Kalculrecord, Lda

Precision - Correia do alternador

Calado Rui
Calado Rui apresentou a reclamação
25 de janeiro 2016

No dia 7 de Janeiro de 2016, levei o carro pelas 8h00 da manhã à oficina Precision dos Olivais em Lisboa. A correia do alternador tinha saltado e precisava de ser reposta.

Foi o Senhor Camilo que me atendeu e esclareceu que estavam com muito trabalho e que me daria uma resposta ao final do dia.

O carro ficou na oficina para avaliação e ao final do dia o Senhor Camilo ligou-me e apresentou os problemas do automóvel, que tal como eu suspeitava era a correia da alternador que tinha saltado, e explicou-me também que deveria proceder à substituição do tensor e do amortecedor do tensor, pois aparentemente havia um desequilíbrio que deveria ser corrigido para evitar futuros incidentes semelhantes com a correia. Eu disse que sim, que aceitava a reparação total tal como indicado, mas que todo o custo associado apenas à correia do alternador não fosse contemplado, uma vez que a mesma tinha sido substituída na mesma oficina dos Olivais cerca de 6 meses antes – custo de mão de obra, correia e material de oficina rondou os 75€.

O Senhor Camilo concordou, referindo que já tinha reparado que o automóvel tinha estado para reparação da correia há pouco tempo e então não incluiria esse custo na fatura atual. O custo total assim ficaria por cerca de 360€. Referiu ainda que havia uns atrasos com a entrega do material e que apenas na 2ª feira seguinte, dia 11 de Janeiro, o carro estaria pronto.

Na 2ª feira logo pela manhã, o Senhor Camilo telefonou com notícias sobre o carro e que o mesmo estava arranjado – tensor, amortecedor do tensor e correia substituídos – e pronto a ser levantado.
Respondi que durante esse dia passaria pela oficina e foi então que o Senhor Camilo referiu que o carro custava um pouco a pegar. Perguntei em que situação e em que condições, pois nunca até à data esse problema se tinha manifestado. O Senhor Camilo disse que à 2ª tentativa o carro pegava e que tirando isso o carro estava ótimo. Como era um problema que eu nunca tinha experimentado depois de 17 anos com o carro, não fiz muito caso e até referi que ele pode custar a pegar, mas só e apenas só quando a chave fica na ignição após um período prolongado já depois da luz de ignição ter desligado. Mas isso não é um problema, é apenas uma característica do carro e de muitos carros diesel no mercado e em funcionamento. O Senhor Camilo concordou que talvez fosse isso.

Nesse mesmo dia ao final da tarde dirigi-me à oficina dos Olivais e voltei a falar com o Senhor Camilo que me voltou a referir que o carro estava ótimo. Assim foi, fiz o pagamento e fui para o carro. Escusado será dizer que nem à 10ª tentativa consegui que o carro pegasse. Dirigi-me novamente à oficina para pedir explicações sobre o motivo pelo qual o carro estava assim. A realidade que eu assistia nesse instante não era nem um pouco semelhante com aquela que me tinha sido exposta por telefone nem no minuto antes aquando do meu pagamento de 360€.

A resposta do Senhor Camilo foi que tinha avisado por telefone. O Senhor Camilo só se esqueceu de mencionar que o carro para além de não pegar, estava inabilitado para andar na estrada. Inabilitado porque após muitas tentativas de ignição, o carro lá pegou e era completamente impossível não reparar no resto das deficiências que agora apresentava: um ruído enorme do motor, quase a explodir, do género pronto a partir em qualquer instante, bem como um fumo negro do escape que nos 2 minutos em que o carro esteve ligado, fez uma mancha negra no alcatrão do tamanho de duas bolas de futebol, para além de infringir as normas de condução ao dirigir um automóvel assim na estrada.

Deparado com esta realidade, como foi possível o Senhor Camilo convencer-me por telefone e depois em presença de que o carro estava bom e que o problema detetado ao ligar não era coisa muita.? Não é preciso ser profissional na área da reparação automóvel nem um entendido na matéria para reparar que o automóvel estava pior, muito pior, do que na altura em que entrou naquela oficina.

A oficina ficou de ver que problemas o carro tinha agora e apontaram como possível causa os tempos do ciclo de combustão/exaustão não estarem certos e como tal, este problema pode ser solucionado através de uma de duas soluções consoante a gravidade e complexidade do problema: ou substituição da correia/corrente de distribuição (custo rondava os 400/500€), ou a substituição da bomba injetora (preço nem foi mencionado).

Durante a conversa com o Senhor Camilo e o chefe da oficina, foi mencionado que o arranjo a que o automóvel foi sujeito é independente dos possíveis problemas que apresenta ter agora, mas que a correia do alternador ao saltar poderia ter causado este novo problema.

Tudo isto se passou na 2ª feira dia 12 de janeiro e o carro acabou por ficar na oficina para nova inspeção do novo problema que agora se apresentava. Não obtive notícias no dia seguinte, 3ª feira, nem na 4ª feira, dia em que compareci na oficina novamente ao final da tarde para saber do estado do carro. Falei com o chefe da oficina que estava na parte do atendimento e com quem falei. Por breves palavras disse-me o que já me havia sido dito anteriormente, que o problema seria dos pontos de combustão/exaustão do motor e que como o carro trabalhava, quase de certeza que não seria necessário a substituição do jogo completo de distribuição e que no máximo 2 horas de mão de obra seriam suficientes para resolver o problema.

O carro acabou por ficar mais 1 semana na oficina, acabando por ser substituída toda a parte de distribuição, correia e os outros componentes associados mais 5 horas de mão de obra, num total de €481 (total de €841 – 481+360).

Para finalizar, gostaria de concluir referindo o que me foi dito nas conversas que tive com o Senhor Camilo e com o chefe da oficina: “quando a correia do alternador saiu, esta deve ter entrado em contacto com a correia de distribuição e alterou os pontos de funcionamento do motor”. Ou seja, tivesse o jogo completo da correia do alternador sido integralmente substituído da 1ª vez em que escolhi a oficina da Precision dos Olivais para fazer a reparação e não teria tido nenhum problema com a correia de distribuição. Assim sendo, gostaria de ser ressarcido deste último custo no valor de €481, em semelhança do que tinha sido feito por sugestão do Senhor Camilo quando a correia do alternador saltou pela 2ª vez. O transtorno de ficar sem carro e todos os custos acrescidos que tive com o carro foram diretamente causados pela negligência evidenciada pela equipa de mecânicos da Precision dos Olivais.

Neste momento, após o levantamento do carro da oficina, este apresenta características de condução muito diferentes daquelas que tinha antes de ter entrado na oficina da Precision nos Olivais: tem um ruído de motor muito elevado, custa a pegar e tem o barulho característico de problemas na correia da distribuição (ruído que se houve em mudanças/velocidades baixas, do género enferrujado/ou deslizar de ferro com ferro).

Data de ocorrência: 25 de janeiro 2016