10.3
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Abuso de autoridade!!

Gabriel Jorge Garrido Pereira Coelho
Gabriel Coelho apresentou a reclamação
26 de maio 2012

Venho por este meio expor uma situação ocorrida hoje, dia 25 de Maio de 2012, pelas 19 horas (não consegui para já descortinar outra forma de o fazer). A situação ocorreu junto à estação de comboios dos Foros de Amora - concelho do Seixal. Desloquei-me à dita estação de forma a ir buscar a minha esposa (conforme faço todos os dias). Parei o carro na berma (de forma a não impedir o trânsito na via) e saí para cumprimentar a minha esposa e abrir-lhe a porta (como também é meu costume). Fui imediatamente abordado pelo agente Alexandre Coelho da esquadra da PSP da Cruz de Pau que se dirigiu a mim dizendo que não podia estar ali. Respondi que apenas estava ali para recolher a minha esposa (o que é permitido pela sinalização existente). Fui intimado a entrar no veículo com tais modos que a minha filha de 2 anos começou a chorar com medo. Obedeci de imediato e entrei com a minha esposa no veículo limitando-me a observar que em todas as profissões é preciso saber-se ser e estar. Neste momento foi-me solicitada a identificação pelo agente Carlos Valente e fui autuado. Devo fazer notar q só depois da minha insistência consegui a identificação dos dois agentes. Porque sou um cidadão cumpridor da lei, porque a cumpri escrupulosamente e, ainda assim, fui tratado de forma excessivamente zelosa e pouco digna de uma força policial de um país democrático apresento aqui o meu protesto, ciente de que este tipo de situação em nada contribui para o bom funcionamento da nossa sociedade nem para a manutenção da lei e da ordem. Como cidadão activo e interventivo não posso calar o meu protesto. As nossas forças policiais devem salvaguardar a letra e o espírito da lei e não sair a rua para mostrar um poder desmesurado sobre cidadãos mais fracos ao sabor dos humores de cada agente. Que esta denúncia possa contribuir, ainda que de forma humilde reconheço, para a abolição deste tipo de comportamento nas nossas forças policiais.

Data de ocorrência: 26 de maio 2012
PSP
30 de agosto 2013
Exmos. Senhores,

O Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, vem acusar a receção do V/ e-mail, o qual mereceu a nossa atenção e informar V. Exª. que, o Portal da queixa não é um site da administração pública e como tal, constituindo-se como um tipo de rede social.
As respostas às reclamações diversas devem ser dadas diretamente aos reclamantes ou através de instituições públicas, o que não é o caso.

Mais se informa que o processo foi arquivado, por não ter sido possível obter qualquer contacto do reclamante, que permita a resposta direta ao mesmo.

É tudo quanto nos cumpre informar V. Exa. para os fins tidos por convenientes.

Gabriel Coelho
13 de setembro 2013
Fui enxovalhado e humilhado, sujeito a um abuso de poder inexplicável. Qualquer outro cidadão que fizesse uma criança de dois anos chorar sem motivo algum teria que prestar explicações. Estes agentes n precisam porque vestem uma farda. A eles tudo é permitido. Fui multado apesar de estar a cumprir a sinalização existente e as instruções do agente. Contestei a multa junto das autoridades competentes e não obtive sequer uma resposta a negar a minha legitimidade. Não vivo num estado de direito, logo a minha queixa não estará resolvida enquanto os malfeitores andarem vestidos de farda e ocuparem cargos de serviço público.
Gabriel Jorge Garrido Pereira Coelho
Gabriel Coelho avaliou a marca
8 de novembro 2020

Péssimo profissionalismo destas pessoas. Não merecem exercer as funções que lhes são atrobuídas.

José Pereira: * PROIBIDO *://alojaimagens.com/images/pi28dp1t3nfe9cpmpn8i.jpg a sinalização é essa (perdoo-lhe a ignorância).

eu: uma lobotomia resolve o seu problema (fale com o seu médico).

Marcqs: se lesse o meu texto com atenção verá que não desobedeci à "autoridade", pelo contrário "Obedeci de imediato e entrei com a minha esposa no veículo" e se falei em excesso de zelo foi por delicadeza pq o q aconteceu foi simplesmente um roubo, fui multado enquanto obedecia à sinalização existente e aos agentes.

Finalmente em relação à resposta da PSP,fiz a reclamação junto do posto dos referidos agentes (já agora, não são do posto da Cruz de Pau e sim das Equipas de Intervenção Rápida - vulgo Polícia de Intervenção - porque estariam a passar multas não faço ideia nem quero entrar por aí) e tentei impugnar a multa. Nenhum destes expedientes mereceu resposta até hoje.

Quem acha que vive num estado de direito abra o olhinhos de uma vez.

Permitam-me que não comente a reclamação, que me parece justa e narrando um comportamento habitual dos CI e que devia envergonhar a companhia pelas vezes que se repete, mas os comentários de alguns comentadores.
Compreende-se a actuacão dos CI num país em que tanta gente gosta de dizer asneiras e em que torna uma anormalidade de paragem, legal ou ilegal e venha o primeiro que afirme nunca o ter feito, em caso digno de bastonadas, em professores de código (que convidava a fazer exame na certeza que teria serias dúvidas que passasse como acontece a todos os encartados), em "não te queixes que outras vezes precisas deles" (será que se fosse caso de policia o srº agente da CI tinha sido prestavel?).
Como dizia ou outro: PORQUE NÃO SE CALAM?