Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.7
2 Volvo 74.7
Porsche20.8
Porsche Ibérica S.A.
  • Rua Dr. António Loureiro Borges, 2 – Fração C - 1º Esq.
    Miraflores
    1495-131 Algés
  • linhaporsche@porscheiberica.com

Porsche - Reclamação de peça danificada

Ricky Lobato apresentou a reclamação
20 de agosto 2020
Exmos Senhores,

Sou pelo presente a expor com apreensão e preocupação , uma avaria detectada na minha viatura.

Sou proprietária de dois Porsches, um deles um Porsche Cayenne 957, que está neste momento no interposto de Leiria com uma avaria no modulo de Válvulas da caixa de Velocidades Triptronic.
A viatura que data de 04/2007, 13 anos de vida, 145000km percorridos tem um historial de manutenções feitas na marca até aos 85000km, tal como se pode constatar no sistema interno da Porsche e nos Livros de manutenções carimbados e, entre data da ultima manutenção feita nas oficinas Porsche (2013) e o inicio de 2020, o veiculo fez as manutenções intermédias fora da rede, porem com comprovativos das mesmas e intervenções realizadas . Pelo que concluímos assim que o carro tem sido sempre assistido a tempo e horas, no que concerne ao plano de manutenção mecânica preventiva e correctiva assim estipulados pelo fabricante.

Na passada terça-feira, dia 11 de Agosto de 2020, estando em circulação, o veiculo acusou uma falha no sistema de caixa de velocidades, acendendo a luz de avaria no dashboard, fazendo com que parasse de imediato o carro por forma a que nada se danificasse. Aquando desta situação contactei de imediato o Interposto de Leiria a indicar o sucedido ao que em conjunto, se decidiu enviar a viatura de imediato por reboque até à oficina em Leiria.

Feito o diagnóstico, foi-me indicado a origem do problema do meu Porsche, se prendia com a válvula C1 do modulo de válvulas da caixa de velocidade, cuja mesma acusaria falta de pressão e que este mesmo módulo teria que ser substituído por forma a solucionar o problema. Posto isto, questionei a oficina sobre o que prevê o plano de manutenção ditado pelo fabricante PORSCHE para este componente uma vez que, dado que viatura apenas se encontra com 145000km percorridos, e que segundo os fabricantes, os lubrificantes utilizados nestes componentes são long Life, o que poderia ter corrido. Mal ou falhado. Qual o meu espanto quanto à resposta que me foi dada pois indica que o plano de manutenção das caixas triptronic do PORSCHE 957, apenas prevê uma troca de fluidos quando percorridos 240000km ou 16 anos de vida, condicionantes que não são verificadas na minha viatura.

Depois de em Janeiro deste no ter sido gratuitamente furtado nas ópticas desta mesma viatura em apenas 4 minutos, dada a falta de qualquer segurança e fixação anti-roubo para estes componentes, que resultou numa factura paga em Abril no interposto do Estoril no valor de 5600€, Situação que em mais automóvel algum se verifica, pois até num simples carro de gama baixa, se tem que retirar parafusos e quarta-lamas para se poder retirar as ópticas, e neste carro, uma viatura de mais de 100.000€, nuns meros 4 minutos serviram para furtarem 5600€, sendo a PORSCHE totalmente conhecedora do fracasso deste detalhe; a acrescentar mais duas intervenções no interposto de Leiria, com manutenções correctivas, que rondaram também os 1200€, em Maio ultimo, fica a duvida da qualidade desta viatura…. Será este carro um rato com pele de Tigre?

Desta forma, é com bastante relutância e muita incerteza, com que fico relativamente aos componentes que equipam os veículos Porsche! Pois se o plano de manutenções apela para uma longevidade e a realidade é que os componentes não conseguem atingir essa maturidade, algo de errado esta a suceder! Quero acreditar que os planos de manutenção são elaborados com coerência de acordo com a longevidade e qualidade de cada componente!
Dada esta ocorrência na minha viatura fica tudo em equação, quando compramos um veiculo Porsche, estamos a pagar qualidade e rigor que a marca apregoa, os estaremos apenas a pagar uma grande marca, de qualidade questionável?
Quero acreditar que, embora o meu Porsche já se encontre fora da tradicional garantia do fabricante, dado que este componente não aguentou e falhou os testes de qualidade e durabilidade que a PORSCHE estabeleceu para o mesmo, que chegaremos a uma solução de comparticipação na reparação desta anomalia.

Uma certeza imperará com a resolução quer para bem, quer para mal desta situação, a continuidade de um cliente refidelizado a uma grande marca, ou o ganho de uma propaganda boca-a-boca de vergonha com apelo ao sucedido!

Quero enaltecer a gentileza dos funcionários do Centro Porsche de Leria, que mesmo lidando de perto com a minha insatisfação, não poupam esforços para arranjar soluções! São as Pessoas que ainda valem a estas Marcas!

Gostaria ainda de acrescentar que o meu Porsche, a quando da intervenção para colocação das ópticas, em Abril ultimo no Centro Porsche do Estoril, foi também submetido ao check-up dos 111 Pontos Porsche Approved, recebendo este mesmo certificado. Posto isto, quero acreditar que os Centros Porsche tem rigor ao elaborar estes tipos de diagnóstico e certificação!

Estou certo que chegaremos a um bom porto muito em breve!
Data de ocorrência: 20 de agosto 2020
18 de dezembro 2020
....continuo a insistir na falta de qualidade e garantia e longevidade dos produtos desta marca!!! Esta marca continua a alegar que a peça embora apenas indique que deverá ser revista aos 16 anos ou 240mil km, continuam a indicar que as peças são falíveis e passíveis de avarias das quais são alheios! Reitero que a responsabilidade assumida num livro de manutenção com a longevidade de um componente e este não o atinge, é o meu entendimento que , sendo comprovado que não houve negligência da minha parte, ser da Marca que indica!
Atenção quando tiverem a intenção de comprar um veiculo desta marca, ponderem alternativas.
Ricky Lobato avaliou a marca
6 de agosto 2021