10.3

PSP - Reclamação polícia de segurança pública de rio tinto

Maria Sousa
Maria Sousa apresentou a reclamação
25 de janeiro 2019

Na passada terça-feira (22/01/2019) ia estacionar o meu veículo na entrada do prédio, onde tem um lugar de deficiente, devidamente assinalado com placa de sinalização e com as devidas marcas no chão. No entanto, tal não me foi possível, uma vez que se encontrava no mesmo local um outro carro, sem dístico de identificação de deficiência, a ocupar não só o lugar destinado para carros portadores deste dístico, como também a rampa de acesso a cadeiras de rodas para o passeio.

Nessa mesma hora (19h44) liguei para a Esquadra de Rio Tinto, onde solicitei que se deslocassem ao local de modo a averiguar o que acontecia indevidamente pelo veículo com matrícula xx-xx-xx. O agente que me atendeu a chamada disse que iria pedir para alguém passar por lá.

Tive de estacionar o carro longe e pedir ajuda para me conseguir deslocar até casa, uma vez que não só o lugar estava ocupado indevidamente, como não havia acesso à rampa de subida a cadeiras de rodas.

Após o jantar, saí novamente de casa e reparei que o mesmo carro continuava exatamente no mesmo sítio. Liguei novamente para a esquadra de Rio Tinto (22h28), onde questionei se alguém teria passado no local. Disseram-me que sim, mas que não fizeram (autuaram) nada, uma vez que no local não havia qualquer sinalização a indicar que aquele lugar era para deficientes. De imediato disse que não era possível, uma vez que vivo lá e sei perfeitamente que tem a devida sinalização e marcas no chão e que para além disso estaria também a ocupar a rampa de acesso ao passeio para cadeira de rodas. Pedi para passarem novamente no local para verificarem que estava errado o que lhe tinham comunicado. O mesmo agente respondeu-me de forma bastante direta que não o iria fazer, pois se o colega lhe tinha dito que não tinha sinalização, não podia fazer nada. Indicou-me que o que tinha a fazer era deslocar-me à Câmara Municipal de Gondomar para solicitar sinalização para o local. Ao qual respondi que era inacreditável eu fazer um pedido à PSP para se deslocaram ao local e me dizerem que o local não estava sinalizado, quando era perfeitamente mentira. Indignada com o sucedido, pedi para o agente se identificar, ao qual o mesmo me responde "Boa Noite" e quando eu reforço e peço novamente para que o faça, se identifica como sendo Agente xxx (Esquadra de Rio Tinto, Gondomar).

Peço, por favor, que verifiquem esta situação, pois o mais grave nesta situação toda penso ter sido o mau profissionalismo dos agentes desta esquadra, a forma como comunicaram comigo e ainda me dizerem que o que estava a dizer estava errado, não existindo qualquer sinalização. Acho incrível o péssimo serviço prestado por esta instituição e em vez de ser ajudada numa situação tão sensível, ainda foi colocada em causa a minha credibilidade de forma bastante fria.

Em anexo, podem encontrar fotos que comprovam a sinalização do local, o mau estacionamento do carro identificado, no local e hora referidos aquando das chamadas efetuadas para a PSP de Rio Tinto.

Fico a aguardar, por favor, resposta a esta reclamação.

Muito obrigada.

Com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2019