Portal do Cidadão

Portal do Cidadão - Atendimento prioritário

Ana Rocha
Ana Rocha apresentou a reclamação
8 de maio 2019

Desloquei-me ao espaço do cidadão na loja do cidadão de Castelo Branco e ao tirar a senha reparei que as senhas prioritárias não existiam (estou grávida em fim de tempo). Desta forma, como também não havia cadeiras para me sentar, aguardei em pé. Quando fui chamada, a pessoa que estava no atendimento informou-me que a máquina mostrou esse erro logo pela manhã, apesar de haver senhas prioritárias para outros serviços disponíveis na loja. Alertou-me para o facto da lei referir que todo aquele que necessita de prioridade deverá deslocar-se ao balcão de atendimento e pedir a prioridade, quando esta não lhe é dada. Segundo a lei publicada no DR 1serie, n. 165, 29 agosto 2016, não há qualquer referência a este pormenor. O bom senso poderá justificar o pedido por parte da pessoa para que lhe seja dada prioridade. Outra questão que gostaria de deixar refere-se à impossibilidade de fazer a reclamação no portal do cidadão, pois o livro amarelo online só permite localizar entidades de determinados distritos.

Data de ocorrência: 8 de maio 2019

A pessoa que quiser prioridade tem de pedir, tal como diz no site da ASAE sobre o assunto.

"Deverá ser o interessado que cumpra com os requisitos a solicitar este direito"