17.3
    Chamada para rede móvel nacional
  • Estrada da Taboeira,

Point repair - Preço abusivo

Pedro Capão
Pedro Capão apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2018

Dirigi-me a esta loja, em Aveiro, no sentido de que fosse averiguado qual o problema com o meu computador. Após os testes realizados, fui informado que o disco rígido estava muito degradado e que o problema que eu havia relatado, mas que não tinha ocorrido nos testes, poderia ser causado pelas deficiências existentes no disco rígido, pelo que me recomendavam a substituição deste.
Foram-me transmitidas as qualidades e vantagens do disco que pretendiam instalar, solictando autorização para essa substituição. Dada a necessidade que tenho de ter o computador operacional, anui a tal procedimento, acreditando que o valor que me havia sido dado para substituição do disco, era um valor justo.
A substituição do disco (e instalação do sistema operativo), foram efectuadas, tendo eu pago um valor de 138€ (Pack Sistema Operativo 49€ / SSD120GB 89€).
Existindo uma loja Worten no mesmo espaço comercial, desloquei-me a esta, pois necessitava de procurar um outro artigo, mas por pura curiosidade, indagei se tinham algum disco rígido semelhante ao que tinha acabado de adquirir. Para minha grande surpresa, tinham EXACTAMENTE o mesmo disco rígido (mesma marca, mesma capacidade, mesma referência de artigo, mesmo EAN (código de barras)), no entanto o valor era completamente distinto. Nesta loja o valor deste disco rígido era de 49,99€, ou seja, practicamente metade do preço que eu paguei.
Voltei à Point Repair e expus a situação, mas o funcionário limitou-se a referir que não era ele que definia os preços.
Considero que o valor cobrado foi claramente exagerado e abusivo. Não considero que seja uma postura comercial correcta, propor produtos ao cliente (que se encontra numa situação de necessidade de ter o seu computador a funcionar) por um preço manifestamente inflacionado, acreditando que competeria ao cliente efectuar uma "pesquisa dos valores no mercado", antes de aceitar a reparação proposta.
Compreenderia em pleno uma ligeira diferença de preço, neste caso superior, por exemplo pela diferente capacidade negocial na aquisição do produto, face a uma cadeira de lojas como a Worten, mas ainda assim, bastaria passar a adquirir este produto directamente à Worten, no mesmo espaço comercial (200 metros), para conseguir fornecer este produto a um valor mais justo. Poderia eventualmente considerar que a diferença de preço seria justificável pela mão de obra, mas uma vez que o valor que me foi cobrado se encontra mesmo etiquetado na caixa do produto, certamente o valor seria o mesmo, ainda que não fosse efectuada a instalação.

Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2018