15.0
Empenho e Glamour - Piquetes de Urgência - Desentope e Outras Lda

Piquetes.pt - Devolução dos 60 euros cobrados por um serviço não prestado

Cristina apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2021
Venho por este meio apresentar uma queixa formal pelo serviço prestado pela empresa “Piquetes.pt” que se intitula na internet como sendo uma empresa com 20 anos de experiência na abertura e mudança de fechaduras.
No passado dia 29/01/21 a minha mãe e a sua empregada contactaram por telefone esta empresa porque ao chegar a casa do Centro de Saúde, onde a minha mãe recebe diariamente tratamento, a fechadura da sua casa não abria.
Por volta das 15h do dia 29/01/21 deslocou-se ao local um funcionário desta empresa, o Sr. Fábio, que nada mais fez do que tentar abrir a fechadura com a chave da minha mãe e, como não abria, esfregou a chave nas suas calças para “limá-la”. Após esta tentativa o seu feedback foi de que era impossível abrir a porta, a única solução seria arrombá-la pelo que o apartamento ficaria sem porta.
Por este serviço (ou falta dele), o Sr. Fábio cobrou 60 euros à minha mãe que pagou em dinheiro.
O problema é que a minha mãe é uma pessoa de 67 anos doente e que precisa de tomar diariamente a sua medicação que se encontrava dentro da sua habitação, assim como todos os seus bens de primeira necessidade (higiene, roupas, etc) que no contexto pandémico atual são difíceis de substituir.
Para arrombar a porta, seria necessário ter uma outra que a substituísse de imediato, pois o apartamento não poderia ficar “sem porta”.
Por esse motivo, desloquei-me de imediato à Leroy Merlin, que solicitou a um técnico que fosse tirar as medidas ao local para efetuar o pedido/encomenda de uma nova porta. O problema é que uma nova porta demora no mínimo 60 dias a chegar, porque tem que ser por encomenda. A minha mãe não pode ficar 60 dias sem acesso à sua habitação...
Uma vez que ficou impossibilitada de entrar no apartamento, a minha mãe teve que dormir fora de casa tendo apenas consigo a roupa que tinha vestida, e sem a medicação diária de que tanto necessita.
Nesse contexto, e desesperada com a situação, no dia seguinte eu própria entrei em contacto com a empresa “Piquetes.pt” para que me enviassem de novo um técnico, propus chamar os bombeiros para que, pela janela do vizinho entrassem dentro de casa da minha mãe, desmanchassem a fechadura, de modo a que ela conseguisse ter acesso aos seus medicamentos e aos seus bens.
No dia seguinte (30/01/21) às 12h30 deslocou-se ao local um outro técnico da mesma empresa (piquetes.pt), o Sr. Moreira, que após algum trabalho técnico, conseguiu alinhar a porta e abrir a fechadura. Afinal o que no dia anterior o seu colega (Sr. Fábio) tinha dito não ter possível e não ter solução... era possível. Por este serviço o Sr. Moreira cobrou-me mais 130 euros que paguei em dinheiro.
De seguida entrei em contacto novamente por telefone com a empresa “Piquetes.pt” a reclamar a situação, pois considero que o Sr. Fábio claramente não prestou um serviço de qualidade, ou porque não é um especialista na área, ou porque simplesmente se quis aproveitar de duas pessoas idosas para lhes extorquir dinheiro.
A sua falta de profissionalismo fez com que, além de cobrar indevidamente um valor por um serviço que não prestou nem se esforçou por prestar, a minha mãe teve que dar entrada de urgência no Hospital dos Lusíadas no dia seguinte (Sábado 30/01) porque o seu estado de saúde se agravou por falta de medicação.
Na minha reclamação solicitei apenas que fosse devolvido à minha mãe os 60 euros cobrados indevidamente pelo Sr. Fábio e expliquei os meus motivos, que considero mais do que justo e razoável.
Pediram-me que fizesse uma reclamação por escrito para o email piquetes24horas@gamil.com, que foi o que fiz no Domingo (dia 31/01/21).
Dois dias depois entraram em contacto comigo a dizer que me devolveriam 30 dos 60 euros cobrados pois considerariam os restantes 30€ como despesa de deslocação. Não concordei com a solução proposta porque eu não teria que ter pago uma segunda deslocação se na 1ª visita, em vez do Sr. Fábio, tivesse vindo ao local logo o Sr. Moreira. Eu não contactei duas empresas diferentes, contactei sempre a mesma empresa. Se as pessoas com quem trabalham são ou não profissionais não é um problema meu! No site anunciam que têm 20 anos de experiência!
Além de que para mim teria sido muito mais vantajoso (a todos os níveis) que a porta tivesse ficava solucionada logo na 6f e não apenas no Sábado. A minha mãe não teria sido obrigada a dormir fora da sua casa, não teria ficado sem a medicação de que tanto necessita, eu não teria que me ter deslocado desnecessariamente à Leroy Merlin e pagar mais 25 euros para que um técnico fosse tirar medidas à porta....
Por esse motivo acho mais do que legítimo a devolução dos 60 euros que me cobraram pela visita do Sr. Fábio que não fez absolutamente nada!!
Depois desse contacto, a empresa Piquetes.pt nunca mais me contactou, nem recebi qualquer resposta à minha reclamação por escrito.
Ao consultar o portal das queixas, pude verificar que há muitas reclamações por falta de ética, profissionalismo e transparência desta empresa. Efectivamente, no primeiro contacto dizem que cobram apenas o valor da deslocação de 30€, e o restante será de acordo com o serviço prestado. No entanto, o cliente não tem acesso a nenhuma tabela de preços, o que me faz duvidar (e pelas restantes queixas no portal não sou a única) do valor cobrado aos clientes.
Por esse motivo não entendo porque aparece em destaque no google quando se faz uma pesquisa por "piquetes de chaves ou chaves do areeiro". Na minha opinião esta empresa deveria ser alvo de uma inspecção mais rigorosa por parte das entidades competentes.
Por este motivo, venho reclamar e solicitar a vossa ajuda para recuperar os 60 euros que foram cobrado indevidamente à minha mãe.
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2021
14 de fevereiro 2021
Continuo sem qualquer resposta face à minha reclamação.
Já enviei novo e-mail à empresa piquetes.pt a solicitar o livro de reclamações para que possa apresentar por escrito uma reclamação formal, e a empresa simplesmente não responde.
Tanto quanto sei é obrigatório fornecedor informação ao cliente onde o mesmo pode obter o livro de reclamações.
11 de abril 2021
Continuo sem resposta.
Cristina avaliou a marca
24 de agosto 2023

São corruptos. Não fazem o serviço, cobram valores absurdos e não passam factura