Clínicas Médicas

Policlinica Cidade Jardim - Mau atendimento

Susana Moita
Susana Moita apresentou a reclamação
21 de agosto 2013

Venho por este meio comunicar a forma pouco ética e profissional na qual fui atendida nesta clínica. Fui a uma consulta para fazer uma prótese dentária de um dente (da frente) do maxilar superior. Depois de fazer os moldes, fui à recepção onde me informaram que o valor a pagar pela prótese , utilizando o meu seguro da Allianz, seria de 100,00€. Previamente tinha consultado a tabela de co-pagamentos da seguradora, e o valor de tabela era de 70,00€, pelo que referi que a tabela da clínica poderia não estar atualizada. A D.Joana, disse-me que a tabela que eles tinham era a mais atual e o valor era aquele. De forma a esclarecer a situação, telefonei à seguradora, onde me confirmaram que o valor era realmente de 70,00€. Transmiti à sra. que poderia verificar no site ou telefonar à seguradora, ao qual ela se recusou, mesmo depois de eu lhe mostrar que a tabela que tinha impressa e pela qual me estava a cobrar 100,00€ era de 2011. Disse-me várias vezes que eu não precisava fazer ali a prótese. Mas uma vez que eu tinha muita urgência em resolver a minha situação e, uma vez que a outra clínica da cidade de Elvas, com acordo com a referida seguradora estava fechada para férias até dia 2 de setembro, reiterei a minha vontade de a fazer naquela clínica onde me encontrava. Depois de alguma insistência, confirmou via internet o valor de 70,00€. De seguida foi falar com a protésica e quando voltou apenas me disse que por aquele valor não faziam aquele trabalho. Considero que houve falta de ética profissional (uma vez que pago o meu seguro todos os meses) quando a clínica se recusou a assumir os seus compromissos. Além de que a forma como a D.Joana se dirigiu a mim, foi sempre de alguma animosidade, sendo esta sra. a proprietária da Policlínica Cidade Jardim.

Data de ocorrência: 21 de agosto 2013
29 de agosto 2013
Relativamente à queixa apresentada pela Sr.ª Susana Maria Laranjeira Moita, vimos esclarecer o seguinte:

A Policlínica Cidade Jardim não tem Laboratório de Prótese Dentária, mas sim uma parceria com a Dentisa, Lda. e encaminha os pacientes, a pedidos destes, para este Laboratório. Importa referir que a Dentisa Lda. não tem acordos com nenhuma seguradora, mas no caso de surgirem pacientes com algum tipo de seguro, a Dentisa Lda. costuma fazer um desconto no orçamento de forma a não prejudicar os pacientes que têm seguro.

A Sr.ª Susana Maria Laranjeira Moita dirigiu-se ao referido Laboratório de Prótese Dentária onde fez os moldes que pretendia, tendo saído com um orçamento na ficha clínica de 225€. Quando chegou à recepção da Policlínica Cidade Jardim para proceder ao pagamento, referiu que não ia pagar aquele valor porque tinha seguro da Allianz. Eu, Joana Santos, como gerente da Policlínica Cidade Jardim intervim em auxílio da recepcionista, tendo informado que o valor que o Laboratório cobrava (fazendo um desconto porque a Sr.ª tinha seguro e não por o Laboratório ter qualquer tipo de avença) era de 100€ da prótese dentária (valor este que coincidia com o valor tabelado pela Allianz de 2011) + 40€ do fármaco antialérgico. A senhora, e muito bem, referiu que o valor das próteses dentárias tabelado pela Allianz em 2013 era de 70€. Contudo, ao informar a protésica da situação, esta referiu que não poderia fazer o trabalho por esse valor porque os materiais utilizados naquele tipo de próteses eram muito dispendiosos e se utilizasse materiais mais baratos (para lhe poder cobrar apenas os 70€) a prótese não iria ficar bem feita e um dia mais tarde a senhora poderia apresentar queixas físicas. A senhora referiu que não aceitava aquele valor e de forma pouco correta, referiu que a estávamos a enganar. Foi aí que referi que se não estava contente com o serviço prestado pelo Laboratório de Prótese Dentária poderia recorrer a outro Laboratório e que poderia esclarecer a questão com a protésica, ao que a senhora respondeu que voltaria mais tarde. A Sr.ª não regressou à Policlínica Cidade Jardim, tendo a mesma e a Dentida Lda. ficado lesadas no que se refere ao gastos com os moldes.

A Policlínica Cidade Jardim não falhou com qualquer tipo de compromisso e lamenta a queixa da senhora, pois esta foi injusta e não quis aceitar a explicação que lhe foi apresentada. Continuamos naturalmente disponíveis para prestar todos os esclarecimentos que a Sr.ª Susana Maria Laranjeira Moita considerar necessários para que esta situação seja ultrapassada de forma positiva.
Susana Moita
1 de setembro 2013
Parece-me evidente que os clientes, seja de que clínica for, não têm de ter conhecimento da forma como são geridas. É algo com o qual o cliente não se tem de preocupar.

No dia em que fiz a ficha de cliente, foi-me perguntado se tinha algum seguro, ao que respondi afirmativamente, apresentando de seguida o cartão do mesmo. É assim que funcionam todos os consultórios que frequentei, e este parecia seguir o mesmo procedimento. É perguntado no inicio e confirmado no momento do pagamento. Se nesta clínica trabalham de forma diferente, deveria-me ter sido informado no momento do preenchimento da ficha. Ainda não adivinho.

Além de que, quando me dirigi à Policlínica e disse que precisava de uma prótese, nada me foi dito sobre a tal parceria com a Dentisa. Menos ainda poderia adivinhar que o laboratório Dentisa não tinha acordo com a seguradora. Nada disto me foi explicado, apenas me disseram para aguardar, que ia ser atendida pela D.Cristina (protésica).

Mas apreciei que o tivessem feito agora, pelo menos alguma coisa fez sentido nesta história.

Apreciei também a forma educada e informada com que se explicaram nesta resposta, muito diferente da forma como fui atendida pela D.Joana Santos.

Enfim, é a falar que as pessoas se entendem e/ou desentendem, e se tivesse havido alguma simpatia, boa vontade e profissionalismo pela parte da D. Joana, toda esta situação poderia ter sido evitada.
28 de outubro 2013

A reclamação encontra-se resolvida.

Joana Santos
Gerente