10.4

PSP - Falta de actuação perante sucessivas queixas de ruído

Roberta Fagundes
Roberta Fagundes apresentou a reclamação
2 de junho 2020
Moro em Oeiras, ao pé do Hospital da Luz e, toda semana, um morador do prédio atrás do meu, vai para a sua varanda, com seu portátil, coloca músicas a tocar em volume máximo, fica a gritar palavras absurdas e pejorativas a plenos pulmões e a soltar balões ao ar (a prejudicar o meio ambiente), principalmente FORA do horário de silêncio. Domingo (31/05), por exemplo, esta situação ocorreu até as 2 horas da manhã, onde ele gritava "que por ser rico, ninguém faria nada com ele" e, inclusive, zombou da Polícia na presença da mesma e os policiais não fizeram NADA.
Todos os moradores ao redor vão para suas varandas sem saber o que fazer, visto que conversar e falar não resolve.
Três semanas atrás, este mesmo morador, se passou por entregador da CTT através do meu interfone e entrou no prédio sem nenhuma autorização, sem máscara (em plena pandemia) e foi em todos os andares distribuir cartões pessoais.
Tal morador, provavelmente, age sob efeito de álcool e/ou drogas e está gerando extremo desconforto, importunando a todos os vizinhos e infringindo algumas Leis e Normas (atentado a autoridade, atentado ao meio ambiente, falsidade ideológica e, assim por diante).
A PSP de Oeiras foi chamada diversas vezes (por mim e outros moradores) e, na UNICA vez que veio, não fez nada, a não ser gerar uma coima ao morador, que não quis abrir a porta. Fiquei sabendo da aplicação da coima, pois liguei incessantes vezes para a PSP, até que um policial da PSP de Porto Salvo me informou sobre o que havia sido feito, já que a PSP de Oeiras, nitidamente, fez descaso das minhas ligações, pois ficou de verificar com os colegas o que havia sido feito e retornar e, até hoje, aguardo retorno.
O morador, nitidamente, possui problemas mentais, além do seu problema com álcool e afins e é inadmissível que a Polícia não possa ou não tenha feito nada além de uma coima, visto as diversas infrações que o mesmo está a cometer. Inúmeras pessoas moram no prédio em que este morador reside, além de todos os prédios ao redor e existem muitas famílias com crianças e idosos, além de trabalhadores que acordam cedo para trabalhar e o Hospital da Luz.
Sinceramente, não sei mais o que precisa acontecer para que uma atitude coerente por parte da PSP seja tomada para que este morador não volte mais a perturbar uma centena de pessoas. Já tentei entrar em contato com a IGAI, reportando tal acontecimento, a qual ainda não me retornou. Já tentei contato com a Câmara Municipal de Oeiras, que ainda não me retornou, tentei contato com a Junta de Freguesia que me sugeriu contato com a PSP e tentei contato com a GNR a qual não me atendeu. Eu, espero, sinceramente, não precisar ativar a PSP, IGAI e o morador através de processo judicial. Estou a tentar resolver o problema AMIGAVELMENTE mas caso até o fim desta semana não se resolva, entrarei com processo judicial, pois tenho todas as provas necessárias de que a PSP não cumpriu o seu papel.
Data de ocorrência: 2 de junho 2020