LEASK S.L.

30850 Murcia - Espanha

info@powerplanetonline.com

Powerplanet - Pocophone f1

Antonio Guerra apresentou a reclamação

No passado dia 19Out2018 adquiri à Powerplanet, uma loja online espanhola c que nunca tinha tido nenhum contacto anterior, um telemóvel Pocophone F1.

O telemóvel funcionou adequadamente até meados de Dezembro, altura em que começou a ter problemas intermitentes de acesso à câmara fotográfica frontal (o écran ficava verde...), situação que verifiquei na Internet corresponder a um problema "algo frequente" no Pocophone F1. A avaria obrigava a acções de power on/ power off, mas a determinada altura o telemóvel deixou de carregar como era normal.

No dia 16Jan2019 enviei, conforme estabelecido contratualmente, o telemóvel para Espanha ao abrigo da Garantia. No dia 21Jan2019 tive a confirmação por mail de q o telemóvel estava a ser avaliado pelos Serviços "Técnicos" da Powerplanet. No dia 29Jan2019 recebi um mail a dizer q o telemóvel n podia ser reparado pela Powerplanet ao abrigo da Garantia pq os "selos" estavam partidos o q significava ter havido uma intervenção anterior fora da Powerplanet...

Esta desculpa é manifestamente falsa, pelo q depois de alguns mails adicionais em q me foi proposta a compra de outro telemóvel me convenci q estava a lidar c uma empresa fraudulenta.
Agora q recebi o telemóvel de volta e estou a tentar encontrar uma solução, percebo q tecnicamente o problema é difícil de resolver pelo q se tornam claras as razões pelas quais a Powerplanet demorou cerca de 10 dias a perceber q os "selos" estavam partidos(!!!)e acabou por optar pela posição fraudulenta de invocar essa desculpa(!!!).

Olá, Antonio:

Como lhe disseram no serviço técnico e como aparece nas condições do site, a garantia não cobre a reparação dos artigos que foram manipulados por pessoas externas da nossa empresa. No seu caso, não apenas os selos de garantia foram rotos, também o resto dos parafusos e componentes do terminal mostraram sinais muito claros de terem sido manipulados, portanto, só podemos reiterar a nossa posição neste caso. Lamentamos que tenha esta percepção, mas devemos basear-nos nas evidências que temos.

Antonio Guerra adicionou uma resposta

Evidentemente q, uma vez q não tentei sequer abrir o telemóvel, não posso confirmar se os selos estavam destruidos e, caso estivessem, se esse destruição aconteceu antes da compra ou depois do envio para reparação. Diversas coisas s neste momento totalmente claras: agora os selos estão realmente destruídos, a responsabilidade desta situação só pode ser dos serviços técnicos da Powerplanet e é o Cliente (!!!) q está a tentar resolver um problema q, ao q parece, até é um problema conhecido de fábrica nos Xiaomi Pocophone F1.

Aliás, o facto de a Powerplanet ter demorado 10 dias a invocar a "justificação oficial" de q os selos estavam destruídos e o facto de se ter recusado, depois, a tentar fazer uma reparação mesmo q fora do da Garantia dá indícios claros do q se passou e das dificuldades técnicas q estiveram na origem deste "procedimento"...

A tentativa de reparação q fui obrigado a fazer em Portugal já demonstrou q o problema não deve ser nem de Software nem do Hardware da Câmara fotográfica e está provavelmente num defeito de fabrico do circuito impresso principal. É claro q estas placas multilayer s caras e a identificação e resolução do problema leva tempo e exige um grau de competência técnica q n abunda por aí... É muito mais "fácil" dizer q os selos estão partidos!!! Mas, ao mesmo tempo, é um "procedimento" lamentável!!!

Olá, Antonio:

Em nenhum momento houve menção ao custo da reparação da nossa parte. Como já indicamos, os critérios pelos quais a reparação de um artigo pode ser feita com garantia ou não, são aqueles que aparecem nas condições de garantia do nosso site e não se referem a critérios de custo em nenhum momento. Se o terminal fosse recebido sem manipular, teria sido reparado ou substituído, se assim fosse necessário, sem qualquer tipo de problema, independentemente do custo desta operação.

Durante o tempo decorrido desde que recebemos o terminal até que indicamos a situação de exclusão da garantia, não foi feita nenhuma operação pelos nossos técnicos, dado que estava à espera que fosse a sua vez de reparar.

Lamentamos que tenha esta percepção; mas, como indicamos, não podemos proceder de outra forma pelas circunstâncias.

02 Abr2019
Antonio Guerra adicionou uma resposta

Eu também não disse q houve menção ao custo da reparação da vossa parte!!! Mas já q falam nisso, posso dizer q qd perguntei se a Powerplanet poderia resolver o problema, mesmo q fora da Garantia, foi-me sugerida a compra de outro telemóvel... O q digo para final de conversa é q: 1) o telemóvel avariou c uma situação q infelizmente n é invulgar nos Xiaomi Pocophone F1 2) a Powerplanet invocou, para evitar a reparação ao abrigo da Garantia, uma "violação" q n é da minha responsabilidade 3) qd confrontada c a hipótese de fazer uma reparação fora da Garantia, a Powerplanet n teve capacidade técnica para o fazer e sugeriu uma segunda compra!!!

O ridículo da situação é q, agora, estou eu a tentar resolver um problema técnico q a Powerplanet tinha obrigação de me ter ajudado a resolver caso tivesse a necessária competência técnica, mesmo q c custos adicionais para mim!!! E, sendo assim, caso venha a ter necessidade de comprar um segundo telemóvel (o q parece provável pq, aparentemente, o problema é mesmo difícil/ caro de resolver...), vou ter de encontrar um Fornecedor alternativo.

02 Abr2019

Olá Antonio:

Como indicado pelos meus colegas no seu momento, não podemos enfrentar o custo da reparação de um artigo que foi manipulado por varias pessoas alheias à nossa empresa pois não sabemos as operações que se realizaram no mesmo. Como lhe foi indicado, este é o motivo pelo que não foi feito o orçamento da reparação e foi recomendado a alterantiva de realizar uma nova compra, fazendo um desconto no preço como deferencia, não por uma questão de capacidade técnica.

Se tiver cualquer dúvida ao repeito pode contactar connosco a través do nosso serviço de Suporte técnico.

03 Abr2019
Antonio Guerra adicionou uma resposta

A insistência em dizerem q o telemóvel foi manipulado por pessoas alheias à Powerplanet é parte do problema!!! Eu não sei se a manipulação "anterior" q é referida (a ter acontecido, coisa q eu desconheço!!!), n terá sido realizada pelos técnicos da Powerplanet q terão depois abandonado a ideia de conseguir fazer a reparação... O q eu sei é q o problema detectado é infelizmente "habitual" nos Xiaomi Pocophone F1, pelo q a Powerplanet poderia, se tivesse capacidade técnica para isso, ter feito a reparação independemente da discussão legalista da "manipulação fantasma"... e volto a insistir para q não haja dúvidas, ainda q isso tivesse custos para o Cliente!!!

Custos adicionais q, como calculam, vou ter no cenário actual... vou sempre ter de pagar uma eventual reparação, agora realizada em Portugal, por uma entidade q nada tem a ver c a origem deste problema, e apenas pq tem uma competência técnica superior à da Powerplanet.

Já agora, talvez fosse bom tentarem entender o seguinte: o desconhecimento de eventuais "operações" realizadas anteriormente n impede a reparação de um equipamento electrónico, qd muito pode condicionar a selecção dos passos a seguir...

03 Abr2019

Olá Antonio:

Acho que ambas posturas estão claras e temos pontos de vista diferentes da mesma situação. Se houver qualquer outra coisa em que possamos ajudá-lo, temos as portas abertas para atendê-lo pelos nossos canais de comunicação habituais.

Antonio Guerra adicionou uma resposta

Concordo e faço votos para q situações similares possam ser avaliadas eticamente pela Powerplanet, propondo soluções q minimizem prejuízos desnecessários para os Clientes.
Nestas circunstâncias, vou dar a queixa como "Resolvida".

Antonio Guerra alterou o estado para Resolvida
Antonio Guerra avaliou a marca

É uma mera loja comercial c tudo o q de negativo, em termos técnicos, isso implica. O objectivo é apenas o lucro, s terem assegurado uma rectaguarda técnica capaz de lidar c os problemas difíceis postos pela "mortalidade" de equipamentos electrónicos. E, pelo q percebi, sem grande preocupação c o grau de satisfação dos Clientes.
Não é, infelizmente, caso único na Península Ibérica!!! Curiosamente, ou talvez não, os únicos casos de adequdo suporte comercial (para situações q n se conseguem resolver tecnicamente) têm-me chegado da China......