Privilege Style
1.5
Privilege Style, S.A.

Privilege Style - Desvio de avião e regresso de autocarro

Clarisse Teixeira apresentou a reclamação
7 de setembro 2021 (editada a 6 de outubro 2021)
Exmos. Srs.,
Após termos comunicado logo no dia 15/08/2021 à agência Abreu (que foi quem nos vendeu a viagem) o sucedido e até hoje ainda não obtivemos qualquer resposta, vimos por este meio mostrar a nossa indignação e total desagrado pela viagem de regresso de Cabo Verde no dia 14 de Agosto de 2021 (voo PVG7442 de Ilha do Sal/SID – Porto/OPO na companhia aérea Privilege Style (Flight Operated by White Airways, companhia aérea que consta no bilhete de embarque)).
O que aconteceu foi que compramos viagem para Cabo Verde (Porto-Sal e Sal-Porto) e aquando do regresso Sal-Porto acabamos por aterrar em Santiago Compostela, alegadamente por estar nevoeiro e não haver condições climatéricas para aterrar no Porto e depois enviaram-nos de Santiago para o Porto de autocarro.
No dia 14 de Agosto de 2021, dirigimo-nos ao aeroporto de Cabo Verde para fazermos o check-in para regressarmos ao Porto, voo este que estava programado sair às 23h50 mas saiu com mais de 3 horas de atraso. O avião que nos trouxe de regresso só aterrou quando já estávamos na porta de embarque. Com todos os procedimentos de desembarque, descargas, higienização do avião, depois o reabastecimento, as cargas das bagagens e o embarque prolongou ainda mais o atraso.
O voo PVG7442 contratado foi Sal(SID) / Porto(OPO), mas a informação que aparecia nos placares da porta de embarque no aeroporto do Sal era de S. Compostela e Porto. No avião viajávamos maioritariamente passageiros para o Porto e apenas uma pequeníssima percentagem para S. Compostela.
Quando estávamos a chegar ao Porto fomos informados pelo comandante que não iriamos aterrar no Porto, devido às condições climatéricas, e que iriamos aterrar em S. Compostela. A informação/desculpa que nos deram era falsa e sem boa-fé, e bastou olhar pela janela para constatar que estava sol, céu claro, límpido e sem nuvens.
Entretanto alguns passageiros foram informados por familiares que estavam à sua espera no aeroporto do Porto que o tempo estava ótimo, céu limpo e que todos os aviões estavam a aterrar (esta situação é fácil de comprovar através dos meios existentes), exceto o nosso.
O motivo das condições climatéricas não foi plausível porque o nosso voo foi o único que não aterrou no Porto, sendo desviado. A informação nos placares de chegadas no aeroporto do Porto foi inicialmente como atraso, depois passou a desviado e finalmente cancelado.
Deveríamos ter aterrado no Porto às 06:05 e aterramos em S. Compostela às 09:15.
Ficamos todos indignados porque, primeiro o comandante e tripulação nos mentiram e segundo porque como se não bastasse ainda nos informaram que iríamos regressar ao Porto de autocarro e que já estariam à nossa espera no aeroporto de Santiago.
Perante isto, gerou-se uma grande revolta e indignação e após aterrarmos em Santiago de Compostela (em piores condições climatéricas, porque aqui sim, havia nevoeiro e o céu estava nublado, carregado de nuvens escuras) alguns passageiros recusaram abandonar o avião enquanto não providenciassem outra viagem de avião para o aeroporto do Porto e exigiu-se que o comandante viesse dar a cara e explicar o motivo das mentiras. Este veio falar com os passageiros e pedir desculpa pelo sucedido e admitiu que devido ao atraso na descolagem em Cabo Verde não havia ponto de aterragem disponível para o nosso avião aterrar no aeroporto do Porto e se aterrasse no Porto já não tinha "tempo" para regressar a Santiago de Compostela, pois a tripulação tem "tempos" limite para estar no ar.
Face ao caos instalado, a tripulação acabou por chamar a polícia "Guardia Civil" que veio dentro do avião explicar que tínhamos de sair porque não havia nenhum avião para nos levar para o Porto.
Fomos obrigados a abandonar o avião e Lamentavelmente no aeroporto de Santiago de Compostela não tínhamos nenhum representante da companhia aérea para nos dar qualquer tipo de explicação, para nos orientar e ajudar. Estivemos cerca de 2 horas no aeroporto por causa de regras e preenchimento do formulário de controlo sanitário uma vez que o documento que tínhamos preenchido para o Porto não era viável em Espanha.
Saímos do aeroporto de S. Compostela às 11:00 e fomos encaminhados para um dos autocarros que nos levou ao aeroporto do Porto, aqui também sem qualquer tipo de assistência, entrámos num autocarro, sem qualquer controlo, identificação ou apoio e tivemos que ser nós os passageiros a acondicionar as nossas próprias malas na bagageira do autocarro e seguimos viagem para o aeroporto do Porto. Saímos às 11:35 e tivemos pela frente mais de 3 horas de viagem para chegarmos ao aeroporto do Porto. Deveríamos ter chegado ao Aeroporto do Porto às 06:05 e só chegamos às 14:35, chegamos ao extenuados, sem dormir e com os nervos “à flor da pele” pelo que estava suceder.
É deplorável e desumano que durante todo este tempo, desde que aterramos em S. Compostela, a companhia aérea em momento algum nos disponibilizou qualquer tipo de apoio/serviço/assistência, refeições, bebidas e chamadas telefónicas visto estarmos fora do país pois tínhamos compromissos que tiveram de ser cancelados/adiados.
Damos também conhecimento que no voo de ida, PVG7441, a 07/08/2021, para Sal(SID) também atrasou e como se isso não bastasse havia passageiros com o mesmo nº de lugar o que levou a um atraso com mais de 2 horas.
Nunca fomos tão maltratados por uma companhia aérea como esta, Privilege Style, S.A., estamos profundamente desiludidos com o serviço e não recomendamos a ninguém a viajar com esta companhia.
Um voo que deveria ter sido de 4 horas, passou a cerca de 12 horas quando chegamos ao Porto. Pagamos uma viagem de avião e acabamos por chegar ao aeroporto do Porto de autocarro.
Chegámos a casa exaustos, desgastados e enervados com esta situação toda (a precisar de férias novamente).
Exigimos ser indemnizados pela situação a que fomos sujeitos e por todos os danos causados por esta companhia, pois compramos uma viagem de avião e não uma viagem de autocarro, e mais, nós os passageiros não temos que que arcar com as consequências que são devidas à companhia, pois o atraso não foi nossa culpa.
Conforme regulamento CE 261/2004, eu e o meu marido incluído na mesma reserva, temos direito a indemnização, a qual solicitamos que seja efetuada com a maior brevidade conforme direitos dos passageiros aéreos.
Caso esta situação não seja resolvida o mais breve possível informamos que teremos de tomar outras medidas e prosseguir por outros meios com a reclamação.
Data de ocorrência: 14 de agosto 2021
7 de setembro 2021
No título da reclamação eu escrevi:
"Privilege Style - Desvio de avião do aeroporto do Porto para o aeroporto de Santiago de Compostela e regresso de autocarro ao Porto"

mas foi alterado só para:
" Privilege Style - Desvio de avião e regresso de autocarro"
Clarisse Teixeira avaliou a marca
15 de dezembro 2021

Não voltarei a viajar com esta companhia aérea, Privilege, e não aconselho ninguém a viajar. Desilusão completa.