10.2
Polícia de Segurança Pública
  • Largo da Penha de França, 1 Lisboa
  • contacto@psp.pt

PSP - Rejeição de atendimento, prestação de informações incorretas e desincentivo de apresentação de queixa

Joana
Joana apresentou a reclamação
10 de janeiro 2019 (editada a 22 de janeiro 2019)
Ao dirigir-me à esquadra da PSP deparei-me com a grade da entrada da mesma quase totalmente encerrada. Após ter confirmado o horário de funcionamento, percebi que ainda faltava 30 minutos para o encerramento da mesma. Tendo ficado a saber que de acordo com o horário de funcionamento a esquadra era suposta estar aberta procurei ser atendida. Após chamar a atenção de um dos agentes, tendo batido no vidro, consegui que viessem à porta de entrada onde me encontrava.
O atendimento foi feito à porta da esquadra com a desculpa que faltava só meia hora para fecharem e que já não dava tempo para fazer uma queixa. A falta de vontade em receber a queixa foi de tal ordem que o agente deu propositadamente informações erradas, no sentido de me demover de fazer a queixa e até dizendo que era impossível fazer a mesma sem a identificação completa do suspeito e que nem valia a pena dirigir a outra esquadra. Tudo isto se confirmou ser falso aquando a apresentação da queixa noutra esquadra. O agente mais novo que se encontrava presente nada fez nem disse em contrário.
É de uma grande incoerência a PSP estar constantemente a fazer campanhas de forma a incentivar as pessoas a fazerem queixa de crimes públicos e terem agentes a desincentivar para não o fazer.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2019