Provedor de Justiça

Provedor de Justiça - Iefp e ssocial - quero abrir empresa mas não me deixam

Emanuel Machado
Emanuel Machado apresentou a reclamação
26 de dezembro 2022

Escrevo esta reclamação para mostrar o meu enorme descontentamento com os serviços que nos deveriam ajudar, contribuintes. Nomeadamente IEFP e SSocial.

É um processo que se alonga por muitas semanas sem sucessos.
Com o apoio do subsidio de desemprego, pretendo abrir empresa para ir trabalhar e dar emprego, mas querem colocar-me no sofá, café, a receber o que tiver direito. Mas não é isso que pretendo, tenho imensos trabalhos para receber e não posso aceitar nada, estou de mãos e pés atados.

Deixo o histórico desta correria que tenho feito.

1 13/05/2019 Início contrato com empresa

2 20/09/2021 Início de ano letivo numa escola, como independente. Ainda sem atividade aberta nem recibos passados por ainda não ter o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).

3 27/02/2022 Abertura de atividade

4 27/02/2022 Primeiro recibo passado. Recibo com maior valor, pois o acumulado desde o dia 20/09/2021

5 26/07/2022 data da última prestação de serviços. (recibo passado a 09/11/2022)

6 02/11/2022 Fecho da empresa onde trabalhava

7 04/11/2022 Inscrevi-me no IEFP

8 07/11/2022 indeferido por ter atividade aberta e pela empresa ainda não ter comunicado a insolvência

9 09/11/2022 Último recibo passado para a escola, para a data de 26/07/2022

10 09/11/2022 Fecho de atividade

11 06/12/2022 Entrega de documentos na Ssocial da Mealhada para obter o Subsídio de Desemprego Parcial. Recibos da escola mais provas de início + cessação de atividade (a 20/12/2022 na SS de Aveiro disseram-me para esquecer isto)

12 06/12/2022 Entrega de documentos na Ssocial da Mealhada. Comunicação da EE + NOVA INSCRIÇÃO NO Serviço de Emprego.

13 Indeferido novamente, agora apenas por ter tido atividade aberta no momento do fecho da empresa

14 20/12/2022 Na SS Aveiro disseram para esquecer o que fiz no ponto 11. Pediram para preencher e pedir à escola para assinar o formulário RC3044, ir ao IEFP entregar e por fim voltar à SS Aveiro.

15 21/12/2022 No IEFP de Coimbra dizem que não posso entregar o formulário RC3044 pois iniciei licença de paternidade novamente, naquele dia, 21/12. Disseram para ir à ACIBA (Entidade que dá o apoio do IEFP na Mealhada) para avançar com o projeto para candidatura para abertura de empresa

16 26/12/2022 Dirigi-me à ACIBA, para iniciar elaboração do projeto, ao que me respondem: "Para iniciar, tem de estar a receber o desemprego e trazer papel do IEFP a indicar que está elegível para o processo".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço encarecidamente que alguma entidade me apoie e que haja alguém com responsabilidade que diga o que tem de ser feito, se é possível ou não e quando se resolve!

Respeitáveis cumprimentos,
Emanuel Machado