Pixmania - Produto pago que nunca chegou

João Pedro Viegas
João Viegas apresentou a reclamação
15 de janeiro 2018 (editada a 8 de abril 2018)

Eu comprei uma câmara fotográfica que nunca chegou ao destino. A encomenda é a de cima: PIX 171201P12632121.
Comprada e paga a 01/12/2017.
Depois do vendedor me andar a enrolar com a data de entrega, pedi para me devolverem o dinheiro caso não me fizessem chegar a compra.
O vendedor em msg disse ter pedido o retorno do dinheiro a meu pedido quando o que eu pedi foi o retorno na impossibilidade de receber o que comprei. Quando lhe pedi para me dizer onde tinha depositado o dinheiro, disse-me para falar com a PIXMANIA, que eles não tratavam de retornos. Foi o que tentei fazer mas a PIXMANIA não me responde ás tentativas de contacto. Tudo o que digo está documentado em mensagens e no site da PIXMANIA.
Estão em causa 907,74€.

Data de ocorrência: 15 de janeiro 2018
Pixmania
16 de janeiro 2018
Caro Senhor, Informamos que acabamos de contatar a nossa instituição financeira afim de resolver o seu caso relativamente ao reembolso da sua encomenda 171201P12632121. Pedimos que aguarde uma resposta por parte dos nossos serviços. Cmpts.
6 de fevereiro 2018
Escrevi isto numa mensagem de mail que me enviou um representante da Pxmania:
"Bom dia,
o prazo máximo de 15 dias que o Sr. Carlos Aurélio Filipe estipulou acaba hoje e ainda não se encontra dinheiro nenhum na minha conta.
parece que ficar atento até á resolução final não adianta de nada quando se trata da Pixmania. Eu paguei o artigo a 01/12/ 2017 e tinha urgência em ter o artigo porque está a fazer falta profissionalmente e ainda não tenho nada, excepto a usurpação de mais de 900€ por parte da empresa que os senhores representam.
Uma vez que não se perspectiva que tenham honra e honrem os seus compromissos, eu vejo-me obrigado a proceder de forma diferente."

O representante tinha escrito isto:
Estimado Cliente,

Não entendemos o que aconteceu relativamente ao reembolso da sua encomenda 171201P12632121, estamos a colocar este caso à nossa instituição financeira que ira efetuar o reembolso no prazo máximo de 10 a 15 dias uteis.

Pedimos desculpas pelo atraso no tratamento do seu assunto e ficaremos atento até a resolução final.

Nessa espera, os nossos melhores cumprimentos.

Cordialement.

Carlos Aurélio Filipe | Service de relation client
Pixmania.com | 16/01/2018 | 11:09:43"

Só posso concluir que a empresa está de má fé para comigo. Isto é um roubo e tem de ser sancionado pela lei e pelas instituições.
6 de fevereiro 2018
Eu acabei de enviar uma resposta ao representante da Pixmania que tinha entrado em contacto comigo a dizer isto a 16/01/2018: "Estimado Cliente,

Nessa espera, os nossos melhores cumprimentos.

Cordialement.

Carlos Aurélio Filipe | Service de relation client
Pixmania.com | 16/01/2018 | 11:09:43"

Como se pode comprovar nem a Pixmania nem os seus representantes são para ser levados a sério, pois as promessas que efectuam ficaram por cumprir.
Como não estamos na presença de gente que honre a palavra dada, vejo-me obrigado a tratar deste assunto de outra forma.

A minha resposta ao representante da Pixmania:

Parece que ficar atento até á resolução final não adianta de nada quando se trata da Pixmania. Eu paguei o artigo a 01/12/ 2017 e tinha urgência em ter o artigo porque está a fazer falta profissionalmente e ainda não tenho nada, excepto a usurpação de mais de 900€ por parte da empresa que os senhores representam.

A lei e as instituições t~em de ter resposta para situações deste género. As empresas não podem ficar impunes quando se comportam desta maneira. Irei fazer a minha parte!
19 de fevereiro 2018

chega de estar á espera de uma coisa que nunca mais chega.
Os senhores ainda não se aperceberam que o vosso vendedor é um * PROIBIDO *. Primeiro anunciou vender uma coisa que não tinha, depois disse-me repetidamente datas para a chegada do produto que nunca se cumpriram. Anunciou que tinha feito uma devolução do dinheiro que não fez. E a Pixmania ainda me diz que entrou em contacto com ele para proceder ao pagamento? Um * PROIBIDO * não deixa de o ser de um dia para o outro! Com associados destes não há empresa que resista, por muito boas intenções que tenha.
A seguir foi a Pixmania pela voz da Sra. Irene e do Sr. Carlos a prometer devoluções que nunca se cumpriram. Isso começa também a tornar a empresa (Pixmania) uma * PROIBIDO * também. E eu estou cansado de estar á espera. Irei agir junto da Procuradoria Geral da Republica e de outras entidades para ser ressarcido de um roubo!!!

Da última vez que me contactou a Sra. Irene, disse-me para esperar 48 horas pelo pagamento. Já lá vão mais do dobro das horas pedidas. Chega!!! Isto dura desde o dia 1 de Dezembro do ano passado.

A lei Portuguesa diz-nos que se uma parte de um contrato não é cumprida o retorno do valor do contratado ter de ser devolvido em dobro. É o que exigirei se até ao final do dia de hoje não estiver o dinheiro que me é devido na minha conta. Eu não ficarei mais pobre sem esse dinheiro, mas garanto-vos que todo o país ficará a saber que a Pixmania é uma empresa desonesta e que os seus colaboradores são mentirosos. Usarei os meus conhecimentos (de jornalista ocasional) para fazer passar a palavra nos mais diversos meios de comunicação social.
Perdi a paciência, depois de dois meses e meio em que indevidamente a Pixmania e os seus associados me roubaram quase mil euros.

Este mail vai com conhecimento para as instituições de defesa do consumidor e com o conhecimento da Procuradoria Geral da Republica e do seu departamento de cibercrime.

Amanhã seguirão mails para os meios de comunicação social e para outras entidades se até lá eu não vir o meu problema resolvido.

Sem qualquer tipo de consideração
8 de abril 2018
Recebi uma mensagem da Pixmania no dia 20/03 a dizer isto:
"Clôture de votre dossier de requête
ID de requête : #130463
Votre commande : 171201P12632121
VDD SAS
MAR 20, 2018 | 02:52PM UTC
Bonjour,

Pixmania a terminé l'étude de votre réclamation sur le cas marchand #130463. La réclamation ayant été résolue par le service de Garantie Marchand Certifié, le dossier a été automatiquement clos.

Si vous devez compléter votre dossier avec de nouvelles informations, nous vous invitons à vous diriger vers la rubrique "Mon compte", "Mes commandes" et à ouvrir un nouveau dossier via notre formulaire de contact.

En espérant que notre Service Clients vous aura apporté pleine satisfaction.
A très bientôt sur Pixmania.com"

Portanto, a Pixmania fecha a minha reclamação sem me ressarcir do dinheiro que me roubou, depois do * PROIBIDO * do Carlos Aurélio Filipe me ter dito isto a 20/02/2018:
"ID do caso: #140933 | Sua encomenda: 171201P12632121
Assunto: Reembolso da sua encomenda 171201P12632121
Estimado Cliente,

Agradecemos uma vez mais o seu contato.

Informamos que acabamos de alertar os nossos serviços afim de acelerar o processo de reembolso da sua encomenda 171201P12632121.
Aguardamos uma resposta por parte deles e assim que obtenhamos a confirmação, seremos nos a o avisar.

Sem mais de momento, os nossos melhores cumprimentos.

Cordialemente.
Carlos Aurélio Filipe | Assistência ao cliente
Pixmania.com | 20/02/2018 | 11:03:10"

E dinheiro na minha conta, nada... Fui roubado pela Pixmania e vigarizado pelos seus vendedores e colaboradores. Pensem todos nisso quando quiserem comprar lá...
A ver o que diz o ECC Net. A reclamação que efectuei tem este número: 1523182756056-168508.
João Pedro Viegas
João Viegas avaliou a marca
7 de fevereiro 2020

Estiveram meses para resolver o problema por eles criado. A Pixmania é de evitar de todo. Eu nunca mais lá compro

Muito cuidado ao lidar com a Pixmania: é praticamente impossível estabelecer qualquer tipo de contacto útil com o apoio ao cliente e a empresa não tem contactos em Portugal, deixando o cliente em total abandono. Estou na mesma situação, e ao longo destes meses tenho lidado sempre com o mesmo representante da Pixmania, o sr. Carlos Aurélio, que me dá respostas propositadamente vagas que fogem à questão, com o único intuito de adiar a resolução do problema tanto quanto possível.

A Pixmania abriu processo de falência durante o ano de 2016, pelo que é desaconselhável continuar a usar esta loja online sob risco de perder de forma permanente o dinheiro da compra.

Recomendo a toda a gente que se encontre na mesma situação que eu a abrir reclamação junto do Centro Europeu do Consumidor (https://cec.consumidor.pt/topicos1/resolucao-de-conflitos-/como-reclamar-e-resolver-um-conflito/apresentar-uma-reclamacao.aspx) e a abrir processos fraude junto dos seus próprios bancos caso tenham efectuado a compra com cartão de crédito (MBWay incluído).

19 de março 2018

Obrigado. É o que vou fazer de seguida. Espero uma devolução desde Dezembro.

Sr João o Portal da Queixa diz que o seu problema está resolvido. É verdade ou estão a encobrir a Pixmania??

Resolvido, sim... mas com imenso atraso. A Pixmania é uma coisa a evitar, decisivamente!!!