84.2

Prio Energy - Aferir máquinas

Carlos Manuel Ferreira Leitão
Carlos Leitão apresentou a reclamação
15 de novembro 2017

Como cliente de anos da PRIO desde, que abriu o posto em Lisboa, na Rua Amador Arrais, venho por este meio solicitar ao Marketing da marca que chama a atenção de quem está a explorar o posto, que deve aferir as máquinas e não querer "CHULAR" os clientes, sempre que se quer que os valores a acabar em 00, ex: 20,00, nunca para, nos 00 mas sim no 0,1 isto em milhares de LITROS percebe o que se ganha.Agradecia à PRIO que verifica e afira este posto de abastecimento.

Atenciosamente
C.L.

Data de ocorrência: 15 de novembro 2017
Prio Energy
21 de novembro 2017
Caro sr Carlos Leitão,
Agradecemos desde já a sua comunicação.
De acordo com a Legislação Portuguesa, no ponto 1 do artigo 4º do Decreto-Lei n.º 291/90 de 20 de Setembro, os instrumentos de medição, nos quais se incluem as bombas automedidoras devem ser sujeitos a um conjunto de operações periódicas que garantam que este mantém a qualidade metrológica dentro das tolerâncias admissíveis relativamente ao modelo respetivo;
A Prio Energy, SA., cumpriu com o disposto na legislação em vigor, e procederam à verificação dos equipamentos de medição, tendo ficado provado por entidade habilitada e acreditada, que os equipamentos de medição cumprem com os parâmetros de qualidade metrológica estabelecidos para o modelo respetivo.
Desta forma evidenciamos que não estamos a lesar de qualquer forma o consumidor, podendo assegurá-lo de que, os litros marcados na bomba auto medidora em cada abastecimento efetuado foram efetivamente os abastecidos.
Da análise da situação juntamente com o Departamento de Manutenção da Prio Energy informamos ainda que foram identificadas as seguintes causas possíveis para o problema apresentado referente ao acerto a zero casas decimais (exemplo, 20,00€) do valor do abastecimento:
Pressão na Agulheta:
- Quando se termina o abastecimento, por exemplo, nos 20,00€, ao repor a agulheta de abastecimento na automedidora se mantiver a mão sobre o manípulo vai estar a fazer pressão sobre este, mesmo que ligeira, que vai fazer com que haja escorrimento de produto e que vai dar origem ao acréscimo de 0,01€ no valor final a pagar. A quantidade de produto correspondente ficará na mangueira ou cairá no pavimento durante o movimento entre a viatura e a automedidora na reposição da agulheta.
- Para evitar esta situação, no final do abastecimento dever-se-á retirar a mão do manípulo, segurando a agulheta apenas pela pega, e escorrendo as sobras restantes na mangueira/ agulheta para o depósito da viatura.
Modo de visualização de preços:
- Outra causa possível poderá ser o modo de visualização do preço/valor a cobrar. Uma vez que, o PVP (Preço de Venda ao Público) do combustível é dado com três casas decimais (por exemplo: 1,386 €/ litro para o TOP Diesel) mas o valor apresentado no visor da automedidora só permite visualizar duas casas decimais (por exemplo: 20,01€). Nesta situação, garantimos que não existem falhas e que a quantidade efetivamente abastecida foi a cobrada.
Pretendemos melhorar continuamente os nossos serviços e a forma como operamos pelo que estas reclamações são, nesse sentido, essenciais para nós.
Estaremos disponíveis para eventuais esclarecimentos adicionais que considere relevantes.
Cristina Graça
Carlos Leitão
24 de novembro 2017
Boa Noite Cristina:

O que a senhora escreve sempre fiz.
O que escrevi, é que EU só quero aplicar 20,00€ de gasolina e não 20,01€, e o que é engraçado é que o liquido no visor nunca pára nos valores de 00,00€.
Mas para isso como digo abaixo mudei de posto de abastecimento
O que reparo em reclamações de vários clientes é que o universo de reclamações tem muito haver com valores em € pagos e não devolvidos, mas isso é outro caso.
O meu tem haver com a falta de educação de quem estava no posto.
Vai o tempo quando abriu este posto que tinham um empregado com uma educação extrema, não foi por acaso que um cliente o levou para uma posição melhor e ainda bem pois merece ser bem recompensado.
Mas não é por este caso que deixo de ser cliente PRIO, só que passo para o novo posto da Charneca perto do Aeroporto.
Atenciosamente
C.L.