Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

PT Empresas - Cedência de número

Hugo Vieira apresentou a reclamação
7 de janeiro 2016

Após contacto telefónico com a PT Empresas, contacto presencial numa loja oficial em Santarém, contacto com o Agente (Teletrade) que me realizou o contrato de telefone, e envio da reclamação pelo site da PT Empresas, escrevo no sentido de denunciar e tentar resolver uma situação de cedência de titularidade de número de telemóvel que não foi feito pela empresa que vende os serviços da PT Empresas, nomeadamente a Teletrade (www . teletrade . ws) com sede em Santarém.

Explicando a situação: Em 22 de Maio de 2015 entreguei presencialmente à comercial Marta Gonçalves e enviei por email (martagoncalves@teletrade.ws) toda a documentação que me tinha sido pedida para fazer a cedência do número 918490825 (número que possuía na empresa antiga onde trabalhava) para um contrato a realizar M4O. Foi-me indicado que ao assinar estre contrato o número referido iria substituir um número "provisório" (965540758). Estando a comercial Marta Gonçalves nas minhas instalações, o que lhe foi enviado foi apenas os documentos que tinha digitalizado e ela necessitaria, nomeadamente o número da certidão permanente da empresa cedente do número de telemóvel e cópia do cartão do cidadão do gerente da empresa cedente e o meu cartão de cidadão e comprovativo de NIB.

Até 24 de Junho de 2015 nada foi feito e fui novamente contactado por uma segunda comercial da mesma empresa a solicitar a mesma documentação uma vez que a antiga comercial já tinha saído da empresa. Neste caso foi novamente enviada por email a 24 de junho (milenemarques@teletrade.ws) toda a documentação pedida, incluindo os formulários de cedência de titularidade devidamente preenchidos e assinados, cópia dos cartões de cidadão, formulário de alteração do M4O, etc. Não obstante, a comercial deslocou-se a minha casa para recolher os originais nos dias seguintes para proceder então à alteração do meu contrato.

Segundo a documentação entregue e o acordado, o contrato compreenderia assim a portabilidade de um número da NOS que foi realizada e a cedência de um número da MEO associado na altura ao contrato de uma empresa onde já tinha trabalhado e que mantinha o número como número pessoal e profissional. Foi indicado que temporariamente ser-me-ia atribuído um número provisório, como indiquei acima. Este número nunca chegou a ser usado pois foi-me indicado telefonicamente que a cedência seria automática e que realizada num curto espaço de tempo.

Apenas agora em Dezembro, vim a descobrir que o número nunca tinha saído da empresa em questão e tenho andado a pagar a mensalidade do M4O de um número que nunca usei e fiquei sem o número que me garantiram que teria (918490825), visto a empresa em questão entretanto ter deixado de pagar a conta da MEO.

Dirigi-me à loja oficial da MEO em Santarém a 28/12/2015 onde me indicaram que nada poderiam fazer e que isso teria de ser tratado com a Teletrade. Contactei a empresa TeleTrade telefonicamente e posteriormente presencialmente (28/12/2015) com Rita Ruivo.
Reconheceram que isso poderá ter acontecido, que os emails onde enviei a documentação de nada servem pois possivelmente as respetivas comerciais esqueceram-se de dar o devido seguimento ao processo. Indicaram também que não é política deles entregar ao cliente o contrato realizado apenas em caso de ser expressamente solicitado. Algo que segundo me parece é completamente contra a legislação nacional. A mesma indicou também que nesse dia iria tentar resolver a situação e que me telefonaria no dia seguinte ou, caso não ligasse, indicou-me o seguinte número para ligar para verificar a situação: 968510287. Desde essa altura, nunca mais tinham ligado, não atendiam nem para esse número nem o número que consta do site e a situação continuou na mesma.

A 5 de Janeiro de 2015, finalmente fui contactado por Rita Ruivo da Teletrade indicando que nada poderiam fazer pois nem uma comercial nem a outra tinha dado entrada da documentação da cedência de número no backoffice deles, e logo, mesmo com os emails trocados com as comerciais, nada poderiam fazer para alterar a situação, uma vez que o número encontrava-se barrado por falta de pagamento. Questionei se quando fiz o contrato e entreguei a documentação (Junho de 2015) a empresa tinha também facturas em atraso ou alguma situação que impedisse a cedência do número. Responderam que nessa altura não, mas uma vez que quem ficou com a documentação se tinha esquecido de submeter, essa questão não se coloca. Sugeriram então que contactasse a empresa para que esta pagasse as facturas que tem em atraso à MEO.
Julgo ser inadmissível por um lado fazerem de mim cobrador do fraque das dívidas de outra empresa e por outro não resolverem algo que partiu de um erro dos comerciais deles e de quem vende o serviço. De que serve então entregar a documentação e fazer um contrato com a MEO se tudo depende se um comercial se lembra ou esquece de submeter o que fica acordado com o cliente? Também nessa linha, como é que o cliente sabe que tem um contrato e o que consta desse contrato se "não é política" das empresas que vendem o serviço entregar o contrato ao cliente?!

Esta situação causa-me prejuízos de elevado valor uma vez eu sou empresário em nome individual e todos os meus contactos profissionais são realizados pelo número em questão de onde já nem sequer consigo receber chamadas de clientes. Sem o número indicado na minha conta, não tenho qualquer interesse em continuar com a PT Empresas.

No entanto, o que pretendo não é rescindir o contrato, apenas pretendo apenas que:
• Me seja entregue o contrato que realizei com a PT visto desconhecer as condições do mesmo já que a empresa que o realizou tem como política não o entregar, apenas se expressamente solicitado (o que julgo ser ilegal);
• Me seja realizada a troca do número 965540758 por 918490825 como inicialmente prevista e indicada, visto que da minha parte tudo foi feito atempadamente e de boa fé.

Aguardo desenvolvimento rápido desta situação, pois a manter-se todos os dias estou a ser financeiramente prejudicado

Data de ocorrência: 7 de janeiro 2016
10 de janeiro 2016
Já foi resolvido. O número foi trocado.
No entanto a empresa Teletrade nada fez para solucionar o problema por eles criado. Tudo foi resolvido directamente com a PT Empresas.
Hugo Vieira avaliou a marca
25 de março 2024