Pingo Doce Marca Recomendada Marca do Mês

Anderson Miranda
Anderson Miranda apresentou a reclamação
15 de dezembro 2016

Caro Sr. Provedor do Cliente,

Eu, Anderson L. F. Miranda, residente em Carcavelos na localidade da Rebelva, cliente desta loja há mais de 20 anos venho por este meio expor o meu total desagrado com as situações vividas de forma sistemática nos últimos tempos.

Dos factos;

1- No passado dia 13/12 desloquei-me a loja do Pingo Doce na Rebelva, por sinal a loja Pioneira no projecto Pingo Doce com aproximadamente 40 anos de serviço á população local, para efectuar compras de forma rápida e de última hora, quando sou surpreendido uma vez mais com pelo menos 7 artigos sem preço e 1 com preço incorrecto sendo forçado a trazê-lo mesmo com o preço diferente do publicitado na prateleira num diferencial de 0.72 cêntimos mesmo depois de questionar a operadora de caixa nesse sentido, que me justificou que o produto estava era mal colocado até porque a descrição ( letras minúsculas) referenciava uma outra qualidade de café!.

Este poderia ser claramente um episódio de uma falha humana pontual e aceitável visto que existe uma intervenção humana na loja, e como seres humanos somos passíveis de errar. Contudo, este tipo de situações bem como artigos expostos na loja sem preço tendo vindo a ser uma pratica corrente da referida loja o que claramente viola os direitos elementares do consumidor que penso não ser necessário enumerá-los nesta missiva que considero que deverá V. Exa tê-los bem presentes na qualidade de provedor do cliente.

2- O nível geral de atendimento, simpatia, e cuidado com o cliente desta equipa fica muito abaixo das expectativas, e permita-me a expressão, chegam a beirar a falta de educação em alguns momentos. Por outro lado se compararmos com outras lojas da insígnia no concelho que habitualmente frequento também, ex.; Loja de São João do Estoril na estação, loja de Oeiras no centro comercial das palmeiras onde conseguimos a entrada ouvir um "Bom dia", " Precisa de ajuda", Muito Obrigado", "volte sempre" e até mesmo observar um sorriso, considero eu que será a forma de trato mais básica para os "players" de mercado que na sua actividade operam com o atendimento ao público.

Como cliente, torna-se desagradável
para mim ter que frequentar uma espaço diariamente onde gasto os meus míseros 700/800euros por mês e ainda ter que suportar este tipo de situações num espaço que há anos atrás era agradável de se frequentar e de alguma forma era a mercearia de bairro e sentia-se o calor humano logo na recepção do cliente.

3- Uns meses antes dirigi-me a loja por volta das 08:30 da manhã e comprei artigos que não chegavam a 10euros e eu incauto, imprudente e assalariado não li num aviso minúsculo na linha de caixa que não são obrigados a terem troco acima do valor de 50,00 euros e entrego á operadora uma nota de 100.00 euros que se vira para mim e me responde: "logo de manhã acha que tenho troco para uma nota deste valor logo de manhã?" ao que respondi meio à medo, sim parecia que estava a cometer uma "contra-ordenação" -"Desculpe mas é o que tenho e preciso disto para agora" pois a senhora uma vez mais responde me que não tem nem é obrigada a ter conforme exposto no dito aviso. Sim Sr. Provedor vim com a minha nota no bolso sem as compras que o a cadeia LIDL muito agradeceu! Agora pergunte-me quem era a operadora desse dia, não vai acreditar! Mas eu conto-lhe, a mesma a responsável que humilhou a outra operadora à frente de todos os clientes no episódio acima exposto, a tal Sra. Fátima.
(Cálculo que este tipo de comportamentos estejam então a ser premiados pela DRH da Insígnia, considerando que a Sra. hoje estava num papel de responsável, sim porque sinceramente espero que não seja líder, senão qualquer dia os clientes irão pedir o favor se podem pagar na linha de caixas)

3- Por último e não mesmo grave e aproveitando a missiva gostaria de partilhar consigo o ainda mais caricato episódio entre uma chefia e colaborada ocorrido á minha frente durante o processo de reclamação.

Aguardava eu a chegada do gerente adjunto Sr. Rui para acolher a minha reclamação e explicação dos factos, bem como o "tour" que fiz com o Sr. pela loja para lhe mostrar os produtos não tabelados, quando as 08:40 da manhã ao meu lado, sim Sr. provedor! Ao meu lado está a responsável naquele momento pela linha de caixas começa aos literalmente ao berros , permita-me a expressão uma vez mais, com uma distância de 4 caixas grita para uma outra funcionária com clientes em frente a ela: -" Mas ouve lá Mafalda estas a gozar comigo? Deves pensar que não tenho mais nada para fazer" isto depois de a tal operadora ter solicitado uma "anulação". Sr. Provedor infelizmente numa missiva não se consegue expressar os modos desta senhora nem a forma como se virou para a tal operadora, mas se já tinha pedido o livro de reclamações por tudo que já acima mencionei naquele momento tive a certeza que o iria fazer realmente.

Desculpe-me Sr. Provedor as minhas perguntas, mas parece-me legítimo fazê-lo antes de tudo como ser humano, cliente e até na qualidade de DRH de uma instituição com quase 3000 trabalhadores:

A) É esta a vossa política de mercado?
B) A loja da Rebelva sendo a pioneira deste projecto de sucesso que é hoje a marca Pingo Doce, não merecia ser a "bandeira" do projecto com elevados índices de produção e consequentemente satisfação do cliente?
C) Nao vos parece preocupante o baixo índice da satisfação do vosso cliente interno ( colaboradores) ?
D) Parece lhe correcto, a atitude da responsável de caixas da loja humilhar desta maneira uma subordinada em frente aos clientes?
E) Será aceitável nós como clientes termos que assistir diariamente a este tipo de situações deploráveis quer do ponto de vista comercial ou humano?

Sr. Provedor lamentavelmente tudo isto passa-se nesta loja e espero realmente que possa vos ter dado uma oportunidade de melhoria significativa no negócio, com os clientes, entre colaboradores e como players de mercado.
Fique tranquilo Sr. Provedor que por uma questão de proximidade (5minutos) continuarei a ser cliente desta loja por mero comodismo assumidamente da minha parte até abertura de uma loja concorrente nas proximidades.

Ciente dos v/ bons ofícios, aceite protestos de elevada estima e consideração.

Muito Obrigado,
Anderson Luis Ferreira de Miranda

C.C: ASAE

Data de ocorrência: 15 de dezembro 2016
16 de dezembro 2016
Estimado(a) Cliente,

Informamos que poderá entrar em contacto directo connosco através do seguinte email: cliente@pingodoce.pt, facultando-nos os dados sobre a situação que pretende ver esclarecida, para análise e respectiva resposta.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce
28 de dezembro 2016
A situação apresentada encontra-se esclarecida junto do Cliente. O Pingo Doce agradece a preferência.