10.3

PSP - Ineficácia policial

Carlos Costa
Carlos Costa apresentou a reclamação
12 de julho 2019

Assisti há pouco, pelas 18h40 a uma cena de violência grave no metro do Cais do Sodré. Um indivíduo alto, bem vestido e bem penteado esmurrou violentamente, por várias vezes, um outro mais baixo. Só parou porque um terceiro o segurou, perante a passividade de centenas de pessoas que pararam a subir as escadas.
Quando a cena acalmou subimos a escada e vimos dois polícias e um segurança do metro à volta do agressor a dizer que foi empurrado e a vítima a sangrar na cara.
Continuei a caminho do comboio e, para meu espanto, passados alguns segundos, o agressor ultrapassou-me a subir as escadas rolantes.Na maior.
Não foi detido. Não pagou nenhuma multa. Provavelmente nem pediu desculpa a ninguém.
Fala-se tanto na corrupção dos políticos, dos bancários e empresários e na ineficiência da justiça ao mais alto nível. Mas não será que o problema é muito mais profundo e está ao nível do cidadão comum, e dos agentes de segurança que fazem exatamente o mesmo?
Esta tolerância extrema que nos carateriza tem coisas boas mas tem também coisas chocantes como esta, típica de civilizações selvagens.

Data de ocorrência: 12 de julho 2019

mas em que pais estamos, isto é uma loucura, acontece isto e não se passa nada? somos animais?!