10.4

PSP - Renovação da licença de uso e porte de arma - Classe C

José da Rocha Pinto Guimarães Mendes
José Mendes apresentou a reclamação
2 de fevereiro 2018

Tenho 59 anos de idade e exerço o ato venatório desde os 18.
A minha licença para Uso e Porte de Arma, caducou no passado dia 25 de Julho de 2017.
No dia 24 de Julho de 2017, procedeu ao pedido de renovação da mesma.
Por motivo de doença, o último ato venatório que exerci, foi o de 2012/2013.
Saiu uma lei, para dificultar a vida aos pobres, é a sina que temos, que para proceder à renovação da referida licença, é exigido, as 3 ultimas licenças de caça, dos últimos 5 anos (ou) 5 licenças de caça, dos últimos 10 anos.
A P.S.P. informou-me que eu apenas tinha 3 licenças de caça, dos últimos 10 anos.
Não é verdade. Tenho 4 licenças, mas no sistema aparecem 3. Mas, eu tenho a licença da época 2007/2008, que não aparece nos registos, não sei por que motivação, o certo é que eu apresentei a referida licença "física".
Ficou-me a faltar uma licença.
Contatei o ICNF de Lisboa. Coloquei-lhes o problema e, foi-me sugerido que emitisse a licença de caça para a época de 2017/2018, perfazendo dessa forma, as 5 licenças de caça exigidas.
Para minha estupefação, a P.S.P. - Núcleo de Armas e Explosivos, do Porto, considera a licença para a época de 2017/2018, não válida.
O ICNF de Lisboa, recomendou-me que levantasse a licença. O Estado emitiu-a e entrou o dinheiro nos cofres, mas a P.S.P., diz ter o contrario.

Data de ocorrência: 2 de fevereiro 2018