Radio Popular SA

• cliente@radiopopular.pt

Radio Popular - Ppc com defeito-recusa troca

Armando Tavares apresentou a reclamação
13 de abril 2021
Comprei um PC portátil na Rádio Popular (em loja física – Estarreja) no passado dia 7/4/2021. Era um pc que estava em exposição, que não foi feito nenhum abatimento ao preço e que me foi garantido verbalmente que estaria em perfeitas condições. Acontece de 2 dias depois se verificou que a autonomia do portátil ficava muito aquém das expectativas, que seria uma autonomia de 6 a 8 horas, quando na realidade apenas tem autonomia para 1,5 a 2 horas. No dia 9/4/2021, desloquei-me à loja, com o intuito de troca do equipamento ou em última instância o ressarcimento da importância paga e a consequente anulação do negócio. Ambas as situações foram recusadas porque segundo o gerente da loja, na política da RP os artigos informáticos (entre muito mais) estão excluídos das trocas, devoluções ou ressarcimentos. Não sendo jurista e tendo apenas um conhecimento abstracto das leis, as ditas que versam sobre o assunto, nomeadamente os Decreto-Lei 383/89, de 06 de Novembro, Decreto-Lei n.º 67/2003 e Decreto-Lei n.º 84/2008 não fazem nenhuma exclusão. Penso que a Rádio Popular não se pode substituir à Assembleia da República e criar regras (leis), a seu belo prazer, que violam a lei vigente em Portugal.
Estarei assim tão errado?
Apresentei queixa no livro de reclamações e ficou registada às 18:45 do dia 9/04/2021 com o número 29731925, e por coincidência (ou talvez não) era a última do livro, uma loja aberta recentemente.
Penso que nesta situação se aplica a lei das garantias (desde que a compra tenha sido efectuada para finalidades não-profissionais), DL 67/2003. Há uma falta de conformidade, a lei fala explicitamente nesses casos ("Não serem conformes com a descrição que deles é feita pelo vendedor ou não possuírem as qualidades do bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo"), estando na garantia e cumprindo o prazo de reclamação pode exigir 1 de 4 direitos (reparação, substituição, redução do preço ou resolução do contracto/devolução).
E a lei também diz o que acontece com essas políticas de empresa ("... é nulo o acordo ou cláusula contratual pelo qual antes da denúncia da falta de conformidade ao vendedor se excluam ou limitem os direitos do consumidor previstos no presente diploma"), ou seja, a lei nestes casos é imperativa.
Aguardo resposta.
Data de ocorrência: 13 de abril 2021
13 de abril 2021
Para qualquer esclarecimento, agradecemos o contacto através do email cliente@radiopopular.pt

e-mail: cliente@radiopopular.pt
Estimado Sr.,

Agradecemos o seu contacto.

Verificamos que a situação reportada já foi esclarecida, através do canal de comunicação disponível para esse efeito. Assim este processo será dado como encerrado.

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

15 de abril 2021
Como é que podem dar a reclamação como resolvida sem sequer falar com o cliente? Devem estar a brincar comigo.
15 de abril 2021
Quando se tenta resolver ou se dá a classificação de "resolvida" a alguma coisa, presume-se que que pelo menos falaram com o cliente. É totalmente falso que a situação esteja resolvida. Nem sequer me deram qualquer tipo de resposta. Esta atitude mostra bem o respeito que têm pelo cliente.
16 de abril 2021
Estimado Sr.,

Agradecemos o seu contacto.

Verificamos que a situação reportada já foi esclarecida, através do canal de comunicação disponível para esse efeito., foi enviado a resposta por email para o endereço de email mencionado acima.

Assim este processo será dado como encerrado.

Lamentamos o transtorno causado por toda a situação.

19 de abril 2021
Vê-se pela forma com tentam branquear a situação, a vossa falta de ética e honorabilidade. É mentira, repito é mentira que me tenham enviado qualquer email, me tenham telefonado ao até enviado um pombo-correio. Esta vossa resposta demonstra bem o desprezo com que a RP presentei aos clientes.
Este serviço de suposto apoio ao cliente só serve para publicar um chorrilho de mentiras. Repito: É MENTIRA QUE A RÁDIO POPULAR TENHA ENTRADO EM CONTACTO COMIGO.
Caso tenham perdido os meus contactos, aqui ficam: armando.rtavares@gmail.com, 965448940.
Uma mentira, por muitas vezes que seja repetida, não se torna numa verdade…
Vou voltar a enviar a reclamação para os emails: cliente@radiopopular.pt e lojas@radiopopular.pt.
Pode ser que desta vez me respondam.
22 de abril 2021
A RP só pode considerar a situação resolvida quando fizer algo para isso. A situação continua exactamente igual ou seja, por resolver. Responderam por fim ao meu email, com um pdf com as politicas de devoluções que violam a lei vigente em Portugal. RP nunca mais.
1 de maio 2021
Aqui fica a factura, que seria tão fácil a RP encontrar. Entretanto, cansado de ter um portátil que não o é (não tem autonomia), informo que no passado dia 28/04/2021 entreguei o PC na vossa loja. Aguardo com paciência que se dignem a cumprir a lei vigente. Aceito qualquer solução, desde que seja a devolução integral da quantia despendida, mas não aceito um vale ou crédito na vossa loja, uma vez que pela fala de lisura e respeito que têm pelos clientes, deixei do o ser.
Armando Tavares avaliou a marca
1 de maio 2021