Powerplanet

Powerplanet - Telemóvel Huawei P8 sem garantia por suposta manipulação

20849318
João Costa apresentou a reclamação

Exmos. Senhores,

Adquiri 07/09/2017, um Huawei P8Lite desbloqueado, na PowerPlanetOnline, para minha utilização pessoal.
Estranhei logo ao iniciar ao telemóvel o aparecimento do logo da Vodafone, uma vez que o telemóvel seria livre de operador. No entanto, e uma vez que o seu funcionamento não era afetado, pensei apenas ser uma questão de software, tendo o telemóvel funcionado sem qualquer problema.
Há uns meses atrás começou intermitentemente a dar erros de leitura do cartão SD, com indicação que estaria danificado, sendo que continuava a ler o conteúdo do mesmo e mesmo as aplicações lá instaladas funcionavam de forma correta, pelo que fui protelando a reclamação sobre o mau funcionamento.
Acontece que, no dia 20 de Junho, o telemóvel deixou de conseguir captar rede wi-fi, sendo que procedi ao hard reset e tudo continuava na mesma, pelo que contactámos o v/ distribuidor, através do ticket com a RMA n.º ***268-22BE828C-03FB* , tendo remetido o telemóvel então para os serviços técnicos destes.
Qual não é o meu espanto, quando, no dia 16 de Julho, os serviços técnicos responderam ao pedido de ativação de garantia com a indicação de que o mesmo não estava abrangido, dado que os selos de garantia tinham disso quebrados, enviando-me as fotos em anexo.
Expliquei aos serviços deles que era impossível, dado que o telemóvel nunca tinha saído de minha posse, e nunca tinha sido alvo de qualquer intervenção, mantendo estes a sua posição de não abrangência da garantia, e que se quisesse que estes mandariam a minhas expensas e responsabilidade para a marca, ou então que me devolveriam o aparelho no estado em que se encontra, pagando eu obviamente os portes de envio (sendo que já paguei no sentido contrário)
Dado o explicado atrás coloco as seguintes questões:
- O telemóvel seria o chamado “refurbished”, dado que já trazia o software da Vodafone? Porquê de, sendo um telemóvel desbloqueado, trazer este software, apesar de não ter qualquer bloqueio?
- Não deveria então ser informado desse facto, no caso de ser?
- Se houvesse algo que alterasse as condições da garantia, não devia ter sido informado desse facto?
- Quem retirou os selos de garantia de dentro do telemóvel, ao qual nunca efetuei nem mandei efetuar qualquer intervenção?
- Quem me garante que não foram os serviços técnicos da PowerPlanetOnline que retiraram esses selos? E com que intuito? Não tenho qualquer maneira de provar que foram, mas dado o exposto a dúvida persiste.
Após uma breve pesquisa na internet, verifiquei infelizmente que há situações com este distribuidor muito semelhantes no que toca a garantias e serviços técnicos, sejam estes de marca Huawei ou outros que revendem igualmente.
Ou seja tenho um telemóvel com menos de 1 ano que não funciona devidamente.
Lamento ver denegrida uma marca como a Huawei, da qual era fã, devido a má conduta, a meu ver, dos serviços técnicos de um revendedor.
UPDATE:
Após contacto com a Huawei Portugal, em virtude da tentativa da fuga à garantia e após conferência com a Huawei España, foi-me solicitado o IMEI do telemóvel em questão, tendo sido indicado o IMEI do telemóvel e presente na embalagem, sendo igual ao indicado na folha de RMA.
Após verificação da Huawei Portugal, o IMEI 862046034768853 corresponde a um equipamento P8 Single Sim e não Dual Sim como me venderam - https://consumer.huawei.com/pt/support/warranty-query/ - , daí aparecer o logotipo da Vodafone quando se liga o telemóvel e segundo os vossos serviços técnicos existirem sinais de manipulação.
Mais uma vez afirmo, não efetuei qualquer manipulação do equipamento, nem tenho conhecimentos para tal.
Em verificação no site da Huawei España, a Power Planet Online ou Leask SL não está indicada como "Centro de Servicio".
A Huawei Portugal estranhou o facto de, havendo Centros de Serviços em Portugal, porque não indicaram a utilização dos mesmos, tendo eu de enviar o equipamento para as vossas instalações.
Assim, e para que o assunto ficasse encerrado, solicitei que procedessem à reparação do telemóvel sem qualquer custo para mim ou então à substituição do equipamento por outro de igual valor, o que foi prontamente recusado por e-mail com um “não temos nada a acrescentar ao e-mail enviado anteriormente”.
Solicitei envio de comprovativo em como eram um centro de reparação autorizado Huawei, ao qual não obtive ainda resposta. É assim mantida a resposta e o Centro Huawei de España remete o assunto para a Huawei Latina, indevidamente.
Aguardo os vossos comentários.

Olá João Manuel:

As condições de garantia expostas no nosso site indicam que a garantia será anulada caso o artigo tenha sido manipulado por pessoas externas à nossa empresa. Alegar que o terminal possa ter sido manipulado pelos os nossos técnicos não faz sentido porque você envia-o para as nossas instalações porque mostra um mau funcionamento, então o dano no terminal já está presente antes de enviá-lo para nós.

Se precisar de algum esclarecimento sobre o processamento de incidências, por favor, entre em contacto pelo o ticket que tem com o nosso serviço técnico e que está aberto no nosso sistema, pelo qual seguimos à espera de uma resposta sua à 13 dias. Agradecemos desde já que qualquer comunicação futura seja através dos meios que colocamos à sua disposição e não através de plataformas de terceiros onde não podemos atendê-lo.

Caro Jesús López,

estão a espera de uma resposta minha há 13 dias?

E há quantos dias estou eu à espera que me enviem um certificado em como são reparadores autorizados da Huawei?

Podem justificar-me porque o telemóvel aparece com o simbolo da Vodafone quando se inicia?

Ou nunca vou obter respostas a estas perguntas?

Se o telemóvel não foi manipulado pelos vossos técnicos, foi manipulado no vosso fornecedor. Ele chegou assim a mim e nunca foi manipulado por mim, nem por terceiros, durante o período de utilização.

Mas tendo em conta a vossa atitude perante este problema, perderam um revendedor e perderam um amigo.

E o caso não pode ser tratado pela vossa plataforma, porque a resposta é sempre a mesma, tem de ser tratada num sítio público, onde as pessoas vejam o que se passa, o que no meu entender é demasiado lamentável, mas a única maneira de resolver um problema que eu não criei.

João Costa

Olá novamente, João Manuel:

Como indiquei na minha mensagem anterior, qualquer questão sobre este assunto será respondida pelos meios de comunicação que colocamos à sua disposição para este fim e não através de plataformas de terceiros. Responda ao ticket de suporte técnico, o qual está a ser tratado e continua aberto. Muito obrigado de antemão pela sua colaboração.

Jesús,

então porque nunca me responderam a essas perguntas por aí?

Olá novamente, João Manuel:

Caro Jesús,

como não querem responder por aqui e só querem por privado, vou reservar o meu direito de colocar aqui todas e quais respostas que me enviem.

João Costa

Olá, João Manuel:

Por favor, responda ao ticket de suporte técnico, o qual está a ser tratado e continua aberto. Muito obrigado de antemão pela sua colaboração.

João Costa adicionou uma resposta

Como ficou evidente na vossa atitude, tive que pagar para receber o meu telemóvel, porque nem os portes consideraram.

E se eu vos compro alguma coisa, os portes ficam em 3.25€, mas como foi da assistência tecnica, foram 4.95€ e por transferência bancária.

Está pago, mas não está resolvido e perderam um cliente de revenda, não apenas um consumidor final, e depois de tanto tempo com boa experiência, lamento a vossa atitude e desconsideração.

No entanto, voltei a fazer as perguntas por email e não recebi ainda qualquer resposta nesse sentido.

Olá, João Manuel:

Muito obrigado pela sua colaboração.

Jesús López.

Powerplanet está a aguardar resposta do utilizador