57.4
Portvias - Portagem de Vias, S.A

Portvias - Custos administrativos não aplicáveis

Maksym Zaremba apresentou a reclamação
3 de julho 2020
No dia 30 de Junho recebi carta da Globalvia para cobrança de taxa de portagem no valor de 7.92 euros devido a não pagamento de portagens na data 2019-06-08. Em primeiro lugar, durante primeira semana depois de passar no portagem esperei a carta com os dados para pagamento - nunca recebi. Também fui ao CTT confirmar se tenho algum pagamento de portagem pendente e não me foi apresentado nenhum pagamento pendente. Disseram que posso ver todos pagamentos pendentes no portal de CTT online e não tinha nada, aliás ate hoje não tem nada. Fui verificar a situação no portal das finanças e não tinha nada relativamente ao pagamento de portagem pendente. Em segundo lugar não foi enviada para a minha residência nenhuma carta da empresa Portvias a indicar que teria este pagamento em falta dentro do prazo legalmente estipulado. Por fim, entreguei a declaração de IRS em Abril e tinha situação das finanças regularizada, ou seja sem qualquer divida pendente.

A primeira indicação que recebi foi no dia 30 de Junho de 2020. A vossa empresa não me notificou por carta a dar conta desta divida, nem actualizou os dados com CTT não me dando oportunidade de regularizar a questão sem aplicação dos custos administrativos. A empresa falhou ao não enviar para cobrança de portagem e falhou ao não notificar o utente da divida que lhe foi atribuída.

Por isso, a aplicação de custos administrativos é ridícula porque a falha de notificação foi por sua parte e não é por minha. Como ja foi dito, eu queria pagar a portagem nas primeiras duas semanas depois de passar a portagem. Por favor envie-me detalhes de pagamento SEM custos administrativos por motivos descritos acima.

Nº de aviso de cobrança: 152012032375

Valor a pagar: 7,92 EUR (3,50 EUR taxas de portagem, 4,42 EUR custos administrativos)

Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 3 de julho 2020
15 de julho 2020
Passou duas semanas e não recebi resposta nenhuma. Nem por aqui nem por email que foi enviado para apoioaocliente@portvias.pt. No site de CTT continua não mostrar nenhum pagamento em divida.
Esta resposta tem um anexo privado
Portvias
16 de julho 2020
N / REFª DCP / SAC / 20 / 431210

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 15-05-2020.

Fátima Marques
(Apoio ao Cliente)
16 de julho 2020

Depois de passar no portagem, no dia seguinte fui a loja de CTT onde me disseram que não tenho nada para pagar e que posso consultar a situação através do site: https://www.ctt.pt/forms/portagens-em-divida. Consultei o site diariamente e não apareceu nada. Até hoje não apareceu nada pendente. Sinceramente, eu acho que isso é uma esquema de burla. Quantas pessoas vão de ferias e não tem possibilidade de dirigir-se ao CTT durante primeiros 5 dias? Porque não enviam nenhuma notificação por sms, email ou carta antes de cobrar os custos administrativos?
Portvias
29 de julho 2020
N / REFª DCP / SAC / 20 / 439145

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 29-07-2020.

Fátima Marques
(Apoio ao Cliente)