Plácido Hotel - Cancelamento de reserva

Daniela José
Daniela José apresentou a reclamação
17 de setembro 2019
No passado dia 06/06/2019 fiz uma reserva através da Booking.com para 3adultos 2quartos no período compreendido entre 13/09/2019 a 16/09/2019 no Plácido Hotel Douro - Tabuaço sendo a mesma confirmada nesse dia as 19:51h via e-mail, sendo que me foi indicado que o pagamento seria realizado no acto do check-in !
Posteriormente a essa reserva foi efectuada outra directamente com o hotel para mais um 2adultos 1 quarto na mesma data referida anteriormente , conformada via e-mail!
No dia 12/09/2019 fui contactada via telemóvel as 20:36h por alguém do sexo feminino identificando se como recepcionista do hotel em causa a informar me que devido a problemas de canalização o hotel se encontraria encerrado durante o período reservado e lamentando se da situação !
Por me encontrar no meu horário de trabalho , solicitei ao casal amigo que se deslocaria comigo para esse alojamento que entrassem novamente em contacto com o mesmo , de forma que a informação transmitida foi diferente da inicial ! Foram informados que o hotel apresentaria 15quartos indisponíveis e por terem reserva de um grupo grande nós teríamos de sair , podendo ficar apenas uma noite, sendo esta de 13:09/2019 a 14/09/2019!
Na mesma noite uma pessoa amiga residente perto do local deslocou se ao hotel ao fim de esclarecer a situação , onde lhe foi dito que se a reserva estava feita teríamos alojamento para as datas reservadas como previsto, ficando descansada !
No dia 13/09/2019 a chegada ao hotel cerca das 19h foi nos informado que devido a reserva do grupo as duas reservas só seriam possíveis uma noite , não me apresentando qualquer alternativa para resolução do problema apenas me sendo mencionado que no dia 14/09/2019 teríamos de abandonar o quarto , mesmo após imenso tempo perdido e expondo o nosso desagrado perante a situação , visto que as duas reservas foram ambas confirmadas!
Fui contactado por parte da recepção a administração do hotel que não expôs nenhuma solução e apenas repetiu o que me foi transmitido anteriormente ! Porém por termos compromissos marcados foi nos dito para ficarmos aquela noite e no dia seguinte de manhã nos seria fornecido informações !
No dia seguinte à situação manteve-se igual , não nos apresentaram alternativas ou soluções , mesmo da parte da administração via telefone porque em momento algum se apresentou pessoalmente, que reforçou que teríamos de efectuar o check out no dia 14/09 e abandonar as instalações do hotel !
Foi realizado o pagamento de 150€ Via MB relativo a uma noite e emitido factura do mesmo, sendo esta ainda emitida em nome de um funcionário que não se encontrava no hotel no momento , visto que o check out foi realizado por uma senhora e o nome presente na mesma referia se a alguém do sexo masculino , não deixando em falta mencionar que a mesma recepcionista que nos recebeu no dia 13/09/2019 era a mesma com quem realizamos o check out( cerca de 14/15horas) !
Perante o sucedido solicitei o livro de reclamações onde mencionei o exposto , foram realizadas duas reclamações relativas as duas reservas! Nesse mesmo momento foi novamente contactado a administração via telefone que me indicou que senão verbalizasse a queixa seria realizado um desconto na estadia que recusei !
Após este lamentável episódio a hipótese de estadia mais próxima disponível se situou a 160km nomeadamente no Luso (Hotel Eden), onde acabamos por reservar por duas noites !

Lamentável esta situação que muito desagrado me proporcionou , visto que é inconcebível uma reserva ser anulada por parte do hotel sem apresentarem uma solução sendo que a responsabilidade seria do mesmo, por se tratar duma anulação pela sua parte ainda mais quando inicialmente foi cancelada baseada numa mentira !
Informo ainda que o hotel descrito contactou a plataforma Booking a mencionar que o check in não teria sido efectuado , quando tenho provas evidentes que a mesma foi realizada.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2019
28 de setembro 2019
Exmos. Srs.
Plácido Hotel Douro Tabuaço Vem por este meio referir o seguinte:
De acordo com a política da empresa uma reserva só é confirmada quando existe o pagamento da totalidade ou parte da reserva.
Relativamente à situação em específico refere-se:
Surgiu um imprevisto em alguns quartos do hotel, pelo que houve necessidade de contactar hóspedes com reservas pré-marcadas. Este contacto foi feito vinte e quatro horas antes do check-in.
Neste contacto, os hóspedes visados foram informados que devido a problemas funcionais, estariam quinze quartos bloqueados, e não seria possível por parte do hotel garantir a pré-reserva efetuada. Desta forma, caso não conseguissem alterar ou cancelar a mesma ficava garantida apenas uma noite uma vez que os quartos iriam ser ocupados no dia seguinte. Em momento algum foi referido que a unidade hoteleira estaria encerrada.
V. Exa, mesmo assim, compareceu na unidade hoteleira, exigindo que a sua pré-reserva fosse confirmada. Mais uma vez foi informada da situação pela receção e confirmada por um elemento da administração, que apenas estava garantida uma noite.
No dia seguinte, aquando o check-out, foi solicitado o pagamento referente a estadia de uma noite que V. Exa usufruiu e colocou desde logo entraves a esse pagamento, ameaçando inclusive com a reclamação, por escrito, no respetivo livro.
Lamentamos o sucedido mas são situações imprevisíveis e que estão fora do nosso controlo, e não se conseguiria efetuar as reparações necessárias, em tempo útil, de forma a garantir uma estadia digna dos standards de qualidade de um hotel quatro estrelas.