10.3

PSP - Agente desrespeitoso

Fernanda Lopes
Fernanda Lopes apresentou a reclamação
5 de setembro 2016

A minha reclamação resulta de um péssimo atendimento e até um pouco agressivo por parte de um agente da PSP esquadra de trânsito 69• de Mem Martins .
Passo a explicar: no dia 05/09/2016 por volta das 14:30 dirige-me a essa esquadra porque na madrugada desse dia cheguei do trabalho e deixei a minha viatura (bem) estacionada em Queluz, onde moro, e no mesmo dia por volta das 12:30 quando chego ao carro, tinha um papel no vidro que explicava que me dirigi-se à referida esquadra com brevidade para assunto do meu interesse. Quando olho em volta deparei-me com uma batida na parte traseira do carro. Na altura fiquei sem saber o que pensar e, nesse meio tempo, a funcionária de uma loja que fica mesmo em frente disse que na altura que aconteceu a situação houve uma testemunha que assistiu ao acidente e retirou os dados da viatura que bateu no meu carro. Eu de imediato apanhei o comboio e fui à esquadra de Mem Martins com o papel. Assim que chego, o agente (não vou aqui referir o nome) disse:
Isso é comigo! Pediu os meus documentos e os da minha viatura. Eu, como não tinha tido nenhum tipo de experiência com esta situação disse:
- Sr agente, conseguiram ficar com os dados da pessoa que fez isto? Parece que houve uma testemunha.
Ele respondeu: - Não vá por aí minha senhora, senão as coisas ainda vão piorar para o seu lado se quiser por testemunhas. ( No impresso que me deu para preencher, havia um espaço para esse efeito).
Não percebi de imediato o que se tratava, a não ser obviamente que estava a falar comigo de uma forma agressiva.
Para tentar resumir esta questão, o que sucedeu é que a tal testemunha (que eu desconheço), além de ter tirado fotos dos documentos da pessoa que bateu no meu carro, ainda falou de uma forma menos própria com esse tal agente. Mas atenção, eu não estava no local, não sei qual foi a troca de palavras!!!
E aqui é que reside a minha indignação: Se o sr. agente estava com a razão e sentiu que estava a ser ofendido no exercício da sua função, tinha que tomar alguma atitude para com esse cidadão, só que não!!
A verdade é que o dito agente descontou em mim, verbalizando:
- o seu vizinho do 2.• andar foi assim, etc e tal..já disse que se o colocar como testemunha as coisas podem piorar para si, não a vão ajudar.
Eu respondi: - desculpe mas eu não sou vizinha desse senhor, aliás, eu não moro nessa rua, mas estacionei naquele sítio porque não tinha lugar perto de casa. Eu não conheço essa tal pessoa e o sr agente está a associar-me a uma pessoa que parece que eu é que o desrespeitei, eu não conheço essa pessoa, nem sequer vou jantar com ela.... (força de expressão).
Durante o tempo que estive na esquadra, uma agente que estava presente e presenciou a situação, vira e mexe dizia para esse agente ter calma, isto só para dar a perceber que, aquilo que deveria ser tratado com profissionalismo na verdade não foi. Eu fui a pessoa mais prejudicada nesta história: quando acordo chego ao carro e está partido, de seguida vou à esquadra resolver a situação e encontro um agente que já estava frustrado, irritado, chateado com o ocorrido e descontou em mim, insinuando que eu era vizinha/ amiga de uma pessoa que eu nem conheço.
(Peço desculpa pelo testamento.)

Data de ocorrência: 5 de setembro 2016

Tem matéria para elaborar uma queixa junto ao Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI)