Purificación García
1 PACOMARTINEZ 88.3
2 Tous 70.4
3 Cavalinho 59.7
Purificación García6.1

Purificación García - Mala custou 100€ e vai a arranjo pela 2ª vez em menos de 8 meses

Cristina Oliveira
Cristina Oliveira apresentou a reclamação
19 de maio 2018

No dia 01 de Fevereiro de 2017 adquiri uma mala da Purificación Garcia, loja outlet situada no Freeport. A mala originalmente custava 192€ e estava com 50% de desconto, tendo sido adquirida pelo valor de 92€. Foi uma prenda de aniversário que decidi oferecer à minha irmã.

Passado 4 meses da compra, a minha irmã mostra-me a mala com a alça esquerda descosida e sem conseguir usar. Liguei para a loja e fui informada que tinha que ir ao Freeport deixar a mala para arranjo, sem custos para mim uma vez que a mala estava dentro dos 2 anos de garantia. A questão é que vivo em Sintra e deslocar-me até Alcochete implica uma enorme logística de tempo e custos. Questionei a possibilidade de deixar a mala para arranjo na loja da Av. da Liberdade ou El Corte Ingles em Lisboa, ambas muito mais próximas de mim mas foi-me negada esta hipótese.

Passado uns dias lá fui até a Purificación Garcia do Freeport entregar a mala para arranjo. Disseram-me que ficava pronta em 3 semanas mas só fui contactada para ir levantar a mala passado 47 dias, o que acho inadmissível, mesmo que tenha ido para Espanha (para a fábrica), estamos a falar de um país que é já aqui ao lado, por amor de Deus. Lá fui eu então pela 2ª vez a Alcochete levantar a mala para a devolver à sua dona, minha irmã.

No início deste mês, a mala volta a apresentar o mesmo defeito: a alça esquerda voltou a estar descosida. Ressalto que esta é uma mala pequenina que não é usada diariamente, mas antes uma mala de ocasiões específicas pelo que não se compreende um desgaste desses na alça. Só posso crer que as malas da Purificación Garcia possuem apenas nome e preços elevados mas a qualidade fica muito a desejar.

Hoje ,dia 18 de Maio, voltei a ligar para a Purificación Garcia do Freeport a indicar que a mala apresenta o mesmo defeito de há uns meses e que só tem 1 ano e 3 meses de uso, pelo que não aceito que me proponham um 2º arranjo para o mesmo defeito. Ou me trocam a mala por outro modelo (porque a minha irmã já não quer arriscar um 3º problema na alça), ou me dão um vale com o valor dos 96€ gastos pela mala ou me devolvem o dinheiro na totalidade. Sou associada da DECO e já fui informada que em caso de defeito de fabrico e após uma intervenção, se o problema tornar a acontecer a marca é OBRIGADA a substituir o bem por outro.

A funcionária riu-se ao telefone e disse que eu poderia falar com a gerente e estar à vontade para fazer as reclamações que achasse necessária, que a mala teria que ir novamente para arranjo em Espanha (e nós ficamos mais mês e meio sem mala e a ter que fazer mais cento e tais quilómetros para ir levar e buscar a o artigo defeituoso).

Sou cliente da marca há mais de 5 anos e este foi o primeiro incidente grave que me aconteceu, logo com uma prenda para outra pessoa. Descobri entretanto que possuem um péssimo Serviço ao Cliente (o que não é o costume em marcas deste segmento), que não estão minimamente preocupados em fidelizar o cliente e os artigos não valem nem 1/5 do valor que são vendidos.

Sou consumidora de outras marcas de malas (Bimba y Lola, Michael Kors, Furla, Gloria Ortiz) e sempre que as minhas malas apresentaram problemas de fabrico no prazo legal de garantia (24 meses) as marcas sempre substituiram as malas por outras novas ou devolveram-me os valores pagos. Sou consumidora mas tenho plena noção dos meus direitos e sei que a Lei me assiste neste caso.

É inadmissível que tenha que me deslocar pela 3ª vez ao Freeport para enviar a mala para a fábrica em Espanha quando poderiam receber a mala nas lojas de Lisboa (estas também fazem arranjos e também enviam as malas para a fábrica, que julgo ser só uma). Assim só demonstram que os artigos "de outlet" são diferenciados em relação ao resto da colecção (qualidade inferior, talvez?). Aguardo uma resolução a esta situação até o final deste mês de Maio, caso contrário vou levar a situação adiante com todos os meios que tenho ao meu dispor.

Paguei 96€ pela mala

Data de ocorrência: 19 de maio 2018