17.1
1 Galp 87.6
2 Floene 87
3 E-REDES 79.2
Portgás17.1
REN Portgás Distribuição, S.A.

Portgás - Contrato celebrado baseado em mentiras

Miguel Peres
Miguel Peres apresentou a reclamação
7 de dezembro 2018 (editada a 4 de fevereiro 2019)
Há 4 meses atrás recebi em casa a visita do comercial da "Portgás" que me fez a proposta de me instalar em casa a canalização de gás natural e o esquentador por +- 89€, ou seja, 39€ pagos à "Portgás" para a instalação das tubagens do gás e +- 50€ para 2 tubos de água que iriam ser necessários para a montagem do esquentador sendo a montagem do esquentador oferta com o contrato, questionei o senhor (que se apresentou como Marco e que nem na cópia do contrato que me deixou se indentifica de outra forma senão apenas como Marco), se não tendo logo de imediato o esquentador comigo se iria haver problema, ao que o mesmo me disse que não, bastava entrar em contacto com eles ("Portgás") e que mandariam a equipa da empresa "Octavio Morgado" responsável pelas instalações proceder à instalação do esquentador, aceitei as condições, e passado uns dias tinha a instalação do gás em casa, o esquentador só chegou uns dias mais tarde.
Entrei em contacto com a "Portgás" para que enviassem a equipa da "Octavio Morgado" para proceder ao restante da instalação, 3 meses e 4 telefonemas depois, nada de instalação, até que eu "apanhei" aqui na rua uma carrinha da dita empresa "Octavio Morgado" e liguei directamente para eles tirando o número que estava na publicidade da carrinha, recebi a visita de um senhor acompanhado do filho menor de idade, 2 semanas depois e após já terem combinado comigo uma visita a uma hora e ninguém ter aparecido e não terem dito nada, pelo que me leva a acreditar que tanto a "Portgás" como a "Octavio Morgado" são empresas nada sérias e com pessoas nada profissionais, não respeitando os clientes nem os compromissos que assumem com os mesmos, este senhor da Morgado diz-me que a instalação dos tubos de água iria custar no mínimo 80€ mais 35€ de instalação do esquentador e mais mão de obra ao que eu não aceitei e disse que já tinha sido feito um contrato com a "Portgás" com o comercial em que estava previsto esta instalação do esquentador de oferta que apenas teria de pagar os tubos da água, para meu espanto o senhor responde que o vendedor pode dizer o que quiser quem sabe é ele e é esse preço e mais nada, de imediato pedi ao senhor que saisse de minha casa e apresentei uma reclamação junto da "Portgás" que passado 2 ou 3 dias foi respondida através de chamada telefónica.
Quem falou comigo indentificou-se como sendo o responsável de vendas de Vila Nova de Gaia e disse que estava tudo correcto que era normal e usual a oferta da instalação do esquentador na instalação do gás natural, logo após a dizer isto, não sei se alguém perto dele o fez desligar a chamada, ou o próprio apercebendo-se de que tinha acabado de me dar a razão, desligou e não tive mais contacto da "Portgás", voltei a fazer nova reclamação e a "Portgás" simplesmente ignora e vai deixando passar o tempo.
Ando á 4 meses a pagar faturas á Galp de 2€ por um serviço que não posso utilizar pois estes senhores não querem assumir a responsabilidade do que o seu comercial acordou comigo em minha casa de uma forma fraudulenta e sem escrúpulos não se identificando no contrato devidamente e não discriminando todas as condições que prometeu aquando a assinatura do mesmo.

Actualização:
Em Dezembro recebi a visita de 2 representantes da "Portgas" que me garantiram que os técnicos da "Octavio Morgado" viriam colocar os tubos de água por 80€ + iva para eu poder montar o esquentador no sitio, aceitei ser eu a montar o esquentador pois estou cansado e farto da vossa incompetência e maneira pouco séria de tratar os clientes e de desculpas esfarrapadas e estúpidas que não justificam nada, já passou 1 mês e nada até agora, contactei a "Octavio Morgado" e agora os valores já não são 80€ + iva e 35€ da montagem do esquentador, esses senhores agora querem 180€ + iva apenas por 2 tubos de água sem montagem do esquentador.
Ao contactar a "Portgás" a conversa é a mesma de sempre, vão fazer uma reclamação interna e reportar a situação para que entrem em contacto com a "Octavio Morgado" e blá blá blá... e o resultado é que os meses vão passando e eu não usufruo do serviço de gás que paguei á "Portgás" para instalar e que ainda nem sequer foi inspeccionado e que eu todos os meses estou a pagar á Galp.
Considero isto uma afronta, uma total falta de respeito e uma gozação completa por parte da empresa "Portgás" e "Octavio Morgado", e o mais triste é que não existe de facto um organismo competente em portugal que impeça estas empresas de "não" trabalharem desta forma.
Data de ocorrência: 7 de dezembro 2018