10.5

Clara Soares apresentou a reclamação
10 de novembro 2019
BOM DIA!
Sabendo que:
1. alimentar os pombos (e outros animais), na via pública, contribui para uma reprodução descontrolada da espécie, favorecendo a convivência entre espécimes saudáveis e doentes.
2. este tipo de aves pode transmitir várias doenças, entre elas a salmonelose, criptococose, histoplasmose, uma vez que nas fezes destes animais se desenvolve um fungo que pode causar infeções e problemas respiratórios, colocando em risco a saúde de todos nós, em especial dos mais vulneráveis como é o caso das crianças, idosos e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos (doentes de cancro ou VIH/SIDA).
3. os dejetos dos pombos, além do mau aspeto que dão nas ruas, estátuas e edifícios, têm efeito corrosivo sobre bronzes e cantarias, estragando a pintura dos automóveis, e contribuem para o entupimento das sarjetas e algerozes.
4. de acordo com o Capítulo IV, Secção III, Artigo 38ª do Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Higiene Urbana, é proibido alimentar quaisquer animais na via pública ou espaços públicos.
5. na nossa cidade existem vários locais, direi muitos até, onde actos que promovem a subsistência e proliferação de pombos e outros animais errantes se praticam descaradamente e diariamente, representando tais actos infrações que considero graves.
6. a Polícia de Segurança Pública (PSP) "é uma força de segurança portuguesa com as missões de defesa da legalidade democrática, de garantia da segurança interna e de defesa dos direitos dos cidadãos." e, como tal, deve fiscalizar as situações acima mencionadas garantindo que estas não ocorram.

venho, na qualidade de cidadã e munícipe, reclamar a ausência de fiscalização por parte destes serviços, não fazendo cumprir, por conseguinte, a lei municipal, e, consequentemente, não estando a proteger nem a defender os interesses dos munícipes.

Como não me incluo no grupo daqueles que apenas reclamam e criticam, sugiro que se se criem grupos de trabalho, com pessoas ligadas à PSP, autarquia, saúde ..., com conhecimento sobre estes assuntos e se façam sessões públicas pelas freguesias para informar e formar a população sobre estes assuntos de modo a que cada um de nós faça a sua parte, como por exemplo não dar dinheiro nem comida aos arrumadores de carros, que, muitos, são os que estão constantemente a alimentar os pombos. Não acredito que a autarquia e a PSP não saiba onde devem intervir mas se quiserem um exemplo, estejam entre as 9:00 e as 10:30 no jardim frente à Igreja de Stª MAria e verão o espetáculo. Apliquem coimas a quem incumprir. Até aos arrumadores de carros (outro problema que deve ser tratado pelas autoridades). Estão desempregados? Há muita forma de pagar uma multa. Se não for com dinheiro pode ser e deve ser com trabalho. Fazê-los limpar as vias públicas que eles utilizam e mal tratam. Mas olhem que o arrumador de carro que "trabalha" neste local deve receber mensalmente quase tanto quanto eu. Não se preocupem apenas com os carros mal estacionados! As viaturas da PSP devem estar estacionadas em pontos estratégicos (locais a serem estudados de acordo com planos) e não junto às sedes dos serviços. Se houver emergências os agentes estão sempre contatáveis, certo?
Desculpem este longo desabafo mas estou farta!!! Pago os meus impostos. Tenho um animal de estimação, que sai sempre comigo e do qual apanho todos os dejetos. Estou constantemente a gastar dinheiro em lavagens do meu carro por causa de gente que, alem de não cumprir como au, não paga impostos, não paga renda (possivelmente nem água nem luz), recebe dinheiro (diariamente) e não é pouco, dinheiro este que ainda vai somar a um subsídio do estado (que é pago por mim e por outros). CHEGA!!!!
Data de ocorrência: 10 de novembro 2019