Powerplanetonline Marca Recomendada Marca do Mês
Excelente
Excelente
LEASK S.L.

• +351215553038
  • Calle Balsón de Guillén 8, Pol.
    Ind. El Saladar,
    30850 Totana, Murcia (Espanha)

Powerplanet - Recusa de garantia por motivo fútil - desonestidade

Carina Mendes
Carina Mendes apresentou a reclamação
20 de agosto 2019
O meu objetivo com esta reclamação não é obter uma resposta da entidade porque isso já eu tentei por todos os meios e já percebi que é em vão. O meu objetivo é tornar a minha experiência publica para que outros utilizadores não venham a cair no meu erro que eu caí, acabando por ser lesados por uma situação que lhes é alheia.

Em finais de novembro passado adquiri um computador portátil na loja online espanhola PowerPlanetOnline. Como o mesmo tem apresentado algumas falhas, optei por requisitar uma intervenção em garantia ao mesmo. Apesar de estas falhas terem começado pouco depois da aquisição do portátil, o mesmo fazia-me falta para as aulas, por isso optei por requisitar a intervenção técnica somente durante as férias escolares.

A PowerPlanetOnline rapidamente se prontificou a recolher o equipamento em minha casa para então verificar qual seria o problema e a solução do mesmo. Fui entretanto contactada pelos técnicos da loja no próprio dia em que o computador chegou à PowerPlanet, dando indicação de que o meu portátil tinha sido sujeito a uma intervenção de terceiros e encontrava-se, portanto, fora de garantia. Isto causou-me muita estranheza uma vez que nunca sujeitei o portátil a qualquer intervenção, até porque percebi logo muito cedo, após as primeira falhas, que o mesmo teria algum problema e teria que ser sujeito a uma intervenção em garantia. Assim, perguntei aos técnicos qual o motivo pelo qual estavam a afirmar que o portátil tinha sido sujeito a uma intervenção por parte de terceiros. E o que me foi dito é que o mesmo não continha um autocolante que deveria estar colado em cima de um dos parafusos na base do computador!

Eu não posso afirmar com certeza se o computador dispunha ou não do tal autocolante quando o adquiri – até é muito provável que sim. No entanto, e sendo este um computador portátil, acredito que muito provavelmente o mesmo se desprendeu ao ser carregado na mochila ou até mesmo enquanto trabalhava nele pousado no colo ou em qualquer outra superfície. Até porque estamos a falar de um autocolante muito pequeno (tendo em conta a foto que me enviaram).

Sinceramente, a mim parece-me pura e simplesmente um ato de má-fé, basear a garantia de um equipamento num autocolante que tem grande probabilidade de se perder, considerando o local onde está colocado. Isto não me parece uma atitude correta e por isso gostava que esta situação fosse corrigida.

Como tudo isto me pareceu extremamente injusto, corri atrás dos meus direitos. Em primeiro lugar contactei a Deco (da qual sou sócia), que me informou que, considerando que esta é uma entidade com sede fora de Portugal, não podiam fazer qualquer intervenção junto da mesma. Sugeriram que contactasse o Centro Europeu do Consumidor. Fiz isso e eles indicaram que não faziam intervenções junto de entidades e sugeriram que fizesse uma reclamação na Plataforma de Resolução de Litígios em Linha da Comunidade Europeia (à qual a PowerPlanet ainda não respondeu e muito provavelmente não responderá uma vez que não é obrigada a fazê-lo).

Posto isto perguntei então qual era a alternativa para fazer valer os meus direitos e o que o Centro Europeu do Consumir disse é que na verdade não há alternativa sem que tenha custos. A alternativa é o tribunal. Aparentemente, uma vez que a compra foi feita junto de uma entidade espanhola e em Espanha (mesmo online), impera a legislação espanhola. E esta diz que os prazos para intervenção em garantia são de 6 meses e após este período será necessário que o utilizador prove que se trata de um defeito e não resultado da utilização. No meu caso isso é impossível uma vez que tudo gira em torno do tal autocolante em falta - não há autocolante, o equipamento fica automaticamente fora de garantia.

Esta situação revelou-se frustrante não pela falta da reparação nem pelo valor do equipamento (que por acaso até era baixo), mas sim pela violação dos meus direitos enquanto consumidora e da maneira pouco ortodoxa de arranjar forma de escapar ao período de garantia de 2 anos que é imposto em todos os países da UE. Se a PowerPlanet o faz, o que impede qualquer outro comerciante de o fazer também? Basta colar um pequeno autocolante num sítio estratégico, onde este caia facilmente fruto da utilização normal e pronto! Está assegurada a fuga à garantia!

Anexo a foto do dito autocolante (que pedi gentilmente à PowerPlanet que me fornecesse) para que fique ainda mais clara a situação que descrevo - trata-se de um autocolante muito pequeno, colado por cima do buraco do parafuso!
Data de ocorrência: 20 de agosto 2019
Olá, Carina:

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que "o adesivo" a que nos indica é, na verdade, o selo de garantia colocado pelo fabricante para verificar se os dispositivos são manipulados por outras pessoas. Isto acontece com qualquer dispositivo electrónico que possa adquirir e a manipulação dos selos de garantia é motivo de exclusão da garantia em qualquer caso, independentemente do artigo sobre o qual estamos a falar e de qual seja o fabricante.

Como foi informado pelo serviço técnico, o seu portátil mostra sinais de manipulação por parte de pessoas fora da nossa empresa dado que os selos de garantia foram removidos, algo que pode ser facilmente visto nas fotos que foram enviadas no seu momento, e que poderá ver como ainda há restos do próprio selo no portátil.

Por último, esclarecer que a garantia espanhola é de 2 anos desde que o artigo é recebido, como indicamos no nosso site e como poderá verificar se o deseja, consultando o texto consolidado da Lei Geral para a Defesa dos Consumidores e Utilizadores; embora, no entanto, esteja sujeito a uma série de condições que devem ser cumpridas para que seja válida e no seu caso, por ter os selos de garantia manipulados, não cumpre.

Cumprimentos.
Carina Mendes
Olá,
Não estou a colocar em causa o facto de ser um selo de garantia da marca. Estou a por em causa a afirmação da vossa parte de que o computador foi intervencionado por terceiros simplesmente devido ao facto de estar em falta o tal selo de garantia. Porque como expliquei, eu sei perfeitamente que o computador não foi sujeito a qualquer intervenção.

Continuo a afirmar que a colocação estratégica do selo na localização em questão e mesmo o reduzido tamanho do mesmo denotam simplesmente uma coisa: má-fé! Eu tenho um outro portátil, da marca Lenovo que utilizo já há mais de 2 anos e continua com 2 selos (da marca e do Windows) colados na base até ao dia de hoje. porque estão bem colados e possuem uma dimensão adequada, que os torna seguros. Agora se a culpa é da PowerPlanet ou do fabricante...pouco me importa a mim isso. O que realmente me importa é que quem vai ter que ficar com um computador defeituoso sou eu, e não a PowerPlanet ou a marca.

Vou dar a reclamação como resolvida porque como afirmei o meu objetivo não é resolver coisa nenhuma com a PowerPlanet. Já percebi que não vale a pena. Queria sim alertar outros clientes para este tipo de situação para que outros não sejam apanhados de surpresa como eu fui.

Muito obrigada.
Olá de novo, Carina:

Compreendemos que pode concordar mais ou menos com a colocação dos selos de garantia pelo fabricante; mas, como lhe indico, é o próprio fabricante quem determina que selos levam os seus produtos e em que lugar os coloca, sem que tenhamos qualquer tipo de intervenção nesse processo. Como deve entender, devemos basear-nos no fato de que o artigo falha depois de vários meses de uso e foi recebido com os selos de garantia manipulados, sem sabermos como foi feita a manipulação nem quem a fez.

Cumprimentos.
Ver perfil de
15 de julho 2020

Power Planet, NUNCA MAIS!" Também estou com problemas com eles...

Isto nunca ficou resolvido. Mandei levantar o computador e agora está lá em casa a servir de elemento decorativo porque acabei por comprar outro.