Powerplanetonline Marca Recomendada Marca do Mês
Excelente
Excelente
LEASK S.L.

• +351215553038
  • Calle Balsón de Guillén 8, Pol.
    Ind. El Saladar,
    30850 Totana, Murcia (Espanha)

Powerplanet - Não assume garantia de produto com defeito

Sérgio Oliveira
Sérgio Oliveira apresentou a reclamação
27 de setembro 2018
No passado dia 11/9/2018 comprei na powerplanet uns earphones da marca MEIZU EP52 que custaram 41,72€ já com os portes incluídos. No dia 14/9/2018 recebi a encomenda e fiz um pequeno teste para ver se funcionavam. Liguei-os, emparelhei com o meu smartphone e coloquei uma musica por breves instantes. Tudo parecia estar a funcionar bem. No dia 17/9/2018 tive a primeira utilização intensiva, que viria a ser unica. Sai para correr e levei os earphones. Notei que a conectividade com o meu smartphone apresentava muitas quebras e o som não era nítido. Ouvia-se muito ruído tipo grão. No dia 19/9/2018 abro incidente na powerplanet através do formulário próprio na pagina de internet da loja. No dia 21 é feita a recolha do aparelho em minha casa como combinado com a assistência. Dia 24/9 dá entrada no departamento de diagnósticos e dia 26/9/2018 recebo um e-mail a informar que não assumem reparação uma vez que o problema é da humidade que tem no conector do carregador e que o defeito foi provocado por mim!!!! Não aceito tal decisão, primeiro porque o tempo de utilização e o tempo que tive o aparelho na minha posse não foram suficientes para que fosse necessário efectuar carregamento. Segundo, porque o principal motivo que me fez escolher este modelo em detrimento de outros foi o facto de ter a característica IPX5 uma vez que será para usar na pratica desportiva e a marca (MEIZU) anuncia na sua página oficial que é à prova de água. A marca anunciando que é à prova de água, não faz qualquer sentido a powerplanet fugir à sua responsabilidade de assumir a reparação ou mesmo a substituição do aparelho tentando responsabilizar-me pela anomalia.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2018
Bom dia, Sérgio:

Como você indicou, o artigo tem uma resistência à água certificada pelo fabricante, mas depende, entre outras coisas, que a tampa do conector de carregamento esteja bem fechada. Neste caso, a tampa não foi fechada correctamente durante o uso e os líquidos entraram no interior e danificaram os auriculares. Na verdade, o interior do conector de carregamento mostra sinais claros do estrago por este motivo, como pode ver na fotografia que lhe anexo.

Por outro lado, você indica datas inexactas que poderia confundir outros usuários do site. Você faz a compra no dia 7 de Setembro e não no dia 11, como diz. De acordo com a entrega pela empresa de transporte que você mesmo assinou, a entrega foi feita no dia 11 de Setembro e não no dia 14, como também indica. Por último, você abre a incidência na nossa plataforma de suporte, indicando o mau funcionamento do artigo no dia 18 de Setembro, uma semana depois de recebê-lo, por isso teve o o tempo suficiente para usar o artigo, tê-lo carregado várias vezes, dado que tem uma duração máxima de 8 horas, e para que tenha ocorrido a filtração de líquidos que os danificaram.

Finalmente, gostaria de esclarecer que em nenhum caso recusamos assumir a reparação do artigo na garantia, mas leve em conta que só pode ser aplicada quando o mau funcionamento é devido a um defeito de fabricação e não pelo uso inadequado do artigo, como é este caso, pelo que não podemos aceitar a solicitação que faz.

Cumprimentos.
Bom dia, Sérgio:

Cumprimentos.
Sérgio Oliveira
27 de setembro 2018

Antes de mais deixem-me agradecer por finalmente responderem em português.

Como já disse várias vezes nas mensagens que trocamos, não utilizei em momento algum o carregamento dos earphones porque eles vinham com carga completa. Aliás, o defeito pelo qual acionei a garantia foram problemas com emparelhamento e som defeituoso. Por isso, a foto que colocam em anexo pode ser de outro aparelho que não o que vos enviei. O descartar da responsabilidade da vossa parte, passando a culpa da não conformidade para mim só por si nao chega. Como comerciantes na união europeia certamente devem conhecer a lei das garantias e a expressão que nela consta "inversão do ónus da prova". Mas para o caso de não conhecerem eu explico, inversão do ónus da prova significa que é da vossa responsabilidade provar que o produto não estava defeituoso quando eu o comprei.
Uma vez que é vossa politica fugir há responsabilidade de dar garantia aos produtos que vendem, e para tal basta fazer uma pequena pesquisa na internet que nos deparamos com dezenas de casos irei reportar a situação a todas as instâncias que me ocorrerem. Não é pelo valor pago, mas porque situações como estas não podem ficar esquecidas.
1 de outubro 2018
Olá de novo, Sérgio:

Claro que somos cientes da Lei de Garantias e cumprimos escrupulosamente. Na verdade, a presunção estabelecida em relação à Lei de Garantias em relação à inversão do carga da prova para a qual se refere, é aplicável, excepto quando é incompatível com a natureza da não-conformidade para apresentar o artigo. Neste caso, os seus auscultadores estão danificados por terem estado em contacto com algum tipo de líquido, pelo que a presunção não seria incluída.

Além disso, não estamos a falar de que tenha carrergado os ausculatadores ou não, mas o líquido que tenha danificado os fones entrou ao não estar correctamente fechada a tampa que cobre o conector, tendo como consecuencia o mau funcionamento pela qual você indica.

Se tiver outras dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco por meio da incidência em que está a ser tramitado o seu caso na nossa plataforma de suporte.

Cumprimentos