10.3

PSP - Falta de acção punitiva perante distúrbio público

João Duarte
João Duarte apresentou a reclamação
5 de setembro 2018

Esteve uma moradora da Rua pulido valente (odivelas), no dia 05/Set/2018 pelas 21h15 impedida de sair com a sua viatura do local de estacionamento durante aproximadamente 40 a 50 minutos, devido a uma outra viatura estacionada em 2ª fila (de marca Audi e matricula 31-RT-13).
Após vários minutos de buzinadelas foi efectuada uma chamada telefónica à PSP de Odivelas (71ª Esquadra).
Quando a policia chegou com 3 agentes da PSP, conseguiram rapidamente localizar o condutor por terem ligado as luzes sinalizadoras da viatura da PSP.
Verificou-se que o condutor da viatura mal estacionada estava a jantar no restaurante a 15 metros do local, demonstrando assim completo desprezo pelo local publico onde bloqueou de forma liberada e abusiva um outro cidadão que estacionou correctamente.
De imediato possibilitaram a saida da viatura bloqueada, tendo ido embora a pessoa lesada confiante de que os agentes da PSP iriam tomar alguma acção punitiva perante o infractor.
Porém, a acção dos agentes da PSP foi nula após um simples pedido de desculpas do infractor.
Perante tal acontecimento, e devido ao facto de eu ter presenciado que não foi feito nenhuma pedido de identificação nem entrega de documentação da viatura ou do próprio, abordei os 3 agentes da PSP no momento que estavam a sair do local, pedindo assim alguma explicação sobre o facto de nao estar a ocorrer nenhuma acção punitiva ao infractor,
A minha atitude justifica-se pelo facto de estas situações serem recorrentes nesta referida rua e por ter ficado incrédulo pela falta de acção dos 3 agentes chamados ao local.
Perante a minha indignação e insistência de pedido de satisfação da falta de acção, a resposta que recebi dos 3 agentes foi que as acções punitivas são processadas à posteriori de forma informática (explicação que me foi dada de forma improvisada )
No entanto acho curioso não ter sido sequer identificado o condutor infractor que até poderá não ser o proprietário da viatura, pois presenciei que não houve nenhuma troca de informação, de pedido de identificação ou qualquer tipo de registo de ocorrência. Curiosamente o infractor prosseguiu à refeição que estava a tomar no restaurante adjacente após o agradecimento da acção policial; que neste caso foi da FALTA de acção policial.
Nota.
Não solicitei a identificação dos 3 agentes pois a pressa dos mesmos era visível, pelo sentimento que demonstraram que estariam a ser incomodados por mim com tais perguntas.

Data de ocorrência: 5 de setembro 2018