10.3

PSP - Abuso de Autoridade

Ana José Pelica Neves
Ana Neves apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2014

Bom dia, hoje dia 12/02/2014, pelas 9h40m ia pelo IC17 quando vejo um triângilo sinalizando uma viatura (penso eu) acabada de embater. Assim que vejo o triângulo, colocado cerca de 2 m atrás da mesma páro o meu carro e ao mesmo tempo "salta-me" para a frente do mesmo uma funcionario (não autoridade, talvez reboque, não percebi) a levantar os braços e mandar-me parar. Ora eu já estava parada. Neste momento chegam 2 motos da PSP e um dos agentes começa com ar muito autoritário a olhar para matricula do carro, para mim, dentro da viatura e perguntar, "Mas porque é que não parou?", eu disse-lhe, "Mas eu parei. Assim que vi o trângulo parei logo, mas com este tempo (chuva), dada a proximidade do triângulo da viatura imobilizada e ao facto de estar numa via rápida, não dá para parar assim de um segundo para o outro. Não foi por mal". Ao que ele respondeu: "Você deve ter a mania que é boa, se fosse eu que a tivesse mandado parar, estava já a comer com uma multa de 500 euros que para a próxima parava logo". Calei-me constrangida e perguntei-lhe se podia então avançar, e ele disse "Vá já antes que mude ideias". Ora, eu pergunto-me, é isto que estes senhores aprendem na academia de polícia? Desta vez resolvi mesmo reclamar porque não é a primeira vez que presencio um abuso destes; ameça do poder que estes senhores têm em desfalcar-nos o ordenado com uma multa porque sabem que por esse motivo as pessoas vão calar-se, como eu fiz, e ouvir tudo o que estes senhores quiserem dizer, da forma que o quiserem fazer porque não se podem dar ao luxo de suportar a consequência da sua ameaça. Custou-me particularmente por ver que este agente era muito novinho e estava claramente a ir pelo mau caminho... Não vi (nem perguntei) o nome dele, não sei se será fácil identificá-lo ou não (estava a dar apoio de trânsito em motociclo com outro agente no IC 17, direção Odivelas-Algés, perto do Odivelas Parque).
Não pretendo prejudicar ninguém, mas deixar esta reflexão, porque não foi justo estar a ser ameaçada e humilhada quando não fiz nenhuma ilegalidade nem tive qualquer intenção de desrespeitar ninguém. Convém é que as Autoridades saibam também respeitar os cidadãos.
Atentamente,
Ana Pelica

Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2014
PSP
17 de fevereiro 2014
Exmos. SEnhores,

O Portal da queixa não é um site da administração pública e como tal, constituindo-se como um tipo de rede social. As respostas às reclamações diversas devem ser dadas diretamente aos reclamantes ou através de instituições públicas, o que não é o caso.

GIRP
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

É tipico das mulheres conduzirem sem ver nada. Só olham em frente e tudo o resto à volta que se lixe, não admira que não tenha visto o agente da autoridade a mandar parar. Quanto ao agente (rookie) tb é normal eles sairem da academia com a mania que são Deus na terra. Até ao dia em que alguém não gostar da atitude. Só com o tempo é que ele começa a ganhar "maturidade" e a aprender a acalmar os nervos...

Vai no IC 17, vê uma viatura com o triângulo e pára atrás dela??? Ainda bem que não provocou acidentes, imagino o pânico nos intervenientes! Esta história tem mais do que conta; no entanto acredito que isto seja o que teve noção, ficou a faltar o resto.

Neste caso acho q ha algo de "estranho", mas posso confessar q ha policias q avbusam. Mas as mulheres qndo mandadas parar pela policia, muitas vezes n apanham multa qndo devem...por serem mulheres

ana-jose-pelica-neves e que tal, para a próxima, registar a matrícula da moto ou da viatura do agente e fazer uma queixa ao Provedor de Justiça? Aliás, se pedir a identificação, eles serão obrigados a prestá-la.

santa ignorância... tanta baboseira junta... toda a gente a falar de civismo e educação e não param de se maltratar verbalmente. isto sim reflecte o país que temos. Quanto à reclamação feita por esta SRª há algo que foi ocultado pois não faz mínimo sentido o que ela relata... não se trata de defender ou não as autoridades mas sim em ter dois dedos de testa e pensar no que foi escrito.
Quer gostem ou não se não fosse a famosa caça a multa (que eu também sou contra) iriam existir muitos mais acidentes e faltas de respeito no trânsito.
Por ultimo já que as autoridades não agem correctamente para a maioria de vós, quando tiverem um problema resolvam-no sozinhos ou chamem o batmam pois nessas alturas a policia já é uma salvação!!!