Pixmania - Recusa de reembolso de portes de envio

António Manuel Armelim Marques
António Marques apresentou a reclamação
1 de setembro 2014

No dia 28 de agosto de 2014 fiz uma encomenda na Pixmania. No dia seguinte fiz a anulação da encomenda mas entretanto a mesma já tinha sido expedida. Contactei com o apoio ao cliente e responderam-me o seguinte "...caso não deseje receber a encomenda, deverá recusar a recepção da mesma quando o estafeta for entregar o produto, de forma a que a mesma seja devolvida para as nossas instalações...". referiram também o seguinte: "Lembramos que os gastos de envio neste caso não são reembolsados."
Entretanto verifiquei as condições de venda e respondi o seguinte:
Exmo. Sr.(a)
Referiu que os gastos de envio não serão reembolsados. Certo?
Parece-me que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor que se refere ao direito de arrependimento do consumidor, o mesmo, caso se arrependa tem direito de receber tudo aquilo que pagou monetariamente atualizado, incluindo-se o reembolso dos gastos que teve, como, por exemplo, o custo de frete do produto.
Ou não será assim?
Tenho conhecimento de empresas em Portugal que incluem cláusulas ilegais recusando o reembolso de portes de envio e de despesas com a devolução do artigo apesar de serem obrigadas a fazê-lo.
O mesmo não se passa com a Pixmania que no Ponto 8 - Direito de Retactação refere o seguinte: "A Pixmania
mesmos."
Responderam-me o seguinte: "Respeito à sua encomenda CCL1504222312, lamentavelmente efetuou a mesma e apenas após algum tempo, precisamente após o processo de expedição da mesma solicitou a anulação do pedido.
Lamentávelmente, como já informado anteriormente, os gastos de envio não serão reembolsados."
Quem tem razão?

Data de ocorrência: 1 de setembro 2014
Pixmania
17 de setembro 2014
Boa tarde António Manuel,
Informo que, como gesto comercial poderá proceder com a devolução dos produtos encomendados no pedido CCL1504222312 por Satisfeito ou reembolsado.
Uma vez rececionada a sua devolução no nosso serviço pos venda procederemos com o reembolso no importe total da encomenda incluindo os gastos de envio.
Lembro que os gastos de envio para a devolução dos produtos ficará ao seu cargo.
Caso deseje proceder com a devolução, solicito a sua confirmação para a emissão do documento "vale de devolução".
Podes enviar a resposta ao email janaina@pixmania.com

Apresento meus melhores cumprimentos,
Janaína - Pixmania
António Marques
17 de setembro 2014
Boa Noite
Sra. Janaína

Na altura pretendia fazer a devolução porque tive de me ausentar do país e não estaria disponível para rececionar a encomenda. Entretanto solicitei a alguém conhecido que fizesse a receção do equipamento e portanto não o pretendo devolver.
Fiz a reclamação porque a(s) resposta(s) que recebi de servico_clientePT@pixmania.com (não sei se foi a senhora que me respondeu) não estavam de acordo com as vossas Condições Gerais de Venda (pontos 8 - Direito de Retractação: "A Pixmania compromete-se a reembolsar-lhe, através do modo de pagamento inicialmente utilizado, os produtos devolvidos e as despesas de entrega que pagou para receber os mesmos, assim que receber os produtos ou a prova de expedição dos mesmos") e a pessoa que me respondia insistia em relembrar que os gastos de envio não seriam reembolsados.
Agora a senhora diz que os gastos de envio são reembolsados. Parece-me existir, neste caso, uma dualidade de critérios que na minha opinião não deveria existir.
Não faz muito sentido dizer algo numa determinada situação e depois contradizer, ou seja, como se diz no meu país dizer o dito pelo não dito.
Espero não ter havido (má) intenção por parte de quem me respondeu aos diversos emails que lhe reencaminharei para o seu email pessoal.
Muito obrigado e espero que no futuro sejam mais assertivos nas respostas dadas aos vossos clientes.

Com os melhores cumprimentos

António Marques

janaina@pixmania.com
António Manuel Armelim Marques
António Marques avaliou a marca
4 de setembro 2020

mUITO MAU.

Quem tem razão? ELES , pois a lei mudou a partir de Julho deste ano, ou seja vai receber o reembolso mas com menos XX do envio. Por um lado a lei está certa, ora veja, que culpa tem a empresa de você na ultima da hora não querer o produto? Quem vai pagar a despesa de envio do mesmo? Se não tinha certeza do que queria "estava quieto".