PKE Automotive
  • pke@pke.pt

PKE Automotive - Carro danificado

Nicolau
Nicolau apresentou a reclamação
4 de julho 2020 (editada a 24 de julho 2020)
Paguei o serviço de reprogramação SuperSport no site do oficina que ficou por 710€. No site a reprogramação garantia um aumento de 47 cavalos resultando de 360cv para o modelo do meu carro BMW F11 535D de matrícula 35-ND-95. O serviço ficou agendado para dia 18/06/20. No dia combinado desloquei-me ao oficina PKE, e o colaborador Miguel Matias que me atendeu sugeriu também a remoção de filtro de ar e partículas, a anulação da válvula EGR assim como a mudança de óleo. Um acréscimo de 729€. O colaborador explicou que seria a opção que daria mais longevidade ao motor, que não havia qualquer contra-indicação tratando-se de um procedimento normal e comum.

Nunca foi referido que este procedimento seria ilegal para os carros que circulassem na via pública, nem foi assinado nenhum termo de responsabilidade concordando com as implicações legais e não reversíveis desse serviço.

Esses mesmos serviços foram re-agendados para dia 25/06/20.

Após o carro estar reprogramado, e os serviços contratados efetuados, o mesmo colaborador Miguel Matias contactou-me para informar que o carro agora teria 340cv, 20cv a menos que o esperado. Acrescentou também que o óleo do motor estava aquecer demasiado no teste de estrada ( na via pública ) e por isso a falta de potência.

Após receber o carro e demonstrar o meu desagrado, na viagem para casa o carro suou o seguinte aviso de motor “ Modere velocidade, a potência total do grupo propulsor já não está disponível. Contacte um ponto de serviço autorizado para verificar o problema” entrando em modo de segurança ( safe-mofe ) limitando severamente a velocidade de andamento.

Após ter de imediato dirigido ao ponto de serviço autorizado BMW, constatou-se o seguinte:

Nível do óleo no limite mínimo aceitável.
Falhas na pressão do turbo - Erro 244C00
Erro na bomba de alta pressão de combustível - Erro 26CF00

Os erros descritos não estavam presentes no diagnóstico inicial que foi efetuado quando o carro deu entrada na oficina PKE. Relatório esse que tenho na minha posse.

Apurou-se juntamente com o Miguel Matias que o serviço de troca de óleo foi mal efetuado. Foi reposto óleo a menos atingindo o nível de limite inferior, que comprometeu seriamente o motor e o turbo no teste de potência onde o carro foi levado ao limite.

Após ter entrado em contacto com a PKE pedi de imediato para repor o carro original e tratar de resolver os erros e falhas que teriam causado na intervenção anterior. Ficou agendado para dia 25/06/20.

Durante a intervenção de reprogramarem o carro para o mapa original que demorou cerca de 1 hora, verifiquei que nunca ligaram o carro a uma corrente externa. Danificando e esgotando a bateria do carro. Após terem devolvido o carro original, informaram que era impossível repor o filtro de ar e partículas, uma vez que a sua remoção é irreversível. Os mesmos erros também continuavam presentes. Pedi para falar com o gerente responsável, mas o mesmo nunca atendeu o meu pedido. O colaborador que acompanhou o processo na íntegra, justificou-se que os responsáveis não se encontravam no oficina nem sequer estavam contactáveis. Não se responsabilizam pela ilegalidade causada e os danos causados. Pedi a devolução, mas só foi devolvido o valor da reprogramação ficando a faltar 729€ Peço que seja devolvido o valor total pago.
Data de ocorrência: 4 de julho 2020

Já não é a primeira vez que oiço falar que quando dá problemas eles são os primeiros a fugir "com rabo a seringa"

O que eu não percebo é como é que a PKE anuncia um serviço FAP que todos sabem que por lei é ilegal retirar filtros de particulas.

E depois é ver as pessoas aqui a queixarem-se que foram mal servidas numa ilegalidade que que ela próprias cometeram. Surreal.