não sucedeu pelo que pensei estár tudo tranquilo. Eis que me depáro com o que parcia ser uma situação, que à excepção do uso de máscaras, parecia ser um dia de fim movimentado qualquer pré covid19...com gente amontoada em filas para o talho e peixaria, em engarrafamentos pelos corredores, e não respeitando as distâncias sociais aquequadas.
Estas situações além de algum esquecimento, ou mesmo falta de educação por parte de alguns utentes, pareciam dever-se maioritáriamente à sobrelotação de um espaço que legalmente pode eventualmente comportar tal número de clientes no papel não tem claramente condições de área útil para tal. Quer pela tipografia/disposição dos corredores quer pelo "atolhamento" geral de várias áreas com pequenas ilhas/stands com produtos adicionais torna a grande parte da loja num labirinto de espaços confinados onde os clientes se atropelam e amontoam entra carrinhos e cestos. Cumprir com as regras de distanciamento social neste espaço com a lotação que verifiquei tornasse uma missão impossível e torna-se num perigo para clientes e para os desgraçados dos funcionários que se vêm obrigados a trabalhar nestas condições.
Na reclamação feita à chefe de loja à saída foi-me dito com uma atitude bastante displicente que não podiam controlar os clientes, ("não posso dár-llhes com um pau ") e que afirmou que a loja estáva com os clientes adequados e ao espaço...
Voltei a verificar que os seguranças habituais do espaço pareciam estar a fazer o "trabalho" do costume como noutra altura pré-covid.
Acho uma tristeza uma marca/organização como o Pingo Doce que gozáva de alguma imagen de resposabilidade e confiança estar a permitir às lojas funcionarem desta forma...com tal falta de controle e displiciência de organização num comportamento que aumenta claramente o risco sanitário da pandemia na sociedade.
Enquanto esta stuação de risco se mantiver não pretendo voltarar às vossas lojas...
Data de ocorrência: 11 de maio 2020
Pingo Doce
11 de maio 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Sílvia Soeiro Francês Vieira,

Esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através da nossa Linha Cliente 808 20 45 45 ou 212 410 874, disponível 24 horas.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce