Portway

Daniela Vilela
Daniela Vilela apresentou a reclamação
11 de outubro 2018
Boa noite,
Na passada 2ª feira dia 08-10-2018 viajei de Budapeste para Lisboa no voo da Wizzair n.º W62393. O voo chegou a Lisboa mais cedo do que o previsto, por volta das 19h. Estivemos cerca de 1h30 à espera das as nossas malas, no tapete 5, sem que ninguém conseguisse explicar o porquê do atraso. Dirigi-me à loja da Portway onde a Srª que estava de serviço, informa que não tinha conhecimento de nenhum atraso ou problema técnico com os tapetes. Prontamente, entrou em contacto com os seus colegas, onde lhe foi dada a indicação que as malas já estavam prontas a ser enviadas. Assim, dirigi-me de novo ao tapete e de facto as malas estavam a ser expedidas. Mas não eram as do meu voo. Era a bagagem do voo seguinte da Easyjet que vinha da Madeira e que tinha a entrega prevista de bagagem, meia hora depois da nossa. Farta de esperar, voltei-me a dirigir à Portway onde coloquei em causa toda a gestão que é feita durante a entrega da bagagem. Reclamação infrutífera, porque de facto as lojas de apoio não conseguem dar o suporte e a resposta necessária ao cliente. Voltei para junto do tapete e entretanto no meio da bagagem da Madeira começa, finalmente, a surgir a bagagem do meu voo. Por acaso, uma das pessoas que viajava comigo, decidiu abrir a mala para retirar o tabaco que tinha acabado de comprar nas lojas do aeroporto de Budapeste e qual não é o seu espanto ao verificar que a mala tinha sido mexida e que faltavam maços de tabaco. Dirigimo-nos pela 3ª vez à Portway e de seguida apresentámos uma queixa na polícia no Aeroporto. O facto de nos termos dirigido à Portway assim que demos conta da falta de tabaco, prende-se com o facto de que em Budapeste, as malas foram entregues à entrada do avião e colocadas no tapete rolante. Como estavam algumas pessoas para entrar no avião, estivemos a reparar como é que os Senhores do aeroporto tratavam as malas, sendo que estavam a ser imediatamente colocadas dentro do avião. Entre este momento e a descolagem do avião, passaram uns 10/15 minutos. No meio deste aparato, todos os que estavam comigo, inclusive eu, demos uma vista de olhos nas nossas malas ainda no aeroporto, sendo que aparentemente estava tudo bem. No meu caso em concreto, depois de chegar a casa e no final do dia, ao retirar os meus pertences da mala, verifico que está em falta uma bolsa pequena que continha objetos de valor. A bolsa vermelha com a designação Pierre Cardin, estava dentro de um bolso interno da mala. Garantidamente não ficou em Budapeste, nem ficou perdida. Poderia equacionar essa hipótese se não tivesse a certeza de ter colocado a bolsa dentro da mala, se ao meu colega não faltassem maços de tabaco e se não tivéssemos estado demasiado tempo à espera das malas. Apesar do valor dos objetos que me desapareceram não ser muito alto, o que está aqui em causa, é a qualidade e confiança num serviço ao qual o cliente é alheio. Eu posso escolher a companhia na qual vou voar, mas infelizmente, não posso escolher as empresas de handling que estão associadas ao meu voo. Certa de que não vou recuperar qualquer objeto, o meu intuito com esta comunicação é tentar ver respondidas, de forma plausível e coerente, algumas questões que agora se levantam. Porque é que as malas ficaram tanto tempo retidas? Existem câmaras de vigilância no ‘’backoffice’’ do aeroporto? Qual é o controlo que é feito aos funcionários quando entram e saem das instalações? Quais são os valores morais e éticos dos Vossos funcionários? Qual a confiança que se mantém na principal Porta de Entrada e Saída de pessoas do país? Segundo informações da Portway na passada terça feira de manhã, dia 09-10-018, não posso apresentar queixa por já ter saído do aeroporto. O que faz todo o sentido. No entanto, exijo uma resposta urgente e plausível para toda esta situação.

Atentamente,
Daniela Vilela