10.4
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Ausência e atraso da psp quando solicitados por chamada telefónica a repor ordem na via pública durante a madrugada

Ana Lucia Duque
Ana Duque apresentou a reclamação
28 de junho 2019

A rua onde vivo atualmente tem sido assolada durante todas noites da semana, até por volta das 2h da madrugada, por um bando de rapazes que vêm para aqui fumar "cigarros" que partilham entre todos.
Vivo num andar térreo e uma parte da casa dá para a via pública. Parte da casa tem umas barras metálicas a proteger as janelas. Estes delinquentes dão murros nas grades da minha janela, deitam fumo para dentro da minha casa de banho, deixam lixo de copos vazios, beatas, embalagens de hambúrgueres. Este gangue tem carros, alguns deles antigos mas recuperados cujo escape faz imenso barulho. A rua serve para fazem corridas de carros e motas, com música muito alta.
Tenho chamado a PSP por telefone, inúmeras vezes à noite. Nunca chegaram cá a tempo de os dispersar pois estão a incomodar o meu repouso, bem como o direito à privacidade. A única vez que cá vieram foi porque eu, numa das noites, telefonei cerca de 5 vezes para a PSP de Matosinhos e 1 vez para o comando do Porto. Nessa noite senti muita insegurança pois eles estavam a dar murros nas grades e pareciam estar à luta uns com os outros. A PSP de Matosinhos chegou num carro, parou em frente ao bando e o agente nem sequer se dignou a sair do automóvel. Falou de dentro do carro, os rapazes saíram da parede da minha casa e dirigiram-se para um jardim a metros da minha casa e ali ficaram. O carro da PSP arrancou e eles continuaram como se nada tivesse acontecido ali a fazer barulho. É esta a PSP que diz defender os direitos dos cidadãos?
Na manhã seguinte dirigi-me à esquadra para formalizar uma queixa e disseram-me que nada podia fazer pois nada disto é considerado crime. Assim, resta-me telefonar vezes sem conta para a PSP de Matosinhos e esperar em vão pois ninguém vem.
É esta a PSP que diz defender os direitos dos cidadãos?

Data de ocorrência: 28 de junho 2019