PSP

Largo da Penha de França, 1 Lisboa

contacto@psp.pt

PSP - Abuso de poder

Laura Sousa apresentou a reclamação

Hoje por volta das 16:00, paramos o carro com 4 piscas numa rua de dois sentidos, mais ou menos 1 minuto, sem possibilidade de estacionamento, simplesmente para ir buscar a minha filha de 5 anos que estava em casa dos padrinhos. Fomos interceptados por uma carrinha de intervenção com pelo menos 6 agentes.Transportavamos mais duas crianças, uma de 1 ano que estava na sua cadeira de seguranca, e outra de 10, 1.2m no meio das duas cadeiras, com cinto de segurança, sem cadeira, devido a ausência de espaço para colocar 3 cadeiras, e uma vez que vários artigos inclusive da ansr mencionan que se pode transportar três crianças assim ("Se o modelo do automóvel não permitir, por falta de espaço, instalar 3 sistemas de retenção no banco da retaguarda e se for preciso transportar 3 crianças < 12 anos e < 135 cm, é considerado que a criança de maior estatura pode utilizar apenas o cinto de segurança"), foi-nos aplicada uma coima de 120€, pago no ato, mais 30€ por estacionamento indevido (não estava estacionado, estava parado devidamente sinalizado). Três dos senhores agentes que estavam na carrinha de intervenção 64-05-XL, abordaram-nos de forma verbal agressiva e em tons ameaçadores para circular de imediato com o carro pois estava a interferir no trânsito local, o meu companheiro devido ao tom agressivo, pediu com educação aos senhores agentes para terem calma que ia de imediato seguir as ordens deles. Seguiram-nos e mais a frente e não contentes com situação mandaram-nos parar no meio da rua ( pareciamos criminosos acabados de cometer um crime) 4 agentes ficaram à volta do carro e um agente prepotente e com falta de profissionalismo, sensibilidade (...) pediu-nos os documentos do carro e disse que para a próxima não admitia tal comportamento, eu incrédula com toda a situação tentei explicar ao sr agente o porquê da paragem naquele local e o porquê de transportarmos a crianca mais velha no meio apenas com o cinto de segurança, e disse-lhe "sr guarda com todo o respeito..." ia continuar quando este com tanta frieza e no meu entender e má educação, interrompeu-me e disse que fosse a ultima vez que o chama-se assim, pareceu ofendido pelo meu termo usado e mencionou-me que não era guarda nenhum, nisto pedi-lhe identificação. Estes foram irredutiveis, sem qualquer sensibilidade por transportar três crianças e terem que assistir a esta cena triste, parecendo que os pais estavam a cometer um crime. Sentimo-nos imputentes e sem qualquer posibilidade de argumentação, nesse momento verifiquei que talvez não vivesse num pais democrático e livre para de forma educada pudermos defender o que nao achavamos ter sido grave. Somos cidadãos de bem, que tentamos fazer o melhor para vivermos bem em sociedade, não conseguimos aceitar que autoridades que se dizem competentes nos tratem desta forma como se fossemos criminosos e com uma prepotência e uma agressividade verbal que transcede qualquer educação. Lamento não ter filmado a forma como nos abordamos nas duas vezes, temos testemunhas que comprovam e tal como nós ficaram incrédulas perante tal situação. Os senhores que se dizem competentes no meu entender têm a obrigação de serem educados e bem formados. No momento que aguardavamos os autos das multas um agente saiu da viatura e ficou connosco, agente André, este ao contrário de todos os outros falou connosco educadamente, explicou-nos o ponto de vista dele e ouviu as nossas justificações e mencionou que infelizmente não era ele que decidia.
Se realmente infrigimos alguma lei, acho bem sofrermos as consequências desse ato, neste caso as coimas aplicadas. Mas no meu entender e muito injusto que assim seja e que tal comportamento de agentes seja considerado profissional, colocou a nossa integridade em causa bem como provocaram transtornos as crianças, pois so perguntam-nos que crime cometemos e não falam de outra coisa.
11 Jun2019
Laura Sousa editou a reclamação
13 Jun2019
Laura Sousa editou a reclamação
27 Ago2020
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de actividade

Ver perfil de Ana Pires

Ana Pires

Deveria ter chamado um outro carro patrulha para intervenção e presença de um supervisor.

Ver perfil de Manuel

Manuel

Os meus parabéns aos senhores da PSP, que zelaram pela segurança das crianças e pelo transtorno no trânsito que o veiculo em causa possa ter causado, la por ter os 4 piscas ligados não tem o direito de parar onde entender na faixa de rodagem.

Ver perfil de Laura Sousa

Laura Sousa Autor

Sr Manuel visto por essa perspectiva, tem toda a razão. Mas a situação teve inúmeros pormenores que não devem ser ignorados, se o senhor conhecesse a rua que falo certamente faria o mesmo. E quanto à segurança da criança jamais foi colocada em causa pois encontrava-se em segurança de acordo com várias citações de entidades competentes, inclusive a ansr. E no meu ponto de vista é lamentável toda a forma como nos abordaram, mais uma vez saliento que os senhores da autoridade devem zelar tambem pela boa conduta e educação, o que não aconteceu naquele momento. Já assisti a tratarem melhor pessoas acabadas de cometer um crime. Pudemos ter infrigido leis, realmente não conheço todas, mas tento não infringir aquelas que conheço.