10.4

PSP - Não comparência a chamada de ruído / distúrbios

ana Santos
ana Santos apresentou a reclamação
17 de dezembro 2017

Pretendia apresentar uma queixa e denuncia sobre as irregularidades na PSP da esquadra da Reboleira na Amadora. No dia 16 de Dezembro, sábado, pelas 23 horas liguei para a esquadra da Reboleira na Amadora a reclamar do excesso de Ruido e desacatos num apartamento vizinho do predio onde resido. Desde as 10h da manhã que esta situação se passava mas pelas 23 horas pelo ruido que faziam e a musica excessivamente alta para as horas que eram, decidi chamar a policia para que pedissem para cessar o ruido. De momento sempre que se justifique a policia deverá ser chamada pelos cidadãos para manter a ordem e não existir ruido excessivo que incomode quem está proximo independentemente da hora. No caso eram 23 horas e pretendia descansar e parecia que residia paredes meias com uma discoteca. Na minha ligação pelas 23horas onde posso provar a mesma chamada atraves do extracto da operadora, relatei a queixa /denuncia a apresentar e o que se passava ao Agente de policia que se identificou ao telefone como sendo o Agente Simões.
Após descrever a situação ao telefone fiquei a aguardar a chegada da Policia o que nao se veio a verificar. Ou seja, liguei ás 23 horas para a Psp, a esquadra fica a 50 metros do predio onde resido, passou um carro patrulha da policia à porta do predio as 00:07 h e nem sequer parou para ir verificar a denuncia que a minha pessoa tinha feito. A musica excessiva acabou por cessar pelas 2:30 horas da manha sem que a policia se deslocasse á morada onde tinha sido chamada. Ou seja , tive que ouvir e aturar os ruidos do apartamento vizinho durante 3 horas e meia de duração, sem que a policia viesse intervir. Se a policia foi chamada porque motivo não compareceu onde foi chamada ? Perguntei se deveria ir à esquadra apresentar queixa e disseram me que não. Sou cidadã portuguesa e pago os meus impostos e quero reclamar pela inércia da policia de seguranca publica em situações deste tipo e comigo em parricular. Não estava ninguem a morrer concerteza, mas se compete a este orgao de policia manter a ordem e a segurança dos cidadãos, porque não faz a policia o trabalho que lhe compete e responde ao apelo dos cidadãos? Tem liberdade e autonomia propria a policia para apenas responder as denúncias dos cidadãos quando bem entende ou a lei obriga a que o faça sempre ? Foi negligência do agente que recebe a chamada ou das patrulhas que andam nas rondas que não estão para se incomodar ? Ja foram chamados inumeras vezes e além de avisarem a pessoa que faz ruidos constantemente nada mais acontece. Não notificam nem autuam o infrator , agem como se fossem coniventes com estas situações e ainda por cima nao ocorrem aos sitios que são chamados. Se a policia age assim nao pode ser respeitada pelos cidadados e não vai conseguir fazer se ouvir e respeitar. Porque motivo a policia nao comparece onde é solicitada ? Teria que ser arrogante ao telefone e pouco educada para me fazer ouvir ? A psp não leva a serio este tipo de denuncias e neste caso pura e simplesmente não compareceu onde foi solicitada e pretendo apresentar queixa deste órgão de Policia pela inércia e não comparência sem justificacao onde foi chamada. Os agentes da esquadra da Reboleira fazem isto com alguma frequência e ja anteriormente esta situação se deu e na altura, à uns meses atrás relevei, mas desta vez decidi denunciar o caso porque os proprios agentes têm o livre arbítrio de comparecer ou nao para fazer cessar o ruido e desordem em causa. Queremos um pais civilizado e com regras mas não agimos em conformidade. Sei os meus direitos e quero uma justificação sobre este assunto que denunciarei por falta de actuação da policia de seguranca publica nas restantes instancias competentes e superiores.

Data de ocorrência: 17 de dezembro 2017
ana Santos