10.3

PSP - Recusa de atendimento

Ludgero Vasco Pimenta Lopes
Ludgero Lopes apresentou a reclamação
27 de dezembro 2016

No dia 27-12-2016 dirijo-me à PSP Cascais para fazer uma participação de um sinistro ocorrido num parque de estacionamento.
Chego por volta das 12:20h e uma senhora fazia uma participação com o graduado de serviço que se prolongou até às 13:05h.
Após a saída da senhora, aproximo-me do gabinete do graduado de serviço, tendo este feito um sinal com a mão para aguardar um pouco, o que fiz tranquilamente.
Passados 15 minutos que o agente preencheu com actividades pouco objectivas, continuando eu à espera em frente ao gabinete em linha de visão com o agente em causa, sou informado pelo mesmo que não me vai atender porque está na hora de almoço.
Respondo-lhe que eu também estou, que estou ali há já uma hora e preciso de ver o meu assunto resolvido pois também preciso de almoçar para poder ir trabalhar.
O agente continua a argumentar que tem de comer, que é um direito que tem e que se não comer cai para o lado...
Perante tal argumentação, retorquí que esse direito é óbvio, mas ele é a única pessoa que ali está para me atender, não estando a fazer nada e na ausência do colega que o substituirá, deve ser ele a atender-me.
Prosseguiu teimosamente com a recusa sem tentar sequer identificar o assunto que ali me levava, que eventualmente até podia ser rápido de resolver.
Perante tal quadro, sentindo-me desconsiderado pelo agente, quer pela falta de profissionalismo, quer pelo modo autoritário e desrespeitoso com que o agente se me dirigia, peço o livro amarelo para apresentar uma reclamação.
O agente prontamente me apresenta o livro, tendo-se recusado a emprestar-me uma caneta para que pudesse escrever a referida reclamação.
Às 13:30h chegou o outro agente que me atendeu atenciosamente e no final me pediu desculpa por alguma coisa que tenha corrido menos bem.
Compreendo e aplaudo a atitude do agente que me atendeu perante o colega, mas considero que o agente em causa que se recusou a tender-me teve uma atitude desrespeitosa para comigo e desprestigiante para Instituição que representa.

Data de ocorrência: 27 de dezembro 2016
1 de março 2017
Lamentávelmente desde dia 28 de Dezembro até dia 1 de Março só obtive resposta evasiva redigida por alguém que não se identifica, por parte da esquadra de Cascais.
A DN - Gabinete de Imprensa e Relações Públicas ainda nao se dignou a responder à minha reclamação...
4 de abril 2017
Continuo a aguardar a resposta por parte da DN - Gabinete de Imprensa e Relações Públicas à minha reclamação de dia 27/12/2016.
Anexo troca de e-mails
Esta resposta tem um anexo privado
16 de julho 2018
Nao obtive qualquer resposta... será mesmo assim?