Público - Comunicação Social, S.A

Nelson Fernando Raposo Arraiolos
Nelson Arraiolos apresentou a reclamação
20 de agosto 2021
Exmos. Srs.

Desde o dia 12 que tento resolver uma situação com a minha assinatura, a qual é mensal e pela qual pago 6,50€ por mês. Sucede que desde Junho por erro meu tenho-me visto a braços com uma situação em que na data em que se deve fazer o pagamento o mesmo não é efectuado, porque o cartão de crédito ficou mal criado, da minha parte e a assinatura cai.

No entanto em Junho e Julho essa situação sucedeu consegui efectuar a mudança do cartão de crédito uma vez que o pagamento é feito via MBway com criação de cartão de crédito, em Agosto, mais concretamente no dia 7 de Agosto a assinatura voltou a cair, tentei por várias vezes entre o dia 7 e o dia 12 introduzir os dados do cartão de crédito, e não consegui, pois ao aceder à área de gestão de assinatura, não há a possibilidade de introdução dos dados do novo cartão de crédito.

Sucede que a mensalidade de 6,50€ ainda não foi paga, o apoio ao cliente, quando contactado via e-mail assinaturas.online@publico.pt, limitam-se a dar respostas vagas de que estão a tentar resolver, mesmo quando passei os dados do novo cartão de crédito para que fossem introduzidos no sistema e assim a cobrança dos 6,50€ fosse feita e a normalidade da situação fosse reposta, limitaram-se a repor a assinatura apenas por uns dias, e dando a indicação de que a situação já estaria resolvida e poderia colocar os dados do cartão de crédito, e a situação não estava resolvida.

Dei conhecimento da situação e voltaram a renovar até ao dia 27 de Agosto, para que apenas me mantivesse calado, e sem grandes reclamações, e nada é feito muito menos a resolução do problema, via chat dizem-me que irão responder por e-mail, o que até à data não sucedeu, solicito o contacto telefónico e nem uma chamada sequer por parte do Público. A única comunicação que recebo foi ontem dia 19 de Agosto a qual me dava conta de que não tinha sido possivel a cobrança da assinatura no valor de 6,50€ e que passo a transcrever "Informamos que não foi possível efectuar a cobrança automática da sua assinatura digital: o pagamento de 6.5 euros relativos a uma assinatura Mensal. Por esse motivo, a sua assinatura PÚBLICO já não está activa.".

Ora claro que não seria cobrada pois se não consigo alterar os dados do cartão de crédito associado, nem sequer se dignam no apoio a fazer essa alteração, como se queria que a situação ficasse resolvida.

Por fim sou levado a acreditar que esta é a forma que o Público tem de tratar e de correr com os seus assinantes, sobretudo, quando se trata de assinantes que são pessoas com deficiência motora as quais não têm como comprar o jornal diáriamente, e a única forma que têm é ler o jonal em formato digital, e desta forma como o Público atua relativamente a esta situação é digna e leva a que cada vez mais percam leitores assiduos, e que apenas conseguirão adquirir o jornala uma vez por mês ou de 2 em 2 ou mesmo de 6 em 6 meses. O tratamento é de todo desumano, e até demonstrativo de que o Jornal público destrata pessoas com deficiência e até outros assinantes, dando claramente a entender que as pessoas com deficiência não devem ter o mesmo direito de acesso à informação.

Assim sendo só me resta dizer por fim que o Jornal Público, está a prestar um mau serviço ao estar a tratar de forma completamente leviana uma pessoa com deficiência que a única forma de poder ler o jornal é pela via digital, mas que está a ser corrido, de forma totalmente desumana, e que não quererão pessoas com deficiência associadas ao vosso jornal.

Espero que resolvam a situação, e que reponham a situação o mais rápido possivel com um pedido de desculpas público, pois só dessa forma poderão efectivamente corrigir a vossa atitude.
Data de ocorrência: 12 de agosto 2021
Público
25 de agosto 2021
Caro Sr. Nelson Arraiolos,

Conforme conversa telefónica, e prestados os devidos esclarecimentos sobre esta questão, como combinado, entraremos em contacto assim que a mesma ficar resolvida de modo a podermos concluir o respectivo pagamento da renovação automática da assinatura.

Muito obrigado,
Público