Radio Popular SA

Radio Popular - Iphone se

Marta Maravilha
Marta Maravilha apresentou a reclamação
15 de junho 2020
Venho por este meio mostrar a minha indignação e espero breve resolução deste problema.
Deixei o IPhone SE 32 SP GREY no dia 18 de fevereiro de 2020 para reparar, após dois meses da compra deste telemóvel novo na Rádio Popular reparei que em algumas filmagens ficava sem som por breves momentos, pensei que seria algo ocasional. Como não utilizo muito, nem me fui apercebendo da situação. Posteriormente, acresceu o problema da bateria: que de um momento para o outro se desliga, depois volta a reiniciar sozinho, sendo que em outras vezes simplesmente se desliga e não dá sinal. Após o ligar ao carregador por vezes inicia e nem pede pin, outras vezes liga automaticamente e ainda se encontra com 12 ou mais % de bateria. Sendo que sou uma pessoa que tem imenso cuidado em relação aos carregamentos, é sempre carregado até ao máximo e nunca o retiro antes do carregamento completo, na realidade não dou grande uso ao telemóvel para se encontrar cheio de problemas.
No dia 14 de março de 2020, quase passados 30 dias entregaram-me o telemóvel, por sugestão da própria colaboradora da loja, fui verificar dentro das primeiras 24h se o telemóvel estava em condições. No relatório vinha mencionado sem avaria, nada tinha sido detetado. Que tinha sido feita um restauro ao telemovel. Cheguei a casa e comecei a trabalhar com o mesmo e verifiquei que continuava com os mesmos problemas, para além de que continuava com as minhas contas abertas e todas as aplicações que já tinha, pergunto eu: se fizeram um restauro não deveria estar limpo? sendo que ainda vinha pior do que tinha ido. Pois na altura o colaborador da loja tinha feito uma grande inspeção ao telemóvel para ver defeitos e mencionou que no canto superior direito parecia descolado, após esta entrega ele vinha com marcas bem visíveis com o ecrã descolado por toda parte lateral direita, não sei se tentaram tirar, puxar ou descolar. Já o botão “home” também vinha com um ruído diferente e um clique estranho. Confirmei com o telemóvel da minha mãe que é igual e não faz qualquer som, parece que está solto.
Este telemóvel encontra-se novo, sem riscos no ecrã e ainda com a película original na parte traseira, tenho muita atenção com o telemóvel.
É então que dia 15 de março de 2020, me dirigi novamente à loja e dentro das 24h fiz nova reclamação da reparação. Deixei vários videos demonstrativos a comprovar o corte do som no telemóvel e enviei diretamente para a Ponto Sagres, loja de reparação, um email com alguns videos feitos ainda antes da 1º reparação ao telemóvel, para verem a que problema me referia. Estando demostrados vários problemas, sendo que o mais recorrente é o desaparecimento de som.
Neste mesmo email foi referido: Espero que me resolvam o problema, pois fiquei quase 30 dias sem o telemóvel e agora de novo. Estes videos como podem confirmar já são antes de ter ido para aí na 1ºvez para reparação e no telemóvel encontram-se vários feitos no próprio dia que levantei o equipamento, tendo sido devolvido passado nem 24h.
Na altura o senhor da loja tinha feito uma grande inspeção ao telemóvel para ver defeitos e mencionou que no canto superior direito parecia deslocado, após esta entrega ele está com marcas bem visíveis do lado todo direito de parecer descolado, não sei se tentaram tirar, puxar ou descolar, mas acho inadmissível que venha pior do que quando o deixei.
Dia 24 de março de 2020, após esta segunda reclamação e envio de email, entregaram-me o telemóvel, o funcionário da loja não me soube dizer se era novo, se bem que não vinha embalado, se era recondicionado. Disse que tinha novamente os 2 anos de garantia a partir deste dia. Ao chegar a casa verifiquei que o telemóvel que me entregaram é o meu e prova disso é que continha todas as minhas aplicações e email, facebook tudo pronto a usar. O botão “home” como ainda não tinha retirado a película da frente não tinha dado conta, mas parece que está solto, com o mesmo ruído estranho. Ao abanar o telemóvel encontrasse com um barulho de algo que parece solto. Pergunto não será daí que vem este problema do som?
Tal como já tinha referido o telemóvel encontrava-se novo, sem riscos, ainda com a película original na parte traseira, tinha apenas uma pequenina moça no canto inferior direito.
Acho inadmissível vocês voltarem a dar-me o mesmo telemóvel, ou como dizem um “novo” que tem exactamente os mesmos problemas. Fiz novamente videos que comprovam que continua a ficar sem som, mais do que prova que este telemóvel é o meu.
Dia 20 de abril liguei diretamente para o apoio da apple e foi-me dito que realmente o imei não quer dizer obrigatoriamente que seja um equipamento novo e que não tinham até à data no sistema qualquer informação de me ter sido dado um equipamento novo, foi-me sugerido que entra-se em contacto direto com a Ponto Sagres, para perceber que tipo de reparação tinha sido feita ao meu telemóvel. Assim o fiz, no qual a senhora que me atendeu não foi nem um pouco acessível e me disse que a menina Patricia do apoio da Apple me tinha dado informações erradas. Quando pergunto o que foi feito ao meu telemóvel, referiu que me foi dado um novo. Após várias tentativas minhas a explicar que continuava a não gravar som, que o botão “home” continua estranho e que continua uma peça solta dentro do mesmo, a senhora foi muito inconveniente e despachou-me literalmente. Referindo que o meu telemóvel não tinha nenhum problema, eu indignada perguntei o porque de me terem então trocado se está bom, ao qual a senhora respondeu: que foi por eu ter reclamado de o mesmo estar descolado. Pergunto eu?? com todos os videos que enviei, que comprovam que o telemóvel não está bom, só me trocaram por estar descolado?
Dia 29 de Abril liguei novamente para assistência da Apple, enviei todos os documentos e ficaram a tratar da situação.
Dia 30 de Abril sou contactada novamente pela menina Didia, que tinha ficado de saber alguma informação extra acerca do procedimento da apple nestes casos.
No dia 4 de Maio falei novamente com a menina Didia da Apple que me informou já ter falado com o Ponto Sagres e a informação que teve foi de que me trocaram o telemóvel devido a ser detetada falha de bateria, alias de o telemóvel se desligar sozinho. Falha essa que eu tinha reclamado e que tinham dito sempre: não detetada.
Dia 7 de Maio sou contactada novamente pela menina Didia, dize-me que visto que a Rádio Popular não estava a resolver e visto o meu descontentamento com a Ponto Sagres, teríamos a solução de enviar o telemóvel para outro ponto de reparação e se o telemóvel não estivesse em condições seria trocado. Foi-me sugerido ainda que fizesse o restauro. Expliquei que não sabia se tendo eu comprado na Rádio Popular e sendo o ponto de reparação deles o Ponto Sagres se devia estar a enviar para outro lado, foi-me explicado que não haveria qualquer problema. Mas estando eu convencida de que a Rádio Popular é que me deveria resolver o problema na hora e a Menina Didia achando que sendo eles um ponto de venda da apple autorizado poderiam resolver. Ficou combinado eu ir à Rádio Popular resolver.
Dirigi-me à Rádio Popular no dia 17 de Maio e não havia ninguém para me resolver o problema, foi-me sugerido outra altura.
Dia 22 de Maio, pela quinta vez, dirigi-me novamente à Rádio Popular e falei diretamente com a Responsável, Senhora Marta, expliquei a situação. Mostrei a situação das gravações, do som e a peça solta no equipamento. Neste momento o mesmo continua a cortar o som nas gravações com audio e dia 8 de maio às 12.13 desligou-se sozinho e ligou novamente e ainda tinha 40% de bateria, sem pedir o código. Exatamente os mesmos problemas anteriores. O que me faz pensar como é impossível um outro equipamento ter exatamente os mesmos problemas. Depois de me sugerir deixar o telemóvel novamente, sendo a minha 3º reclamação e dentro da lei do consumidor serem obrigados a resolver, pedi um equipamento novo, pois depois do meu equipamento ter ido para o Ponto Sagres várias vezes e ter havido várias respostas que não coincidiam eu não confiava que fosse novamente. Estando eu a dizer que queria um equipamento novo a que tinha direito. Foi-me dito que não o poderiam fazer, pois não tinham em loja equipamentos iguais ao meu, falei da questão do upgrade. A resposta que me foi dada é que a Rádio Popular não o pode fazer, pois o equipamento é de valor superior e teriam de meter a diferença. Mas que se a apple me autorizasse a troca do equipamento, teriam de a fazer. Foi-me sugerido então pela Senhora Marta, visto estar ao mesmo tempo a resolver com a apple, seria melhor falar com eles novamente, pois eles faziam a recolha do equipamento e se tivessem que dar algum enviariam também para casa. Tendo me sido referido que realmente este telemóvel estava a ser descontinuado e o melhor seria mesmo como dinheiro comprar o novo equipamento que saiu. Mas pelos vistos também não me estaria a confirmar que me dariam o dinheiro. Eu referi que não queria gastar dinheiro neste momento e que vocês é que tinham de me resolver a situação. No entanto fiquei de enviar um email para spvviseu@radiopopular.pt com alguns dos videos a que me referia. Assim o fiz, enviei neste mesmo dia um email, com vários videos a demonstrar uma das avarias a que me refiro.
Neste mesmo dia liguei novamente para o apoio da apple e falei com o Senhor Afonso, expliquei novamente o caso, expliquei a situação que a senhora Marta da Rádio Popular me explicou que eles conseguiriam resolver mais rápido, bastava autorizarem a troca. Depois de falar um pouco com ele e a senhora Marta da Rádio Popular percebi que este telemóvel tem alguns problemas, e portanto, não fiquei nada agradava de ter um novo, pois ninguém me garante que daqui a 3 meses ou 1 ano não esteja novamente a reclamar deste problema. Expliquei a situação de eles poderem autorizar a troca do mesmo, ao que me explicou não ter qualquer poder para me passar uma autorização para isso, aliás a Rádio Popular não precisa da autorização da apple para o fazer. Ficou de falar com a menina Didia sobre o assunto, no entanto ficou de saber alguma informação extra acerca do procedimento da apple nestes casos, pois a informação que eu tinha tido da menina Patricia e Afonso, ambos do apoio técnico da apple é que como seria a minha 3º reclamação à Rádio Popular teria direito a um equipamento novo na hora, sendo que o equipamento já estaria a sair do mercado e ambos me falaram que teria de ser feito o upgrade do novo SE. Enviei neste mesmo dia novos videos e documentos para o suporte da apple a comprovar algumas das avarias do meu telemóvel. Sendo que como é obvio vendo do que falo seria mais fácil resolver e por isso de ter ido à Rádio Popular e ter mostrado os videos e a peça solta a que me refiro. Estado eu a ficar convencida de que me iriam resolver todos pelo melhor e depois deste constrangimento todo desde o Estado de Emergência até então, com um telemóvel novo. É ai que começo achar que me vão fazer um upgrade ao telemóvel e que não vou ter problemas tão cedo.
Dia 23 de Maio sou contactada com numero privado, era Senhora Marta da Rádio Popular a dizer-me que tinha recebido o meu email com as várias provas de uma das avarias e que depois de ver enviou um email à Ponto Sagres a pedir para ser possível me ser entregue um dispositivo novo com características superiores. Visto que realmente esta situação está a ficar desconfortável para ambos. A única questão é que não sabia se me iriam pedir para enviar novamente o telemóvel ou não, mas que depois diria alguma coisa. Fiquei bastante contente, com esta solução encontrada, visto que já não confio num outro equipamento igual que venha. No entanto fiquei preocupada com o passar do tempo e por ventura poder acontecer algum incidente ao telemóvel, um risco, uma queda, nunca se sabe.
Nesse mesmo dia sou contactada novamente pela menina Didia, que já estava a par do que o colega tinha falado comigo, dize-me que não tinha qualquer poder para me passar uma autorização para isso, alias a Rádio Popular não precisa da autorização da apple para o fazer, dize-me que visto que a Rádio Popular não estava a resolver e visto o meu descontentamento com a Ponto Sagres, tal como já me tinha referido, teríamos então a solução de enviar o telemóvel para outro ponto de reparação e se sim o telemóvel não estivesse em condições seria trocado. Entretanto contei que a Rádio Popular me tinha ligado e tinha sido feito um pedido de equipamento com características superiores. Ao qual me foi dito que dos telemóveis em site o das mesmas características seria o novo SE, que realmente é a nova versão do meu. Com este telefonema da Rádio Popular fiquei de ficar à espera da resolução dos mesmos. Fiquei bastante confiante e contente com tal solução.
Passados 4 dias estava a ficar preocupada com a falta de resposta da Rádio Popular e resolvi passar na loja para saber em que ponto estava.
No dia 27 de Maio fui à Rádio Popular, pela sexta vez consecutiva, pedi para falar com a responsável. Perguntei à senhora Marta responsável de loja, se havia alguma novidade sobre o meu assunto e foi-me pedido para aguardar que ia ligar para a Ponto Sagres. No fim da chamada foi-me dito que a Ponto Sagres tinha falado com a Apple e que ambos tinham a mesma opinião de que o meu equipamento não tinha qualquer problema. Simplesmente era o software…o que não faz muito sentido, pois a minha conta esteve aberta num iphone 8 e nesse dispositivo não tinha o mesmo problema ao filmar. Ao ouvir tal situação fiquei muito revoltada e enviei de imediato um email para o suporte da apple para a menina Didia me ligar enquanto ali estaria. Pois eu tinha falado com a menina Didia ainda no dia anterior e a informação que tinha era de que a única vez que a Didia do apoio técnico da apple tinha falado com a Ponto Sagres tinha sido aquando lhe foi dito que o meu telemóvel tinha sido trocado após verificarem a falha da bateria, no dia 4 de Maio. Algo aqui não estava certo, mais uma vez informações opostas e a colocarem-me numa situação desconfortável em frente à Rádio Popular. Pedi de imediato o livro de reclamações e comecei a escrever o meu desagrado com toda esta situação. No entanto não consegui falar com a menina Didia no momento, mas consegui chegar à conversa com a menina Ana, novamente tive que explicar por alto o que se estava a passar, já visivelmente irritada. Voltamos a falar da questão da apple me autorizar a entrega de um telemóvel novo, ao qual me disse de novo que partir do momento que a Rádio Popular pediu um equipamento novo à Ponto Sagres, a mesma tem o poder para o enviar, ou neste caso se não tiver equipamentos para entrega ai sim pedir à apple que lhe envie. Depois de a Responsável senhora Marta ter-me deixado a reclamar e ter ido embora fazer outras coisas. Depois de me ter mencionado que uma reclamação no livro pode ser resolvida até 6meses. Visivelmente irritada com tal falta de resolução de problema, pois a minha opção nunca foi reclamar, mas sim que me resolvessem o problema. Pois volto a referir, que o meu equipamento está novo e fico preocupada com o passar do tempo, por ventura poder acontecer algum incidente ao telemóvel, um risco, uma queda, alguma coisa e que fique sem telemóvel e sem dinheiro. Perguntei ao senhor que me ficou atender na Rádio Popular, se esse pedido tinha sido feito, ao qual me leu o email enviado à Ponto Sagres a pedir o equipamento novo e com características superiores, feito o pedido perguntei à menina Ana se a apple poderia recusar, ao qual a Ana me disse que nunca um pedido de equipamento não é autorizado, pois já parte do principio que se há um pedido é porque há um problema. Sugeriu-me que já que esse pedido tinha sido feito, e em conversa ao mesmo tempo com o senhor que me estava atender na Rádio Popular, foi realmente confirmado que o pedido foi feito no email enviado. Foi então sugerido que enviasse novamente o equipamento, sendo que o email devia ser anexado, tal como estava o pedido feito viria um telemóvel novo e melhor. Assim o fiz, e repito só com o parecer da menina Ana que me sugeriu voltar a enviar nessas condições, porque por mim, tal como já referi nunca mais enviaria nenhum equipamento meu para a Ponto sagres. No entanto decidi dar uma nova oportunidade de a Rádio Popular e a Ponto Sagres me resolverem a situação, pedi o comprovativo do email enviado e deixei novamente o telemóvel. Retirei a reclamação que estava a fazer, para ficar explicito que eu quero é que me resolvam esta situação desconfortável.
Dia 28 de Maio falei novamente com a Didia a contar o ponto de situação do dia anterior, e como tinha ficado a situação, referi se não seria melhor falar com o Ponto Sagres. Sendo que eu tinha ficado numa situação muito desconfortável na Rádio Popular ao dizerem coisas dispersas. Parece na realidade que o meu telemóvel não tem nada e eu é que estou a ser chata. Quando não é isso que se trata, quem me dera não estar com estes problemas com o telemóvel.
Dia 29 de Maio a menina Didia ligou-me avisar que não iria estar na próxima semana a trabalhar e que se surgisse alguma questão, ligar para o apoio e falar com alguém. Quanto ao processo, sendo que a Rádio Popular já tinha feito o pedido de um novo equipamento, vamos deixar que eles entrem em contacto e resolvam.
Dia 3 de Junho recebi um telefonema da Rádio Popular a pedirem-me o numero do meu processo na apple, pois tinham falado com alguém da apple que disse que o meu processo nem sequer existe. Depois de eu insistir e explicar que a apple não tem que autorizar nada, se eles já fizeram o pedido à Ponto Sagres a menina disse-me que está a tentar resolver pois a Ponto Sagres enviou-lhes um email a dizer que o meu equipamento não tem nada novamente. Referindo novamente a questão do software…o que não faz muito sentido, volto a dizer que em outros dispositivos não acontece. Situação que me deixou logo irritada, pois desde a 1º vez que o meu telemóvel foi para lá, nunca tinha nada. A menina disse que está a fazer todos os esforços por resolver, pois tinha ouvido a minha conversa da ultima vez que tinha estado na Rádio Popular a reclamar. Dei o numero do processo, o email e referi que tinham de falar com alguém do apoio técnico da apple mas do sector sénior, ou com a menina Didia ou a menina Ana, sendo a ultima pessoa com quem eu falei e que me ajudou a tomar a decisão de deixar o telemóvel novamente, sendo que estava a falar comigo quando estava na Rádio Popular.
Dia 9 de Junho recebo uma chamada da Responsável da Rádio Popular senhora Marta, a dizer-me que tinha estado de férias e para eu falar com a menina Didia da Apple, pois a Ponto Sagres diz ter estado a fazer testes no meu telemóvel e mais uma vez não ter nada. Queria que eu falasse com a menina Didia para me darem a tal autorização de troca que eu sinceramente não sei se é possível ou não, pois a Rádio Popular diz uma coisa e a Apple diz que a mesma tem meios próprios para me resolver. No meio disto, parece é que ninguém me quer resolver nada. A meio da conversa fiquei sem bateria, pois estou a utilizar um iPhone 3s antigo que só consigo enviar sms e fazer chamadas sendo que só em voz alta é que ouço, pois nem toda a gente tem telemóveis em casa parados a funcionar em condições. Tentei ligar de imediato para o numero, mas foi parar ao apoio ao cliente. Expliquei a situação e pedi para me devolverem a chamada. Entretanto tive a pensar na situação e a confirmar uma situação, eu deixei o meu telemóvel dia 27 ao fim da tarde, o meu telemóvel no máximo foi no dia a seguir, meteu-se o fim de semana entretanto e no dia 3 de junho recebo a chamada da Rádio Popular e descubro que o meu telemóvel já foi testado em 2 dias e está novamente a ir para a Rádio Popular. Só dia 9 é que me ligam a dizer que o telemóvel teve a ser testado até então e para eu resolver com a Apple. No meio destas voltas e paragens do equipamento, eu estou sem condições nenhumas. Se já tinham resolvido porque não me foi entregue?
Nesse mesmo dia a tarde recebo telefonema da menina Didia, mal recebi o telefonema da Rádio Popular pedi por email para me telefonar. Expliquei novamente a situação, que a Rádio Popular queria que eles me resolvessem e mais uma vez a menina Didia me disse que partir do momento que o telemóvel foi comprado na Rádio Popular eles tem uma via direta para troca de equipamentos. Tem meios próprios para resolver os problemas. No entanto ia falar com a Ponto Sagres para verificar a situação da reparação.
Dia 10 de Junho a menina Didia liga-me novamente e disse que falou com a Ponto Sagres e a informação que teve é que o equipamento não tem nenhuma avaria. Sugeria que quando fosse buscar o temível à Rádio Popular verificar se foi realmente restaurado, se assim for tenho de o reiniciar todo e não poderá ter qualquer informação minha, se tiver é porque não foi feito o restauro. E se tal acontecer, pedir de imediato explicações à cerca do mesmo. Fiquei de ligar para vermos se o dispositivo se encontra bem ou igual. O meu equipamento já tinha sido enviado para a Rádio Popular.
Dia 11 de Junho continuo à espera da chamada perdida do dia 9 de junho da Rádio Popular. E neste momento estou com um telemóvel sem qualquer condições, quando o meus dispositivo está em loja. Isto é inadmissível.
É de referir que todo este processo que descrevo desde o primeiro dia, foi e está a ser acompanhado por uma amiga minha, que assistiu a todas as conversas tidas tanto na Rádio Popular com ao telefone com ambos.
No meio disto, parece é que ninguém me quer resolver nada, parece que vou ficar com o mesmo dispositivo à espera que aconteça algum incidente ao telemóvel, um risco, uma queda, e que depois seja ignorado como um problema de mau uso, e fico prejudicada com um telemóvel que não está em condições desde o dia que o comprei.
Algo não faz sentido, inúmeras coisas que foram ditas que não batem certo umas com as outras. Espero que resolvam esta situação, sendo a oitava vez que reclamo. Depois de várias opiniões e resoluções que esperei que chegassem e ainda nada, confiante e contente de que iria ter um upgrade do meu equipamento.
Sendo uma doente de risco, não tendo a possibilidade de me estar sempre a deslocar a vossa loja. Foi inqualificável que tanto vocês Rádio Popular, Apple e Ponto Sagres me tenha deixado ficar sem telemóvel neste estado em que nos encontramos, no estado de emergência e agora em estado de calamidade, num momento que todos nós precisamos de falar e estar ligados com os nossos familiares.
Estou desde Fevereiro com deslocações à vossa loja, com telefonemas para a apple, passaram 5 meses e continuo com o problema por resolver, ninguém já me vai conseguir compensar todo o tempo perdido e o transtorno que isto me está a causar.

Viseu, 15 de Junho 2020

e-mail: lojas@radiopopular.pt
www.radiopopular.pt
Radio Popular
2 de setembro 2020
Verificamos que a situação reportada foi respondida, através do canal de comunicação disponível para esse efeito. Assim este processo será dado como encerrado.

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

Serviço de Apoio ao Cliente +351 22 040 30 40
e-mail: lojas@radiopopular.pt