57.4

Portvias - Infração 2014-04-28/ 20-35-sv

Francisco Gaspar
Francisco Gaspar apresentou a reclamação
1 de janeiro 2019

Venho pelo presente demonstrar o meu total desagrado e espanto perante o facto de ter recebido na minha morada uma citação postal, enviada por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, relativamente à existência de um processo de execução fiscal referente a 2 portagens, datadas de 28-04-2014, afectas ao meu veículo, sobre as quais nunca terei sido devidamente informado e que deram origem à existência de uma coima no valor de 88,50€, somados ao valor apresentado na citação postal (26,44€), quando o valor das portagens é de 6,70€.

O meu desagrado e a minha reclamação nada têm a ver com a justiça ou não do valor em causa (que serão, julgo eu, baseados na lei em vigor) mas sim com a falha no processo de comunicação entre a Portvias e a minha pessoa, de forma a evitar a abertura dos processos junto da AT.

Desde o dia a que se refere esta situação e a presente data já procedi ao normal pagamento de inúmeras portagens. Tratando-se estes pagamento de portagens pagas quer dentro do período de 5 dias (via CTT) quer após este período (mediante recepção da informação através de carta enviada pela Portvias para a minha residência).

Esta nova realidade que se levanta com este processo leva-me a ter uma total sensação de descredibilização da empresa e dos seus valores, bem como do seu procedimento no que respeita à notificação de dívidas aos utentes que utilizam as vias por si geridas. Esta sensação até aqui não existia, uma vez que qualquer lapso no pagamento dentro dos primeiros 5 dias, segundo o meu pensamento e a minha ideia, dariam origem a uma carta onde estaria referida a forma rápida de regularização da situação, evitando-se assim a necessidade de ser aberto qualquer processo na AT.

Pelo presente, solicito a vossas excelências a análise do caso supracitado, bem como de eventuais portagens que ainda se encontrem em dívida relativamente ao meu veículo.

Tenho em minha posse toda a documentação relativo ao caso e apresento a minha total disponibilidade para a sua resolução da forma mais célere possível.

Por forma a evitar a necessidade de pagamento de juros/ custas administrativas/ coimas, e, mais uma vez informo, mostrando a minha total disponibilidade para que seja evitado um novo processo deste género, tendo o mesmo partido de algo que se pressupõe como óbvio (i.e. uma primeira notificação da vossa parte para a residência dos utentes que utilizam as vias por vós geridas), aguardo uma resposta o quanto antes.

Data de ocorrência: 1 de janeiro 2019
Portvias
10 de janeiro 2019
N / REFª DCP / RD / 19 / 363528

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 14-01-2019.

Fátima Marques
(Apoio ao Cliente)