Pro Service Computer

Proservicecomputer - Publicidade enganosa no site!

Ana Moreira
Ana Moreira apresentou a reclamação
26 de novembro 2009

Efectuei registo online no site da proservicecomputer no dia 09/11/2009 e no mesmo dia encomenda de um carregador magalhães à cobrança.Recebi de seguida um e-mail desta entidade com a confirmação da encomenda e com a nota de encomenda no valor total de 13.50€ referentes ao carregador e com portes a custo zero e mais nenhum acréscimo.
Ao fim de 7 dias recebo contacto telefónico da Dª Patrícia da proservicecomputer, a indicar que a transportadora rangel com a qual trabalha não encontrava a minha morada.Após várias indicações que dei acerca da morada, passados 15 dias da encomenda recebo o contacto do transportador a informar que o valor contra-reembolso seria de 21.20€!
Contactei de imediato a Dª Patricia que, muito mal educada, arrogante e nada profissional, disse que as notas de encomenda são enviadas automaticamente e o valor não seria o de 13.50€ mas sim 21.20€ porque acresce portes de envio e taxa de cobrança! Perguntei porque não me tinha enviado esses dados por escrito ou dito ao telefone quando me contactou, ao que respondeu que já tínhamos acordado o pagamento por transferência bancária!
Agora eu pergunto:
Qual a moral desta senhora para inventar factos quando a nossa conversa telefónica foi apenas sobre a morada que o transportador não encontrava? Qual o motivo para fazerem publicidade enganosa no site e enviarem e-mail aos clientes com notas de encomenda falsas, pois não consideram o valor que efectivamente querem cobrar? Porque motivo, caso eu tivesse assumido na realidade o pagamento por transferência bancária, me estariam a cobrar taxas de envio à cobrança? Qual o motivo para cobrarem 4.50€ de portes de envio não divulgados por uma encomenda que leva 15 dias a chegar de Cascais a Lisboa?
O que querem é enganar os clientes que, estando há 2 semanas à espera do envio e fazendo falta, alguns acabarão por pagar o valor solicitado mesmo não correspondendo à nota de encomenda. Tendo o consumidor a possibilidade de noutra loja adquirir o mesmo produto por 15.00€, sem tempos de espera nem taxas, caso tivessem sido honestos na venda, já teria adquirido o carregador numa loja convencional e nunca teria estado tanto tempo à espera.

Data de ocorrência: 26 de novembro 2009
9 de novembro 2012
A Sra. D. Ana Pascoal efectuou uma encomenda no nosso site no dia 9/11 tal como foi dito. E tem toda a razão quando diz que quando efectuou a compra, os portes vinham a custo “zero”. Mas passamos a informar o porquê: Todos os produtos têm um peso diferente e a Pro Service entendeu por bem colocar valores de portes de X a X quilos e seu respectivo valor no menu “Como comprar”. No caso do carregador, o peso é de 300gr o que se enquadrava na nossa tabela de portes dos 0 aos 2Kg que o seu valor de portes era de 4.70€. A cliente pediu que a entrega fosse à cobrança, que tem um custo adicional de 3.50€ o que dá o total de portes no valor de 7.70€. Este valor foi cobrado aquando a senhora recebeu a encomenda. O sistema de encomendas é automático e envia um email da encomenda e como o nosso site não assumia portes para cada material, achámos que a melhor solução seria colocar uma tabela de portes para visualização de todos. Neste momento já foi corrigido no site a questão dos Portes e já não terá esse problema. Respectivamente à parceria que temos com a Rangel foi-nos informado que tentaram contactar a cliente varias vezes e sem sucesso. Quando foi possível contacta a cliente foi acordado o dia ideal da entrega, pelo que só foi possível ao fim de 15 dias. Devemos acrescentar que a Pro Service não fez e não pretende fazer publicidade enganosa, querendo apenas que os clientes encontrem preços acessíveis e que se encontrem satisfeitos com os produtos escolhidos. Pedimos a toda as pessoas que são assíduas dos sites de compras online, que leiam as condições e que se informem primeiramente se tiverem dúvidas, antes de efectuarem a compra.
Ana Moreira
9 de novembro 2012
Quando a Proservice me diz "Neste momento já foi corrigido no site a questão dos Portes e já não terá esse problema", então assume que efectivamente algo estava incorrecto e que teve que ser corrigido.
Nesta situação, qualquer entidade que preze os seus clientes e queira agir em conformidade, teria assumido o valor dos portes por, por erro próprio não terem sido contabilizados aquando da nota de encomenda, sendo que dessa forma não só manteriam um cliente como não correriam o risco de perder outros, como é o caso actual.
A resposta dada pela entidade só veio confirmar que, por negligência ou incapacidade do próprio sistema, houve publicidade enganosa e nota de encomenda incorrecta.