Mediação Imobiliária - Agentes

Predial Imonorte - Falta de ética profissional

Paulo Alexandre Polónio dos Santos
Paulo Santos apresentou a reclamação
15 de novembro 2019
Contratei a Predial Imonorte (PI) para a venda do meu imovel, a mesma realiza um contrato de promessa compra e venda relativo a um apartamento em Macedo de Cavaleiros.Este contrato é ilegal e nulo porque não estava em meu nome e o nib que nele consta para o pagamento do sinal e o da PI e não o meu, e o mesmo não foi assinado por mim. Facto este que levou a que o sinal dado pelo comprador do referido apart(10000€) tenho ido para a conta da PI e não da minha. Mandei email a reclamar tal facto, mas a PI ignou e quando mandou copia do contrato com retificação de outros dados que estavam errados, manteve o nib e o nome da PI. O Sr.Arnaldo
ligou-me inf. que os 10000€ de sinal ficariam retidos na conta da PI até avaliação do imovel, porque havia o risco de o negocio não se concretizar caso a avaliação fosse insufissiente. O mesmo não aconteceu após a avaliação bancaria ter sido positiva no inicio de agosto. Reclamei o sinal no qual me foi dito que apenas o recebia com a marcação da escritura. A escritura foi marcada para o dia 27 de Setembro e a 24 de Setembro a PI emitiu a fatura com a comissão deles(5227.50€)o que não está correcto, pois o acordado no contrato de mediação assinado estipulava o pagamento após realização da escritura(artº19 da lei 15/2013 8 de Feverreiro. Na vespera da escritura sou contactado pela gestora de conta do comprador inf. que a escritura ñ se iria realizar por falta do distrate da minha conta. A PI não me inf que este documento seria necessario nem que a escritura seria adiada eliminando a minha viagem de Lisboa a Macedo. Nova data de escritura 18 Outubro 2019 com o documento enviado. Com o suporte juridico da Deco que me inf da invalidade do contrato e após falar repetidamente com a PI consegui receber os 4757.30€ em vez dos 10000€ que me eram devidos e já estavam na conta da PI desde Agosto a quando celebração do contrato. Acresto ainda que o comprador do imovel já vivia lá a 2 meses, sendo que fiquei responsavel pelo pagamento desses 2 meses. No dia da escritura queria apresentar uma reclamação do serviço prestado pela imobiliaria na loja de Macedo de Cavaleiros na qual a mesma me diz que não tem livro de reclamações, porque estavam a mudar instalações " informação incorrecta pois o livro transita de uma loja para a outra", mandaram me ir a loja mãe a Bragança, fui a Bragança, para meu espanto o livro estava fechado num cofre e não exposto ao publico como de lei, e a chave estava com uma pessoa que não se encontrava na loja em Bragança. Decidi chamar a policia para tomar conhecimento de tal ocorrencia e como prova da falta do livro de reclamações. Mais tarde tomei conhecimento que eles estão inscritos e tem o livro online, quando liguei para a instituição livro de reclamação no qual me foi dito que eles me deviam ter informado que tinham o livro online, e que eu podia fazer a mesma dessa forma.
Data de ocorrência: 15 de novembro 2019