Portal do Cidadão

Sandro Silva
Sandro Silva apresentou a reclamação
9 de julho 2020
Bom dia.
Venho por este meio expressar o meu descontentamento face ao que tem vindo a acontecer, a mim e a muitos portugueses. Compreende-se o efeito do Covid-19 no débil funcionamento e nos atrasos destes serviços, nomeadamente na criação/renovação/levantamento de passaportes e cartões de cidadão, mas meses depois e numa fase de desconfinamento as coisas deveriam trabalhar melhor.

Aumentaram a data de validade do cartão de cidadão até 30 de Outubro, no entanto preciso do cartão para efeitos profissionais, com urgência. Fiz mais de cem kms para conseguir uma vaga numa loja de cidadão para renovar o cartão e fui obrigado no preciso momento a seleccionar uma loja para proceder ao levantamento, semanas depois. Pois a loja que escolhi, poderia ter escolhido outra qualquer mas como não foi possível aceder e ver qual a loja que tinha datas mais próximas e então "arrisquei" na loja de São João da Madeira, a sua data mais próxima para agendar o levantamento é a 21 de Setembro! Enquanto que em Espinho por exemplo tinha data a 13 de Julho.

O motivo da minha queixa é o seguinte: estou há vários dias a tentar ligar para o número da loja do cidadão para fazer uma simples pergunta, se existe a possibilidade de enviarem o cartão para a loja de cidadão de Espinho. Não existe um email sequer para poder contactar por essa via e presencialmente tem estado caótico, como pude assistir quando renovei o cartão. É impossível entrar em contacto com esta entidade. Fico em modo de espera e nunca ninguém atende. Dizem repetidamente "se quiser deixar o seu contacto, entraremos em contacto consigo" mas isso continua a não acontecer e nem uma simples pergunta, que podia facilitar muito a minha situação e ser fundamental para a minha profissão, eu consigo fazer.

Não faz sentido responsabilizarem o Covid-19 pelas falhas que existem, o confinamento e o tele trabalho já passaram. Se há falhas, têm de ser corrigidas. Há tantas outras lojas e serviços que operam bem, normalmente, com todas as preocupações e medidas de segurança. Empreguem pessoal e alarguem o horário de trabalho no atendimento presencial ou para atenderem chamadas, na minha situação devem estar muitas pessoas, que nem sequer conseguem fazer uma simples questão. Já esperamos meses e agora que os serviços estão operacionais, deviam ser eficientes e rápidos.
Data de ocorrência: 9 de julho 2020
Sandro Silva
Sandro Silva avaliou a marca
8 de setembro 2022

Trata-se de um serviço público e obrigatório. Durante a pandemia houve situações mal geridas mas compreende-se pela dificuldade que todos ultrapassamos.